sexta-feira, 17 de julho de 2009

Os animais domésticos previnem alergias?

Existem pessoas alérgicas aos animais, por outro lado vários estudos provam que crianças que tenham um cão em casa desde a mais tenra idade são menos susceptíveis de desenvolver doenças respiratórias, alergias, etc.
Os primeiros estudos começaram em zonas rurais da Baviera (Alemanha) e vieram demonstrar que as pessoas que habitavam próximo de estábulos de animais de grande porte (vacas e cavalos) e que estavam em contacto com estes animais apresentavam diferenças estatisticamente significativas relativamente a pessoas que também viviam no campo, mas que não tinham estábulos por perto. Ou seja, as populações que viviam próximas dos estábulos estavam mais protegidas de doença alérgica do que as pessoas que raramente contactavam com animais.
Uma equipa dirigida por Joachim Heinrich, do Helmholtz Zentrum, de Munique, seguiu desde o nascimento e até aos seis anos cerca de 9.000 crianças. Os cientistas constataram que a posse de um cão durante a primeira infância não estava associada a alergia aos animais, sendo que por outro lado a presença de um cão em casa estava claramente associada a uma taxa significativamente mais fraca de alergia aos pólenes e às alergias inaladas. O efeito protector não foi observado em crianças que contactavam regularmente com cães, mas que não os tinham em casa.
A protecção poderá ser indirecta, nomeadamente pela forte exposição das crianças donas de cães a um certo número de germes que os seus companheiros peludos recolhem no exterior e trazem para casa nos pelos. A exposição precoce a estímulos bacterianos múltiplos poderia assim melhorar a maturação do sistema imunitário. Ou, dito de outra maneira, as bactérias transportadas pelos animais de companhia são benéficas ou até eventualmente preventivas da alergia aos animais, aos ácaros ou do processo alérgico em geral.

Concluindo: para quem sofre de algum tipo de alergia é importante lembrar que existem medidas alternativas a por o seu amigo de 4 patas na “rua”. Para quem não tem alergias e tem dúvidas se é conveniente ter um cão/gato em casa com um bebé pequeno, tem com certeza todas as vantagens, tanto emocionais como de saúde.

2 comentários:

  1. Que bom ver vocês abordarem este assunto, pois o senso comum ainda ousa ir contra animais em prol de pretenso cuidado com as crianças, sem perceberem que estão completamente equivocados.

    http://luizmeira.com/alergia_pets.htm

    ResponderExcluir
  2. Ainda tenho minhas dúvidas. Pelo menos não é o que mostra o Estudo Feito na China. Segue:

    http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19076246?itool=EntrezSystem2.PEntrez.Pubmed.Pubmed_ResultsPanel.Pubmed_RVDocSum&ordinalpos=1

    ResponderExcluir