quinta-feira, 23 de julho de 2009

Coelhos – Cuidados gerais I

Os coelhos são animais herbívoros, presas naturais da maior parte dos carnívoros e que vivem geralmente em grandes grupos. Vivem em média 5 a 8 anos, chegando alguns aos 10 anos.

Alimentação

Têm um sistema digestivo muito eficiente podendo alimentar-se por curtos períodos de tempo, para não serem apanhados pelos predadores. Comem várias pequenas refeições por dia pois o seu estômago não tem grande capacidade de dilatação. Por dia devem comer cerca de 50g de alimentos por kg de peso e beber até 50 mililitros de água por kg de peso.
As rações mais indicadas são as que não têm grãos diferenciados porque tendem a ser selectivos escolhendo os componentes mais saborosos da ração, que são os mais pobres em fibra e cálcio. A ração deve ser colocada em taças de metal ou cerâmica que são mais higiénicas e a água deve estar sempre à disposição em garrafas apropriadas, tipo biberão. O feno também deve estar sempre a disposição pois é rico em fibra e estimula a digestão. Quando a sua dieta é pobre em feno, tendem a ter distúrbios intestinais.
Existem pedras de minerais próprias para roerem que ajudam no desgaste dos dentes e suplementam a dieta em cálcio.
Como suplemento vitamínico podem comer a maior parte das frutas e legumes (alface, cebola e alho não são aconselhados).




Alojamento
Os coelhos devem ter uma jaula onde possam ser deixados em segurança enquanto estão sozinhos, de preferência com um fundo em plástico e não em arame para não magoarem as patas. A jaula deverá ter o maior tamanhão possível principalmente se passarem muitas horas dentro dela. O fundo da mesma deve ser forrado com material absorvente como raspas de madeira, papel de jornal cortado ou palha, não sendo aconselhável serradura nem areia pois podem causar problemas se forem ingeridas.
Os coelhos sofrem facilmente golpes de calor pois não aumentam o consumo de água quando a temperatura aumenta nem são capazes de suar. Portanto, devem ser colocados em locais onde as temperaturas rondem os 15 a 20º C e não haja exposição solar directa. No Inverno devem evitar-se locais frios, pois apesar de tolerarem melhor o frio que o calor, estes animais não têm grandes depósitos de gordura e começam logo a tremer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário