quarta-feira, 15 de julho de 2009

Alergia aos animais domésticos?


A Alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a uma substância estranha ao organismo, uma hipersensibilidade imunológica a um estímulo externo específico.

A seguir aos ácaros e aos pólenes, os animais (os pêlos, pele, saliva e urina) são uma causa importante de rinite, asma e eczema atópico. O gato e o cão principalmente, pois são os que estão dentro de casa, embora os outros animais também possam ser causa de alergias.
Os benefícios para o nosso bem-estar psicológico, entre outros, levam os médicos a aconselharem que se mantenham, ainda assim, os animais de estimação num contacto diário e de proximidade. Se comprovada a sua alergia a animais (estudos revelam que apenas uma minoria dos casos apontados como tal revelam uma real alergia aos animais) através de testes e exames de laboratório, a medida mais eficaz poderá ser o afastamento dos animais. Mas muitas vezes o mais eficaz não é o mais conveniente e podemos recorrer a medidas alternativas que diminuem a carga de alergenos no ambiente:

- Retirada de carpetes e cortinas de toda a residência especialmente do quarto de dormir.
- Utilização de filtros de ar apropriados nos ambientes
- Revestimento de estofados com couro ou material similar
- Lavagem semanal do animal e escovagem do animal no exterior
- Opte por aspiradores com bons filtros.
- Lave cortinas, paredes, tectos e cobertores com frequência.
- Não deixe que os animais entrem no seu quarto.
- Ventile a casa todos os dias
- Lave sempre as mãos depois de fazer festas ao animal


É importante lembrar que raramente se é apenas alérgico a animais. Consulte o médico e saiba que medicamentos o podem ajudar a diminuir as manifestações de alergia.

Um comentário:

  1. Nada que uma higiene bem feita em casa em conjunto com uma medicação eficaz não trate.

    ResponderExcluir