sábado, 31 de julho de 2010

Intoxicação por piretróides em gatos

A maior parte dos casos de intoxicação por piretroides ou piretrinas (insecticidas usados no controlo de pulgas e carraças) é causada por ingestão acidental destes produtos ou pela sua aplicação indevida. Os piretróides mais utilizados em medicina veterinária são a bioaletrina, a cipermetrina, a deltametrina, a flumetrina, a fenotrina e a permetrina.

Os cães são capazes de inactivar este químico no fígado e por isso os desparasitantes que o contêm podem ser usados com segurança. Nos cães as piretrinas só são tóxicas quando são ingeridos em conjunto com outros compostos insecticidas que potenciam a sua acção como os carbamatos.

Os gatos são bastante mais sensíveis a estes químicos, principalmente os gatos jovens e podem ficar intoxicados pela ingestão, inalação ou contacto com a pele. As pipetas e coleiras antiparasitárias para cães que contêm piretrinas (Advantix, Pulvex, Scalibor por ex.) são muito tóxicas para os gatos e quando absorvidas pela pele causam sintomas semelhantes aos da ingestão e também podem causar a morte do animal.

A intoxicação por produtos com piretrinas causa sintomas neurológicos e musculares agudos em gatos:

- Salivação excessiva

- Tremores

- Convulsões

- Dificuldade e até paragem respiratória

- Diarreia e vómitos

- Depressão ou aumento da excitabilidade

- Febre ou temperatura baixa

- Inflamação, descamação, quando o contacto é pela pele

- Morte

O diagnóstico da intoxicação é feito com base na história de exposição a produtos contendo piretróides (aplicação de pipetas/coleiras ou ingestão/contacto com pesticidas).

No caso de a contaminação ser por contacto com a pele deve-se lavar o animal com água morna e sabão, nunca com água quente porque aumenta a absorção do produto pela pele. Se tiver havido ingestão do produto nunca deve ser dado leite ou alimentos gordurosos como o azeite porque aumentam a sua absorção pelo organismo. Em vez disso o animal deve ser levado ao veterinário para ser tratado de acordo com os sintomas presentes.

O prognóstico varia consoante a sensibilidade do animal ao produto mas na maioria das vezes o prognóstico é reservado.

Deve sempre:

- Ler cuidadosamente as embalagens dos produtos que aplica (champôs, pipetas, coleiras) para verificar se pode ser aplicado em gatos.

-Ter em atenção que existem coleiras e pós insecticidas para gatos contendo piretrinas como a permetrina, que apesar de serem mais económicos apresentam risco de intoxicação para o gato quer pelo contacto com a pele quer se o gato os lamber.

- Quando colocar pipetas no cão evitar que o gato vá lamber o produto do pêlo do cão.

Se o animal apresentar sintomas suspeitos de ter sofrido uma intoxicação por piretrinas deve levá-lo imediatamente ao veterinário para lhe possa ser feito o tratamento mais adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário