quarta-feira, 2 de junho de 2010

Otite

A otite é uma inflamação do ouvido que pode afectar:
- O canal auditivo externo (otite externa)
- O ouvido médio, que fica para lá do tímpano (otite média)
- O ouvido interno, onde se localizam os centros do equilíbrio e nervos auditivos (otite interna).

As otites internas são as mais graves pois muitas vezes estão associadas a danos neurológicos, felizmente as mais comuns são as externas que geralmente são menos graves.

Embora ocorra com mais frequência nos cães também pode afectar gatos. As raças de cães mais predispostas a esta doença são as que têm as orelhas caídas ou muito pêlo nas orelhas como os Cocker Spaniel, Shi-tzu, Caniches e Yorkshire terrier.

Os sinais da doença são:

- Coçar as orelhas com as patas

- Abanar a cabeça

- Andar com a cabeça de lado

- Vermelhidão na parte interior da orelha

- Grande quantidade de cera

- Secreção purulenta

- Mau cheiro

- Descamação

- Não deixar tocar na zona da orelha

As causas de otite são muito variadas:

- Infecciosa: apesar das bactérias e leveduras (Malassezia pachydermatis) não serem muitas vezes a causa primária tornam o tratamento mais difícil, tornando necessário fazer análises para identificar o microorganismo presente. Podem evoluir para otites internas e até originar meningites.

- Parasitária: associadas à presença e ácaros (Otodectes cynotis, Demodex canis, Demodex cati, Sarcoptes scabiei, Notoedres cati) ocorrem principalmente em gatos. O sintoma mais comum é presença de grande quantidade de cera escura.

- Corpos estranhos: praganas, folhas, pêlos e sujidade podem alojar-se no canal auditivo e causar infecções. Em casos mais graves em que haja perfuração do tímpano uma otite externa pode evoluir para otite interna.

- Alérgica: as alergias ambientais, alergias alimentares ou atopia podem manifestar-se através de otites recorrentes. Muitas vezes são agravadas pelo próprio animal que ao coçar causa infecção.

Na maior parte dos casos o diagnóstico é feito examinando o ouvido com um otoscópio mas em casos mais graves podem ser necessários raio x ou análises à secreção do ouvido.

O tratamento varia muito com a causa da otite e tanto pode ser tópico (pomadas ou gotas) como em comprimidos ou injectável.

Para prevenir o aparecimento de otites, em animais mais predisposto deve-se ter cuidados acrescidos retirando frequentemente os pêlos que crescem no interior das orelhas e limpando-as com produtos apropriados. Quando dá banho ao seu animal ou caso ele vá nadar deve secar-lhe bem as orelhas em seguida ou mesmo colocar algodão nos ouvidos para que não entre água.

Caso veja algum sinal de otite no seu animal dirija-se ao seu médico veterinário para ser observado e tratado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário