sexta-feira, 25 de junho de 2010

Luxação da rótula

A rótula é o osso mais saliente do joelho, que cobre a articulação entre o fémur e a tíbia. Normalmente ela apenas se move para cima e para baixo conforme a articulação dobra mas quando ocorre uma luxação pode ficar no lado interno ou externo do joelho ou mover-se para dentro e para fora da sua posição normal.

Esta doença afecta tanto cães como gatos, pode aparecer numa ou em ambas as patas traseiras e pode ser congénita ou adquirida por traumatismo. No caso dos cães a predisposição genética é comum nas raças miniatura como os Pinscher, Yorkshire terrier, Pequinois e Caniches afectando mais frequentemente as fêmeas. Raças médias e grandes geralmente têm luxação traumática.

Em muitos casos os graus iniciais da doença congénita em raças miniatura podem passar despercebidos por os animais serem mais sedentários e andarem maioritariamente ao colo. Muitas vezes os sintomas iniciais são coxeira (claudicação) ocasional, alterações do passo do animal e relutância em saltar que acontecem devido à dor quando a rótula sai do seu lugar. Nesta fase os animais conseguem colocar novamente a rótula no lugar ao esticar o joelho, a dor passa e param de coxear. Com o tempo os ligamentos deixam de ter força para manter a rótula no sítio e os sintomas tornam-se cada vez mais frequentes.

Quando a doença se torna crónica os animais acabam por ter outras deformações e problemas ósseos e musculares como ruptura do ligamento cruzado do joelho e artroses devido às alterações causadas pelo mau posicionamento da rótula. Os sintomas visíveis podem ser também articulação do joelho inchada, deixar de apoiar a pata afectada ou andar com a pata virada para fora.

O diagnóstico faz-se através do exame e manipulação da articulação do joelho e podem também ser necessárias radiografias ou TAC para avaliar o grau da doença.

O tratamento pode ser feito com medicação apropriada e descanso nas fases iniciais da doença ou através de cirurgia para recolocação da rótula em casos mais avançados ou luxações traumáticas.

Animais que tenham a forma congénita da doença não devem ser usados para reprodução pois existe grande probabilidade de transmitirem a doença à sua descendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário