terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Dezembro - O mês da Alimentação

A correcta alimentação dos animais é muito importante para que se mantenham saudáveis. Deve ser escolhida uma alimentação equilibrada e adequada a cada fase da vida do animal, sendo para isso necessário conhecer os hábitos e as necessidades de cada espécie e para cada fase.

Apesar de tanto o cão como o gato pertencerem à Ordem Carnivora, apenas os gatos são verdadeiramente carnívoros, os cães apesar de preferirem a carne, comem também outros alimentos. Os gatos têm uma necessidade muito grande de proteínas e pequena de hidratos de carbono sendo prejudicial uma alimentação com excesso de hidratos de carbono. Os cães precisam de grande quantidade de proteínas mas necessitam de maior quantidade de hidratos de carbono. Tendo em conta estas diferenças, cada espécie deve comer uma ração específica e não se deve dar ração de cão ao gato e vice-versa.

Para escolher o alimento mais adequado para cada animal deve ser tido em conta:

- A etapa da vida do animal (cachorro/gatinho, gestante, idoso, etc)

- O seu estilo de vida (se é activo ou gosta mais de dormir no sofá)

- Os componentes da ração e a sua digestibilidade (quanto melhores os componentes da ração e mais digerível for, menor será a quantidade diária ingerida e menor será o volume de fezes produzido)

- Palatibilidade (aceitação da ração pelo animal)

- Efeitos do alimento a longo prazo (peso adequado do animal, pêlo brilhante, massa muscular adequada)

A comida caseira nem sempre é uma escolha correcta pois é necessário conhecer muito bem as necessidades alimentares do animal, preparar alimentos especialmente para ele (não dar apenas as sobras) e mesmo assim é difícil fornecer um alimento completo e equilibrado. Actualmente há uma vasta gama de alimentos para animais que contêm todos os nutrientes essenciais sendo a forma mais eficiente e prática de lhes dar tudo o que ele precisa para um correcto crescimento e manutenção. Se escolher uma ração de boa qualidade e adequada ao seu animal evita a necessidade de dar suplementos (cálcio por. ex.) que podem tornar-se prejudiciais para a saúde.

Quando quiser dar uma guloseima aos seus animais de estimação deve também escolher biscoitos especialmente formulados para cães ou gatos e não dar-lhe doces ou comidas condimentadas que eles muitas vezes gostam mas que são prejudiciais para a sua saúde.

Existem alguns alimentos aparentemente inofensivos (chocolate, uvas, ossos, etc) que são verdadeiros venenos para alguns animais, falaremos deles durante este mês.

Um comentário:

  1. Olá.

    Fazendo uma comparação um pouco a desproposito...assim como num carro usar um bom óleo é essencial para prevenir idas ao mecânico, também num animal dar uma boa ração auxilia a que as visitas ao veterinário sejam apenas para vacinas.

    ResponderExcluir