Ao contrário do que muitas pessoas pensam não são só os químicos e detergentes que temos em casa que são venenosos para os animais de estimação. Existem mais perigos espalhados pela casa, disfarçados de alimentos que comemos no dia-a-dia e que os cães e gatos muitas vezes gostam, mas que podem ser mortais.
Chocolate ou alimentos contendo cacau: quanto mais rico em cacau mais tóxico é para os cães e gatos pois mais teobromina tem. Causa intoxicações graves podendo ser causa de diarreias, vómitos, alterações cardíacas, convulsões e até causar a morte, dependendo da dose ingerida.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiQoKW56lnMrz3pZwGHl1PHpJ3svQLTraMtJ0Z7Pv03KYEQfMtHzhx-OqlpTRzx1SOjwzm9rROdDPY6e3WCAtOme-s4GP5pU08kGRccGY0lgUBmpioi8pgOaXVBW9YUCadGGjKjDdEfFIM/s200/chocolate.jpg)
Café e chá: as substâncias tóxicas nestes casos são a cafeína e a teofilina, respectivamente. Causam sintomas semelhantes aos da intoxicação por chocolate mas a dose necessária para causar sintomas num cão ou gato é muito menor.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7RpQTwMXTDU_G2ClENtJjbFi1vr9TEIWA6y6soQQo1RBVatBQSiK6qcUK9KEvCS18seuOspDEkBub9GZGEqIiLTz1D70K__aPvH3jz0-sbqCOZ8asPQj3F1fnYRcCM477bvZILOpl4TE/s200/destaque_gd_uvapassa.jpg)
Uvas e uvas passas: apesar de não se saber qual o componente tóxico, uma pequena quantidade é suficiente para causar intoxicação que se manifesta por vómitos, diarreia, insuficiência renal e podem também causar a morte.
Cebola e alho: ambos têm um sulfoxido, um componente que causa destruição dos glóbulos vermelhos. Pode provocar fraqueza, anemia, respiração ofegante e sangue na urina.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhXOyd9LsjIslXH0p-q7bjorFO4hO9pax5N_QDvSRknYU5AQs36ZjNduYM9jD1k2Xp5tAp_XDQk_JvgfB5rYxuFkuvg9IOVhdElQQHcJp-eiuEXuoWSg6rwVrW4wwaIX9Yiyb_e8074Ebw/s200/bebidasalcoolicasjpg.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyMaGczVTqsf5mNM2mz_bklXzB90xAmG0gTdDINRA4YoYY06oyS3DKbXab4V0reNXHnkVPRy61k-X6RggbG0BdybNaVH6lVtxxP8aajWJAnD2lvlmHc2t46Sc6n2oIZfWBChOstMFDgMA/s200/ossos%5B1%5D.gif)
Ossos e espinhas: ao mastigá-los ficam com pontas afiadas que ao ser engolidas podem ficar alojadas na garganta ou causar ruptura do estômago ou intestinos. Quando isto não acontece tornam as fezes muito secas e duras levando muitas vezes à paragem do trânsito intestinal.
Alimentos estragados: devem ser mantidos longe do alcance dos cães e gatos pois podem conter fungos e bactérias causadores de infecções graves.
Estes são os principais alimentos perigosos para os cães e gatos por isso deve evitar dar-lhos e em caso de eles os ingerirem deve consultar o seu médico veterinário.
Dicas valiosíssimas, e que deveriam ser divulgadas nos Pet Shops, pois a maioria dos donos de animais desconhecem. Eu, por exemplo,tinha hábito de comer uva passa, e era perseguida de perto pelo meu cão, que, claro, comia sempre a metade da quantidade.Agora, sabendo da toxidade, até evito comprar.
ResponderExcluirÉ bom saber!!!
ResponderExcluir