quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Lipidose Hepática

A lipidose hepática, também conhecida como fígado gordo, é uma doença que ocorre nos gatos e que consiste na acumulação de gordura nas células do fígado devido a alterações no metabolismo da energia. Estas alterações acontecem quando, por algum motivo o animal fica sem comer durante vários dias e o seu organismo começa a usar a gordura corporal como fonte de energia. A gordura vai ser mobilizada para o fígado em grande quantidade e como não é possível metabolizá-la normalmente vai-se acumular nas células do fígado impedindo-as de realizar as funções normais.

Esta doença surge com mais frequência em gatos com excesso de peso, de interior e com mais de dois anos de idade. Pode ser secundária a outras doenças que causem anorexia (perda de apetite) como:
- Diabetes
- Pancreatite
- Insuficiência renal
- Doenças neurológicas
- Tumores
- Peritonite infecciosa felina
Em alguns casos o motivo da anorexia pode ser apenas uma situação de stress para o animal como uma mudança de ambiente, um novo animal em casa, a ausência do dono por mais tempo que o habitual, etc.
Os sintomas a que deve estar atento são:
- Anorexia (principalmente se durar mais que um dia)
- Perda de peso
- Vómitos
- Apatia
- Icterícia (mucosas das gengivas e olhos amarelas)
Em casos mais graves pode haver sinais neurológicos como salivação, convulsões, coma e até a morte.

O diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível para que se possa iniciar imediatamente o tratamento que varia conforme a sua gravidade e a existência ou não de outras doenças. Em muitos casos é necessária hospitalização e uma alimentação rica em proteínas e com as calorias adequadas. Em casos em que o animal se recuse a comer, mesmo com estimulantes do apetite, é necessário colocar uma sonda de alimentação (esofágica ou nasal) para administrar comida ao animal até que ele recomece a mostrar interesse pela comida.
Para prevenir a lipidose hepática deve:
- Manter o gato com um peso adequado
- Não deve fazer mudanças bruscas no seu ambiente e hábitos
- Quando mudar a ração deve fazê-lo ao longo de uma semana e não de forma brusca
- Se tem um gato com mais de 8 anos de idade deve fazer um check up anual, incluindo análises.
Caso o seu gato apresente alterações de apetite ou de peso deve levá-lo ao veterinário o mais rapidamente possível pois o sucesso do tratamento depende muito do diagnóstico precoce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário