quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Necessidades fisiológicas em local inapropriado


Quando um novo cachorro ou cão chega a uma casa, geralmente é necessário ensinar-lhe uma série de rotinas para que mais facilmente se adapte ao novo local onde vai viver. Uma delas é o local onde deve fazer as suas necessidades fisiológicas para que estas não se tornem um incómodo para quem convive com ele.
Existem diversas razões para os animais sujarem a casa como a marcação de território, alterações comportamentais ou mesmo doenças. As causas mais comuns para este comportamento podem ser:


- Treino insuficiente para viver em casa
- Falta de acesso à rua
- Marcação de território
- Medo ou ansiedade
- Alterações cognitivas em cães idosos
- Doenças renais
- Doenças hormonais
- Doenças neurológicas
- Doenças articulares.

Para evitar estes problemas deve-se ensinar desde cedo o local onde queremos que o cão faça as fezes e urina, seja dentro e/ou fora de casa. Se o cão não tem acesso à rua tantas vezes quantas as que ele necessita, deve arranjar outro local dentro de casa (caixa de areia, jornais, etc.) onde ele possa urinar/defecar. Ele deve ser felicitado e premiado com um alimento apetecível sempre que usa esse local de forma correcta.
O dono deve aprender a interpretar os sinais de que o cão quer urinar/defecar (farejar o chão, ficar de pé, olhar para o dono, bater com a pata) para que o possa levar ao local indicado sempre que ele necessite. No caso do cão não manifestar nenhum dos sinais deve ser levado ao local escolhido pelo menos de 3 em 3 horas e incentivado a aliviar-se. Quando o animal for apanhado a fazer as necessidades fora do local adequado deve ser desencorajado a fazê-lo e deve ser colocado no local adequado. A punição deve ser evitada porque quando é aplicada de forma inadequada pode agravar o problema.
Alimentar o animal com dietas de boa qualidade e ter períodos determinados para as refeições também pode ajudar a controlar as fezes pois a comida estimula a eliminação de fezes no período de 30 a 60 minutos após a refeição. Se a isto associarmos caminhadas será mais fácil estimular a excreção fora de casa. As caminhadas e o exercício devem ser feitas com dono pois o animal deve ser recompensado quando tiver o comportamento adequado. A caminhada deve prolongar-se por mais 5 minutos para que não associe o facto de fazer as necessidades com voltar para casa.
Nos casos em que o cão urina em locais específicos da casa este comportamento deve ser desencorajado, restringindo o acesso a essa zona até que seja identificada a razão desse comportamento. O local deve ser limpo de forma a que o cheiro da urina não atraia novamente o cão. Para isso podem ser usados detergentes enzimáticos ou vinagre não diluído que além de neutralizar o cheiro da urina, deixa um cheiro desagradável para o cão.
Para que este problema possa ser resolvido, os animais devem ser observados por um médico veterinário de forma a determinar a causa deste comportamento. Algumas doenças podem ser resolvidas com medicamentos, mas noutros casos a solução passa por alterações na rotina diária e treino, com o dono ou mesmo com um treinador especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário