segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Gastroenterite

A gastroenterite é uma inflamação do estômago e intestinos que impede os alimentos e a água de serem correctamente absorvidos pelo organismo. Para se manterem vivos todos os animais precisam de alimento e este tem de ser absorvido pelo organismo na forma de pequenas partículas, os nutrientes. Normalmente os nutrientes são digeridos no estômago e absorvidos no intestino mas quando há alterações nestes órgãos não é possível realizar este processo de forma correcta.
É um dos problemas gastrointestinais mais comuns e pode ocorrer em cães ou gatos de qualquer idade ou raça.

Os principais sintomas da gastroenterite são:
- Vómito
- Diarreia
- Perda de apetite ou apetite caprichoso
- Ruídos intestinais
- Esforço e dor ao defecar
- Sangue ou muco nas fezes
- Perda de peso
- Prostração


Episódios de vómito ou diarreia, podem não ser preocupantes quando ocorrem ocasionalmente mas se os sintomas durarem mais de 24 horas pode tornar-se grave pondo a vida do animal em risco. Isto acontece porque os animais desidratam rapidamente pois não têm apetite, não digerem o pouco que comem e perdem líquidos nas fezes diarreicas e no vómito. Cachorros, gatinhos, animais de pequeno porte e animais idosos correm o risco de desidratar mais rapidamente do que animais adultos saudáveis e de porte grande.

As causas mais comuns de gastroenterite são:
- Infecções por vírus (Parvovirose, infecção por Coronavírus)
- Infecções por bactérias (Salmonella por ex.)
- Infecções por parasitas (ténias, nemátodes, Giardia)
- Ingestão de comida estragada
- Alergias aos alimentos
- Reacções a medicamentos
- Ingestão de objectos estranhos (ossos, plantas, brinquedos, roupa, madeira, etc)
- Intoxicação por produtos químicos
- Ingestão de comida em excesso (indigestão)
- Doenças metabólicas (alterações no fígado, rins, etc)

O tratamento passa por fazer jejum de líquidos e sólidos até que o animal pare de vomitar. Quando o vómito parar podem ser dadas pequenas quantidades de líquidos e se o animal as aceitar pode-se tentar reintroduzir aos pouco a comida, dando-lhe pequenas porções de arroz cozido com frango várias vezes por dia durante 2 a 3 dias antes de voltar à alimentação habitual. Quando o vómito e a diarreia persistem apesar do jejum, o animal deve ser levado ao médico veterinário com urgência para que seja identificada a causa da gastroenterite e lhe seja dado o tratamento adequado.
Para prevenir as gastroenterites deve ter o seu animal devidamente vacinado e desparasitado e evitar que ele tenha acesso a caixotes do lixo, produtos químicos e outros objectos que ele possa roer, quer em casa quer na rua.

89 comentários:

  1. Obrigada o meu gato estava com uma gastroentrite mas ja o estamos a medicar

    ResponderExcluir
  2. OBRIGADO, O MEU CACHORRO ESTÁ COM GASTROENTERITE E ESTÁ INTERNADO, EU NÃO SABIA, ELE FOI LEVADO PRA CLINICA COM OS SINTOMAS DE VOMITO, DIARREIA E TOTALMENTE DESIDRATADO.
    MAIS O ESTADO DELE MELHOROU, PAROU COM OS SINTOMAS, MAIS NÃO VOLTOU A COMER AINDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o seu cachorro melhorou????
      minha labradora de dois meses também foi internada com isso ontem.
      tô péssima!

      Excluir
    2. po vei, o meu poodle toy de 2 meses e meio foi internado no sabado com todos esses sintomas: vômito, diarreia acompanhada de sangue, falta de apetite e sede... Ele apenas tinha tomado sua primeira vacina entre 3 contra viroses. A diarreia foi o q mais nos preocupou, pois começou de forma leve, o cão apenas tinha feito fezes sem consistencia, depois veio acompanhada de vomito, e por fim ele defecou um poça de sangue grande em relação a seu tamanho. Mas ele não resistiu e morreu 2 dias depois... não tinha a resistencia necessaria para SOBREVIVER. Minha namorada e eu estamos muitos tristes... espero q o seu labrador se recupere, pq é muito triste perder um animalzinho dessa maneira. boa sorte...

      Excluir
    3. Minha Labrador de 3 meses está internada desde ontem...e eu estou péssima!!! Vómitos,diarreia mas hoje parecia mais animada e já pedindo para lhe tirar a agulha do soro...so que não sei se ela vai melhorar, tenho tanto medo;(

      Excluir
    4. Oii eu tambem tenho um labrador ... A Marri, :'( ela esta muito mal tambem so que alem desses sintomas ela parece-se estar com verme. Chagou assim pra min nao tenho nem 15 dias com ela. Espero que a sua melhore ...

      Excluir
  3. nossa otima as informaçoes...meu cachorro também esta co gastroenterite a 3 dias ..ja esta sendo medicado mas ele ainda naum quer comer..

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma cadelinha dachshund(linguicinha) de 2 meses. Ela estava apresentando vomito, diarreia, falta de apetite e desanimo...levei ao veterinario e internei ela la...agora ela esta em casa, mas está muuuuito magra e com as pupilas dilatadas...isso é normal? Me ajudem por favor...estou com medo dela estar com cinomose!!

    ResponderExcluir
  5. Tem as pupilas dilatadas mesmo na claridade? Estará a tomar alguma medicação que provoque a dilatação das pupilas? Pergunte ao seu médico veterinário.

    ResponderExcluir
  6. Meu cachorro é um labrador. Está com gastroenterite e muito desidratado encontra-se internado, porém o quadro é grave. Tenho 1 ano de casado e sempre tivemos ele ao nosso lado... tadinho do meu bichinho. Depois do inicio do tratamento diminuiu a frequencia dos vômitos e da diarréia sanguinolenta. Deus queira que ele melhore não suportarei caminhar sem a companhia do meu amigão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele melhorou ??? Eu achei um cachorro filhote na rua, faz 4 dias q tenho ele e ele esta assim tbm !!!
      Ele veio bom pra casa, no 2 dia ele deve ter comido algo q fez mal pra ele ai ele vomitou... No 3 dia acabou os vomitos e agora ele so esta com diarreia... E hj ele comeu bem pouco raçao e bebeu agua mais ta mto magrinho ... N sei oq fazer eu n kero perdwr meu pequeno :( pedi mto pra Deus curar ele e me ajudar e Deus esta me ajudando mais eu tenho q fazer minha parte tbm kero q ele cresça cmgo eu vou curar ele e cuidar dele pra sempre estou ate com remorcio e com medo doq devo dar p ele comer pra n prejudicalo estou lendo tdo ligando em veterinarios nem dormir anoite eu n consigo mais :// se eu perder ele eu n sei oq sera d mim

      Excluir
    2. Caro anónimo de dia 7, como eu :(
      o seu melhorou?

      Excluir
  7. Meu cachorro apresenta apenas vômitos constantes, pode ser gastroenterite?
    Ele já está muito magro e fraco pois não consegue segurar nada no estomago. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  8. Deverá levar o seu cachorro ao médico veterinário para ele ser observado e medicado.

    ResponderExcluir
  9. boa noite, tinha uma cachorra chamada Brenda, ela vomitou um dia e depois ficou indisposta no outro e comendo pouco, no terceiro dia resolvi levar no veterinario e ela estava com gastroenterite mas como ja estava com idade de 11 anos acabou nao conseguindo reagir aos medicamentos e veio a morrer no dia 29 de agosto 2010, era minha paixao e nao consigo parar de chorar e pensar que nao a tenho mais aqui comigo e por um descuido meu de nao ter levado-a no primeiro dia q não estava bem ao vetrinario. Por favor levem seus animais mesmo que achem não ser nada importante pois pode ser que ele esteja mais doente do que parece...e muito cuidado com oque eles comem pois a causa mais provavel da minha ter morrido foi ter saido na rua e comido fezes de gato contaminadas.

    ResponderExcluir
  10. olá estou com minha pinsher com gastroenterite, ela se encontra medicada e teve uma melhora significativa ao tratamento,mas como tenho mais 2 cachorros em casa sendo um bebê de 3 meses e também uma gatinha, gostaria de saber se a doença é contagiosa e como devo preceder com meus outros animais. Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Tudo depende do que esteve na origem da gastroenterite. Se foi um virus pode ser contagioso. Se eles estiveram juntos até agora, o contagio já se pode ter dado. Os cuidados a ter agora é mante-los separados e lavar sempre as mãos depois de tratar a sua cadela doente. E desinfectar bem os locais onde esteve a cachorra doente. Se mais algum tiver sintomas deve leva-lo ao veterinário.
    Posteriormente deve ter sempre os seus animais vacinados.

    ResponderExcluir
  12. minha cachorrinha faez o tratamento e ainda nao esta muito bem ...o que eu faço?

    ResponderExcluir
  13. Ela pode precisar de mais tratamento e até de ser internada. De qualquer forma não é de um dia para o outro que ela vai ficar bem. Demora sempre algum tempo.

    ResponderExcluir
  14. Meu cachorro tem 02 anos, ainda não sei, se ele está com essa doença,a credito que sim , pois os sintomas são os mesmos,começou no sabado (hje faz 5 dias), ontem foi ao veterinário, tomou soro na veia e alguns medicamentos, durante a noite voltou p casa, passou a noite sonolento e dormiu, acredito que foi devido aos medicamentos, e pela manhã teve diárreia e vomitou a água que tomou, ele se recusa a comer e não bebe outra coisa a não ser água, tudo o que bate no estomago volta. Pergunto podemos trata-lo com soro e agua de coco em casa,será que ele vai melhorar, minha csa fica longe do veterinário, e o acesso é difícil, queria saber a melhor forma de cuidar dele em casa. Queria que ele ficasse bom logo, pois estou preucupada.Por favor me ajudem...Aguardo retorno

    ResponderExcluir
  15. minha cachorra esta com gastroentrite,e já esta a ser medicada...mas ja nao consegue comer nada á bastantes dias,será que ela se vai aguentar por muito mais tempo?

    ResponderExcluir
  16. Os animais aguentam bastante tempo sem se alimentar. Mas morrem facilmente desidratados.
    Uma gastroenterite pode ser uma doença ligeira que pode ser tratada em casa ou pode ser uma doença grave que pode levar à morte em poucas horas. Tudo depende! Não adianta colocar esre tipo de perguntas via internet. Consulte o seu médico veterinário, porque sem ver e examinar o animal é impossível opinar correctamente.

    ResponderExcluir
  17. oi ,eu estou passando por isso ,hoje faz 5 dias que minha bulldog frances esta com gastroiterite ja ficou internada e parou o vomito e a diareia,mas esta muito fraca e nem anda so chora, se isso esta acontecendo com vc corra ja p ovet pois se eu nao tivesse corrido agora ela ja estaria morta.se vc realmente ama seu pet va e pague o que for nescesario pois esse mes nem paguei as contas p salva-la e nem sei se salva,mas deus viu que fiz tudo que estava ao meu alcance, dmostre amor ao proximo mesmo que este proximo seja o seu cachorro,ele depende de vc e se vc nao salva-lo,vc aquela pessoa que ele confia e que abbana o rabinho de felicidade sem cobrar nada de vc ,simplismente por vc estar ali,se vc nao fizer isso entao quem o fara?

    ResponderExcluir
  18. Olá, tenho um maltes que está internado a cinco dias com gastroenterite, eu não sabia oq era e acabei localizando o seu site, hoje eu fui visita-lo e nem em pe ele está conseguindo ficar. Será que ele vai morrer?
    Ele estava defecando sangue, como os sintomas acima, e depois de internado ele soltou uns vermes de 15 cm, o tratamento é deimorado mesmo? ele esta muito desabilitado, me ajude, vou perde-lo?

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde! A gastroenterite pode ser uma doença grave com prognóstico reservado. O tratamento pode demorar uns dias. Mas estando internado melhora as probabilidades de se salvar.
    Tenha esperança, ele vai sentir que está torcendo por ele.
    As melhoras para o seu cachorro.

    ResponderExcluir
  20. O meu está com esses sintomas, de vomito, a diarréia ja diminuiu, mas o vomito continua, ele está internado fazem 6 dias, é comum esse tempo de internamento? O exame de sangue dele está normal, anda, toma água, só n come, e de vez enquanto ainda vomita.

    ResponderExcluir
  21. Meu cachorro de 11 anos foi diagnosticado hoje com gastroenterite. O veterinário medicou, deu soro; e ele estava bem melhor à tarde. Correndo, latindo e aprontando como sempre. No final do dia, começou a ficar muito quieto, respirar com dificuldade, e, em questão de meia hora, antes de eu conseguir driblar o trânsito para chegar ao hospital ele faleceu. Foi brutal a hemorragia, de repente e muito brutal.
    A única dica que posso dar com minha experiência tão triste é: se seu cachorro mudar de comportamento, por mais besta que possa parecer, leve correndo ao veterinário.
    Eles não falam, muitas vezes não choram; e somos nós, os donos, que temos a obrigação de gritar por eles.
    Queria morrer junto com ele.

    ResponderExcluir
  22. Minha cãozinha "Mel" tbm está internada com Gastroenterite, já faz dias que esta lá. Ontem visitei ela, e esta aparentemente bem ,porém, fico muito preocupado. Dá vontade de trazê-la pra casa, mas, como ainda não está comendo e tendo diarréia, não sei quanto tempo mais ficará internada.

    ResponderExcluir
  23. Minha cachorrinha Beagle a Sofie de 8 anos ontem 25/12 de noite começou apresentar vômitos recorrentes passou a noite toda ruim. A danadinha andou fusando o lixo comeu carne de porco da ceia, peru... fez sua própria ceia. Estávamos no litoral, hoje pela manhã apresentava-se apatica e continuava vomitando. Por precalçãoe e ver o sofrimento de nossa pet voltamos para cidade para levá-la ao Vet. O médico fez medicações e deu diagnostico de gastrointerite. E se ela não melhorasse em uma hora era para levá-la novamente. Após voltamos pra casa e mesmo com a medicação e soro via oral ela continuava vomitando e com um pouco de fezes com sangue. Tivemos que interná-la, estamos muito aprencivos, mas tenho fé que ela vai melhorar.

    ResponderExcluir
  24. Minha cachorrinha Sofie uma Beagle de 8 anos, até ontem teve diagnóstico de gastroenterite, mas após os exames o médico constatou que tinha afetado o pâncreas dela tendo novo diagnóstico de pancreatite aguda. Para as pessoas que tem seus pets com problema parecido não deixe persistir muito tempo levem logo no Vet, pois a situação pode piorar. Fiquei ainda mais preocupada. Ela continua internada desde ontem e possivelmente ficará mais uma noite, pois continua com fezes sanguinolenta. Estamos bem preocupados e com medo, pois pelo que li ela pode ter seguelas dessa doença. Deus nos ajude que ela melhore bem!!!

    ResponderExcluir
  25. tenho uma cachorrinha chamada bianca ela é micro toy ela pegou gastroenterite ,ela ta vomitando muito já levei ela no veterináro para ser medicada, mas estou com muito medo ,pois ela é muito fraquinha ,ela só pesa 1 kilo ,ela é tudo na minha vida!!! estou muito preocupada ,mas tenho fé que ela vai melhorar!!

    ResponderExcluir
  26. Meu cachorrinho Marley, um Beagle de 8 meses foi diagnosticado com gastroenterite. Ele está intenado a 8 dias, só ontem começou a comer um pouquinho, porém as fezes não passam...estou muito preocupada e angustiada com a situação!

    ResponderExcluir
  27. Tenho 4 cães, e no último mês percebi que um deles (a Pandora de 9 anos SRD) estava muito magra e abatida, separei dos outros deixei dentro de casa e constatei que realmente ela não estava comendo ração apenas lambia as coisas, então comecei a bater tudo no liquidificador...ração, sachê, frutas e legumes . Levei no vet. que pediu um exame de sangue (isso há 34 dias atrás) fígado normal, rim normal, e sem infecção, como ela estava andando meio cambaleando a vet. disse que a causa mais provável pudesse ser a coluna e que uma vez o cachorro com dor eles não comem direito. Fiz 4 RX...nada, há dois dias atrás ela começou com uma diarréia com sangue e vomitou a carne moida que comeu...(ela não vomita água, ou a papinha, o problema é que ela é do tamanho de uma cocker e não chega a comer 2 colher de sopa por vez e cada vez esta comendo menos). Hj fez um ultrason e nada...a veterinária esta tratando como gastroenterite. Pelo que vi nos relatos acima a gastroenterite já aparece com vômitos e diarréia, no caso da minha cachorra ela apenas parou de comer e as fezes estavam normais...só há 2 dias que começou diarréia com sangue, estou com medo de ser algo mais grave e a diarréia apenas uma consequência. Alguém já passou por situação parecida? Por favor alguém me de uma luz no fim do túnel...

    ResponderExcluir
  28. Deverá tentar-se descobrir a razão porque deixou de comer comida sólida e só passada. A gastroenterite parece ser uma complicação da doença que ela já tinha e não o que está na origem desta situação. Tem que ser tratada mas deverá tentar-se descobrir o que está na origem desta doença com sintomas estranhos que ela tem. Boa sorte e não desanime...

    ResponderExcluir
  29. A MINHA GATINHA LÁLÁ ESTEVE COM GASTROENTRITE MAS JA ESTOU A MEDICALA E TAMBEM JA FOI DESPARASITADA POIS PELO QUE PARECE FOI UM PARASITA !

    ResponderExcluir
  30. boa noite,
    O meu cachorro não estava comendo durante as manhãs e o estomago dele fazia barulhos altos, levei ele ao veterinário e ele fez um exame com a mão, apertando a barriga do meu chachorro e disse que era grastroenterite.
    E de tratamento aplicou durante 3 dias antibiótico injetável.
    Gostaria de saber se esse tipo de diagnóstico pode ser feito assim, somente tocando o estomago??? e se esse tratamento está sendo adequado, pois o meu cachorro está muito diferente, não brinca mais e está avançando para morder.
    Não sei se a injeção o machucou...ou se estou só encanada e ele está bem.
    Gostaria de ter uma opinião de outra pessoa.
    obrigada,

    ResponderExcluir
  31. Para se avaliar se um animal tem uma gastroenterite é importante saber que sintomas apresenta e também fazer o exame físico (em que se inclui a palpação abdominal). Depois de acordo com o caso o médico veterinário que o examina é que poderá fazer outros exames e análises que considere adequados.
    Só consultando um veterinário poderá saber se ele está de facto bem ou se será necessário realizar mais algum tipo de tratamento.
    AS melhoras para o seu cachorro.

    ResponderExcluir
  32. oi meu cachorro estava gastroentrite levei ele ao vet mais ele nao disse o que era, levei ele pra casa mais nao sabia o que fazer ontem ele faleceu e a irma dele esta começando a ficar tambem o que devo fazer sera que nao e o caso de internaçao por favor me ajude nao vou levala nessa vet que nao cuidoudo meu bicho e deixou ele morre,

    ResponderExcluir
  33. Uma gastroenterite pode ser uma doença ligeira que pode ser tratada em casa ou pode ser uma doença grave que pode exigir internamento. Tudo depende! Pode começar por ser uma situação pouco grave e depois evoluir para uma situação mais grave.
    Deverá levar o seu animal ao médico veterinário e caso ele não fique internado informar o seu médico veterinário de todas as alterações do estado de saúde. Se não se sente capaz de avaliar a evolução da doença em casa, informe disso o seu veterinário e peça-lhe para internar o animal.
    De qualquer forma, mesmo estando internado o animal pode correr risco de vida. Tudo depende da gravidade da referida gastroenterite.

    ResponderExcluir
  34. Minha cadela, uma rothweler de 11 anos, foi diagnosticada com gastrointerite, ficou internada dois dias, mas nao comia, nao bebia, nao fazia xixi, nem coco. Os sintomas da gastrointerite sao vomito e diarreia e minha cadela eu so vi vomitar tres vezes em tres dias e nao evacuou uma vez sequer. Trouxe ela para casa, ela veio andando, fez xixi 3 vezez, passei a hidrata-la com soro caseiro, dei sopa de cenoura frango e abobora batidos no liquidificador, continuando com a medicacao qje ela estava tomando quando internada. Nada adiantou, na madrugada seguinte ela faleceu. Eu acredito que tenha sido diagnostico errado, pois alem de ela nao estar evacuando nem uinando, uma gastrointerite nao mata em 2 dias e meio. Ela passou mal dia 23/05, levei no veterinario no mesmo dia e ela faleceu no dia 25/05 as 01:30 hs, e antes disso ela estava bem.

    ResponderExcluir
  35. Meu cachorro tem 2 meses da raça labrador dia 28/06 dei 1/2 comprimido p matar verme e 30/06 dei banho mais não deixei ele lamber e sequei depois.Ele ficou doente só dei raça e água.Ele não quer comer mais tá vomitando uma espuma branca e evacuando ou vomitando uma coisa vermelho escura que parece com 1 placenta,lacrimejando e remelados olhos e tá pele osso,custando a parar de pé.E ele tava gordinho saudável foi de 1 dia pro outro.Dei soro e ele bebeu um pouco de leite o que faço?
    Muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  36. A situação parece grave. Diarreia de sangue é um mau sintoma. Leve o seu animal ao médico veterinário com urgência. As melhoras!

    ResponderExcluir
  37. OLÁ,MEU CACHORRINHO TEVE ESSA MESMA DOENÇA DA GASTROENTERITE,ELE PASSOU DIAS SEM COMER,VOMITANDO E DEFECANDO SANGUE,PERCEBEMOS ANTES DISSO ACONTECER QUE ELE ESTAVA MEIO QUE, ABATIDO E FRACO E NO OUTRO DIA LEVAMOS ELE NO VETERINÁRIO.CHEGANDO LÁ,FOI MEDICADO E RECEBEU SORO,LEVAMOS PARA CASA E NADA DELE MELHORAR.CONTINUAMOS A LEVÁ-LO AO VETERINÁRIO,ONTEM ELE FOI INTERNADO E INFELIZMENTE RECEBI HOJE A NOTÍCIA DE QUE ELE HAVIA FALECIDO.SABE É MUITO TRISTE... QUANDO VOCÊ TEM AMOR A ALGO,UM ANIMAL TÃO PRECIOSO,DÓCIL E ISSO ACONTECE.POR ISSO TOME MUITO CUIDADO COM O SEU BICHINHO!

    ResponderExcluir
  38. meu cachorrinho está essa suspeita, ele tem 3 mêses e lambe tudo que ve pela frente. ele está fraquinho,hj faz dois dias e ele apresentou diarréia com sangue e vomitou sangue também..corremos com ele pro vet, foi medicado com três medicações subcultâneas de manhã, e o vet me deu as mesmas doses para eu repetir as aplicações a noite! estou muito preocupada, pois estou achando que ele bebeu água de cloro de um balde com um pano de molho.Amanhã pela manhã levarei ele novamente pro vet para ser avaliado..depois das medicações ele não evacuou nem vomitou, isso pode ser um bom sinal? ore pelo meu bichinho

    ResponderExcluir
  39. Bom fiquei sabendo agora pouco que meu gatinho tb teve gastroenterite,ele tinha completamente parado de comer,com diarreia e muito,mas muito tristinho.Não teve jeito tive q leva-lo ao vet e conversando com Dr Claudia q é um amor de pessoa ela me deixou bem claro "WHYSKA SACHE"é um veneno para gatinhos,eu sempre dei pelo menos uma vez por semana p o meu e foi por causa disso q meu bichinho sofreu tanto durante alguns dias.
    Ela me deu uma dica,quer dar um agrado ao seu bichinho cozinhe frango sem nenhum tempero,corte e de para ele,vai adorar...

    ResponderExcluir
  40. O MEU CÃO ESTA COM ESSES SINTOMAS TODOS NÃO TENHO DINHEIRO PARA O LEVAR A UMA CLÍNICA QUAL O NOME DO MEDICAMENTO

    ResponderExcluir
  41. meu nome é Cida,
    tenho uma Akita de 3 meses que vai tomar a 3 dose da vacina no dia 12 de novembro , sabado dia 29 ela vomitou e defecou bem agua aparentemente sem sangue entramos com plasil. ranitidina e um outro remedio agua de coco, iagut.Ela melhoro começou a comer beber agua , naõ cesamos com a medicação tiramos o plasil e continuamos com a carne moida cozida e um pouco de ração Ela comeu ferozmente Hoje Ela tornou a defocar mole, naõ quiz comer Será que teremos que interná-la?

    ResponderExcluir
  42. gente, não tentem medicar os animais de vocês em casa! eu e minha mae tentamos fazer isso, e perdemos uma buldog frances de 6 anos, por parvo.... podemos confundir muito parvo com gastroenterite, ou voice-versa... essa semana meu filhote de golden retriever teve vomitos intensos, diarréia liquida.. e eu achei que podia ser parvo, mas era só uma gastro, graças a deus! o bom pra curar a diarréia e o vomito, é CARVAO MINERAL. tem pra vender nas pet shops... e água de arroz aos poucos. boa sorte pra todos voces!

    ResponderExcluir
  43. Levei minha cadela ao veterinario sexta passada, pois achei estranho o modo como ela estava andando, toda molenga e estranha. O medico diagnosticou gastroenterite, e realmente, ela estava mais magra, mas nao apresentou vomito nem diarreia. ela pssou uma noite internada, com soro. Quando levei embora, ela parecia melhor, comeu a ração e tomou bastante agua. Mas nos dias seguintes, ela se recusou a comer a ração, so bebe agua, e está fraca. Porém, sem diarreia ou vomito. Agora, acabo de ver que ela vomitou verde! Será que o diagnopstico esta correto? Dei os remedios, mas parece que ela piorou!!

    ResponderExcluir
  44. Pessoal, meu york de 2 anos, começou também, com vomito diarreia, e não comia... no segundo dia levei no veterinario, hoje estamos no quinto dia, dois dias ele tomou injeção e soro na clinica, hoje em casa ele já voltou a comer e no lugar da água estamos deixando só a agua de coco para reidratação, ele está super bem, disposto, comendo e brincando!! Mas temos que levar a sério. Amo demais, ele é tudo para mim e para meu esposo!! Não deixem para amanhã não, pode ser tarde demais!!!

    ResponderExcluir
  45. Olá!

    Tenho uma labrador de 3 meses e 20 dias que está apresentando os seguintes sintomas:

    Diarréia - Defecou com um pouco de sangue.

    Vômito - 3 vezes (após medicação)

    Falta de apetite

    Bebendo muita água.

    Só poderei levá-la ao veterinário amanhã, após meio dia.

    Gostaria de saber se pode ser gastroenterite e se é perigoso esperar 12 horas para levá-la ao veterinário, pois é o único horário que temos.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, seu labrador melhorou???
      A minha de dois meses está internada por causa disso também!
      como o seu esta??

      Excluir
  46. OLÁ! SOU MÉDICO VETERINÁRIO. ESSES SINTOMAS CLÍNICOS SÃO MUITO COMUNS EM VÁRIAS OUTRAS DOENÇAS, ENTÃO O MAIS CORRETO É LEVAR OS ANIMAIS A UMA CLÍNICA VETERINÁRIA LOGO QUANDO SURGIREM OS PRIMEIROS SINAIS, POIS AS CHANCES DE CURA SÃO MAIORES E PARA QUE SE POSSA REALIZAR O DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL, UMA VEZ QUE EXISTEM OUTRAS ENFERMIDADES MUITO MAIS SEVERAS E COM TAXA DE MORTALIDADE MAIOR, COMO EXEMPLO: A PARVOVIROSE CANINA(letalidade de 50-90%)- sintomas identicos aos da gastroenterite; e a CINOMOSE(50-90%)- aonde os sintomas inicias são diarréia seguida de vômito e ou sintomas respiratórios, esse desaparecem ou não, e os proximos sintomas são mioclônia (ticks nervosos na cabeça e ou patas) progredindo para paraplegia dos membros posteriores(perda do movimento das pernas). ESSAS ULTIMAS TÊM O PROGNÔSTICO DESFAVORÁVEL QUANDO OS ANIMAIS JÁ CHEGAM MUITO DEBILITADOS A CLÍNICA E SÃO ALTAMENTE CONTAGIOSA, ENTÃO QUANDO SEUS ANIMAIS DEMONSTRAREM SINTOMAS DE VÔMITO E DIARRÉIA PROCUREM IMEDIATAMENTE UM VETERINÁRIO!!!
    ABRAÇO A TODOS,
    SE HOUVER MAIS ALGUMA DÚVIDA SOBRE O TEMA, MEU EMAIL: rodrigo-emribeiro@hotmail.com
    obs:o email é com anderlaine

    ResponderExcluir
  47. minha cachorrinha Pintcher teve e ela ficou evaucando sangue e vomitando muito na hora eu ja fiz o soro caseiro indicado pela veterinaria e ministrado Bactrin e plasil até dar a hora dela poder atende-la, houuve baixa na temperatura e por pouco ela não entra em choque, então quando isso ocorre não percca tempo procure um veterinario urgente, a causa foi por ela ter comido frango que estava infectao por salmonela, e causou essa infecção absurda, tudo isso por que ela não come ração de jeito algum, o frango foi colocado na panela de pressão mesmo assim a tal bacteria não sucumbiu, então tomem cuidado com essa bacteria por pouco não perdi meu bebe

    ResponderExcluir
  48. meu cachorrinho esta com vomito e nao se alimenta e esto dando agua com seringa mas ele vomita tudo estou esperando o horario da veterinaria mas estou muito nervosa por isso estou aqui ele ta bem desanimado e so tem2 meses so dorme estou com medo que seja grave deus me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha também estava assim e tive que internar, ela também só tem 2 meses.
      O seu melhorou?

      Excluir
  49. tenho um rotweiler 6 anos que esta ha 5 dias muito quieto com o abdomen um pouco inchado não esta se alimentando .Algumas vezes ele aceita alimento liquido mas acaba vomitando.A veterinaria receitou antibiotico .esta correto este medicamento para estes sintomas?

    ResponderExcluir
  50. minha cadelinha de 6 mese comeu carne de porco e eu estou com medo , o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  51. quanto tempo demora esse tratamento???meu cachorrinha vai fazer 5 dias que esta internado ,esta no sorro.é normal todos esses dias???

    ResponderExcluir
  52. tenho uma lavradora bebe de 5 meses e foi-lhe diagnósticado essa doença e já está internada na clinica desde hoje mas o prognóstico é resrvado. Qual a probabilidade de salvação ?

    ResponderExcluir
  53. Nos ajudem, por favor!!!!

    Nós (meu esposo e eu) acolhemos alguns cães, dentre eles, um filhote de 6 meses – 10k. De um mês pra cá, vem apresentando os seguintes sintomas:
    - febre
    - diarreia c/ sangue
    - amuado
    - não quer comer
    - remela
    - ruídos intestinais (altos)
    - perda de peso

    Os sintomas citados acima, vão embora e retornam de 5 em 5 dias, aproximadamente.

    Logo no início, fomos orientados a tratar como se fossa a “parvovirose” e então, aplicamos o soro e tal... ele melhorou, depois os sintomas voltaram. Então aplicamos novamente a dose recomendada do soro.... e depois voltou... Levamos ao veterinário, e um exame de sangue foi feito e segundo a veterinária, não era a tal parvovirose nem sinomose. Ela recomendou que utilizássemos um medicamento antibiótico e ainda assim os sintomas voltaram... então estamos aplicando outra medicação antibiótico com vitamina k e até agora nada... vai e volta...
    Ele ainda não foi vacinado.

    O que ele pode ter? como deve ser tratado? Pr favor, nos ajudem. Estamos tentando de tudo e nada parece funcionar efetivamente...
    Obrigada!
    Silvana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você achou a solução pro seu cão? O meu está exatamente com isso que relatou...

      Excluir
  54. A minha sharpei está com falta de apetite, e suas fezes são puro sangue e as vezes acompanha um coco amarelado muito liquido,fomos no veterinário e ele só recitou um suplemento probiótico e vitaminado, e ela também está cansada, e parece que esta com dor de barriga pois faz muita força ao defecar

    ResponderExcluir
  55. o meu sharpey tem 5 meses e esta gastroenterite ja faz tres dias que ele esta iternado mas não para de vomitar, esta vomitando uma substancia amarela a veterinaria disse q é bilis gostaria de saber se é normal mesmo estando internado tomando injetaveis continuar com o vomito, é normal ficar quanto tempo assim???

    ResponderExcluir
  56. Olá, o cahorrinho dos meus pais "um pincher de 6 anos" veio a falecer por gastrointerite em agosto deste ano. Ele comecou a apresentar sangue nas fezes e no vomito na noite de um sábado e meus pais o levaram para o veterinário, que o atendeu como plantão, pois tudo já estava fechado. O veterinário aplicou uma injeção e disse que ele poderia ir pra casa, com a injeção o sangramento parou e segundo o veterinário no dia seguinte se ele não melhorasse eles o colocariam no soro.
    Ele foi para casa e de madrugada voltou a sangrar, logo que amanheceu o veterinario o atendeu e ele morreu na mesa dele, antes que pudesse colocar o soro. Estou muito na duvida se houve ou não um erro do veterinario neste caso. Ele disse que pensou que o cão ficaria bem. Só sei que nossa familia ficou desconsolada e como poderia descobrir se houve um descasso ou se realmente não teria o que fazer???

    ResponderExcluir
  57. Doki meu filhote de lhasa estava com 02 meses,tomou a 1 dose de vermifugo,não teve como vacinar pois estava com as fezes amolecidas,e estava tomando medicamento.No sabado de manha dei os remedios,fui trabalhar qdo voltei soube q tinha vomitado 4 vezes,e so estava deitado.Levei-o ao veterinario foi medicado e voltou pra casa para ficar em observação,no mesmo dia evacouou uma gosma fedida com um pouco de sangue,voltei com ele e de imediato colocaram o soro e ficou internado,tudo muito rapido.Ele morreu na 3 feira,não aguentou.Estou muito triste,fiz de tudo mais a doença foi mais rapida que eu.Uma pena,a gastrointerite venceu!!

    ResponderExcluir
  58. Minha filhote de shih tzu teve diarréia e vômito na quarta-feira que passou, passamos na veterinária e com os remédios ela melhorou mas hoje sábado ela levantou bem mas umas 10:00 da manhã a barriguinha começou fazer barulhos altos como se estivesse trabalhando, ela fez coco mas ainda sim continua, o que pode ser? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  59. Olá, minha gatinha esta com diarreia!Começou terça feira bem fraquinha e agora a pobrezinha mau consegui se segurar p fazer na caixa dela, liguei p o veterinário e ele me indicou Ibatrim cães e gatos durante 10 dias e canjinha sem nenhum tipo de tempero!
    To muito preocupada com ela, o veterinário disse que pode ser alguma coisa que ela comeu na rua, pq aqui em casa só dou ração, mas ela gosta de brincar no patio e fica caçando insetos!

    ResponderExcluir
  60. TEMOS UM LABRADOR QUE VOMITA MUITO AS VEZES MINHA ESPOSA FAZ CAMINHADA E AO CHEGAR EM CASA DA CRISES VOMITA MUITO SOFRE COM DOR E FICA IMPACIENTE E IRRIQUIETO. OUTRA COISA AO SE ALIMENTAR ELE VOMITA LOGO EM SEGUIDA O VETERINARII DISSE SER BULEMIA MEDICAMOS ELE E NAO MELHORA

    ResponderExcluir
  61. Meu cachorro esta muito doente. ele vai morrer?
    Não quero que ele morra. me ajuda ele ta com Gastroenterite a três dias estou dando soro e diarretron mas não melhora e a cada dia esta pior o que eu faço me ajuda PELO AMOR DE DEUS!!!

    ResponderExcluir
  62. minha cachorrinha esta com gastroenterite, ela esta fazendo coco de sangue e vomitando estou levando ela no veterinario a tres dias seguidos ja mas ela melhorou pouco, hoje ela vomitou um liquido verde, mas esta no jejum.. é normal esse vomito verde ?

    ResponderExcluir
  63. Tenho um yorkshire, ele tem quase 4 meses e tomou apenas 2 das 3 vacinas.. apresentou os seguintes sintomas: vomito, diarreia, falta de apetite, fraqueza, desidratação e começou a ficar muuuito magro. Levei ele imediatamente em um veterinário, e a primeira suspeita foi a cinomose que graças à Deus não apresentou no exame de sangue que fizeram nele. Esse site foi muito útil para eu tirar as minhas dúvidas... Só digo para os que têm cães/gatos com estes sintomas, "levem seus animais em um veterinário e se ele internar, por favor, acompanhem o tratamento e o visitem sempre, eles precisam saber que estamos ali, para ele se recuperar é ótimo!" O meu york me viu hoje e ficou muito feliz, até comeu, fazem 2 dias que está internado e eu sempre vou visitá-lo. Graças à Deus ele está reagindo bem ao tratamento!!

    ResponderExcluir
  64. Preciso de ajuda!!
    Minha sharpei de 2 anos vive tendo crises de diarreia, isso já faz 1 ano. Ela é uma cachorra super ativa, brinca o tempo todo, nunca deixa de comer o que colocamos e sempre tá disposta pra tudo. A mais ou menos 1 ano ela vem tendo essas crises de diarreias, passa 1 mês fazendo fezes ralas ai melhora um pouco e faz fezes pastosas, mas não sai dessa rotina. Faço todo o procedimento, com exame de sangue, repositor de flora, arroz com frango até as fezes voltarem a ficar pastosas, mas isso não demora muito e logo logo ela volta as diarreias. Ela é vacina de tudo, fizemos exames de fezes e não deu nada, de sangue tb não. A veterinária dela mandou da ração “popular” e não mais as Super Premium que ela come. Tenho várias perguntas e gostaria que pelo menos 1 fosse respondida: mudando a ração dela isso pode se resolver? Existe mais algum exame que ela pode fazer que ajudasse a descobrir o que ela tem? Existe alguma substancia na composição da ração Premium que pode ajudar a ter diarreias? E o que mas provável minha cachorra tem? Na mesma residência mora a mãe dessa cachorra que não tem nenhum problema de diarreia. Em 1 ano já ela fez 5 exames de sangue e 2 de fezes e todos normais. Por favor, me ajude a descobrir o que ela tem.

    ResponderExcluir
  65. oii..estou com minha cadelinha da raça pequines internada desde ontem. O veterinário disse que é sintoma de geardia, ainda bem que ela não está com vômito, gostaria de saber se ela vai ter que ficar por muito tempo internada, ela está com dois meses de idade

    ResponderExcluir
  66. Por favor me orientem .Meu gatinho tina 40 dias e morreu,estou muito triste porque eu já o amava.Fui dar de mama com uma mamadeira que comprei no Pet ,ele começou a sair leite pelo narizinho ,passar mal,abrir a boquinha,chupei seu narizinho ,continuou se sentindo mal,levei ao veterinário,ele disse que seu estado era grave,ficou internado e acabou morrendo.Será que eu o matei tentando dar de mama ,já que a vet disse que forçasse para ele mamar,me respondam estou muito triste,apesar dele não querer comer mais.Abraços

    ResponderExcluir
  67. Ola tenho um cachorro de 11 meses,está com gastroenterite já faz uns dia ,levei ao veterinário foi medicado ,esta um pouco melhor ,já levanta ,não está vomitando e nem evacuando sangue,porém não quer comer ,o que eu posso fazer ou dar pra ele ter apetite ?

    ResponderExcluir
  68. Ola, tenho um labrador de 2 meses que esta internado com gastroenterite ja tem 3 dias, vomitando e diarreia, ele não melhorou nada. Ele iria tomar a segunda dose das vacinas ainda. É normal demorar tanto? Tenho tanto medo de perder meu bebe.

    ResponderExcluir
  69. Olá minha cachorra de 4 anos comeu carne estragada, ela e a mãe, dei no dia seguinte o xantinon a mãe melhorou mais a pequena não, levei no veterinário que aplicou injeção por 3 dias seguidos, ela não come, bebe um pouco de água, agora entrei com a papinha recovery royal canin, eu coloco na boca dela, mais passa um tempo ela vomita, não esta tendo diarréia, nem febre, ela anda um pouquinho, mais não late, estou muito preocupada,existe outro procedimento a fazer, obrigada.

    ResponderExcluir
  70. Olá minha cachorra de 4 anos comeu carne estragada, ela e a mãe, dei no dia seguinte o xantinon a mãe melhorou mais a pequena não, levei no veterinário que aplicou injeção por 3 dias seguidos, ela não come, bebe um pouco de água, agora entrei com a papinha recovery royal canin, eu coloco na boca dela, mais passa um tempo ela vomita, não esta tendo diarréia, nem febre, ela anda um pouquinho, mais não late, estou muito preocupada,existe outro procedimento a fazer, obrigada.

    29 de novembro de 2013 02:04

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como é triste saber que um serzinho que a gente ama tanto,passa por uma situação assim,eu tive uma shihtzu o ano passado,em dezembro,com 45 dis de vida,e em Janeiro desse ano prestes a tomar a 3º dose da vacina contra doenças,ela teve gastroenterite aguda,começou a vomitar uma espuma branca,e fazer barulhos enormes na barriguinha dela,levei ao veterinário,onde imediatamente internou,e começou a medicar,mas após 3 dias,veio a triste notícia de que ela não resistiu e acabou morrendo..

      Excluir
  71. Olá... meu nome é Vanessa, meu cãozinho de 1 mês e meio esta com gastroenterite, fazem 3 dias, notei q ele nao comia e vomitava, então no 2 dia levei ao veterinário. Dioagnosticada gastroenterite.
    Como ele eh muito pequeno (menos de 1 kg) ja estava muito fraco a veterinaria receitou soro caseiro para reanimar. Nao dava pra ser na veia entao ela receitou
    Soro caseiro ( 1 colher de sal e 2 de açúcar em um copo d'agua) dar aos poucos com a seringuinha na boca do filhote.
    Agua de coco ( dar a vontade)
    2 gotas de Drasil a cada 8 hrs
    1 gota de buscopam (pessoa) ou dipirona sódica a cada 8 ou dependendo a cada 6 hrs
    Estou seguindo como ela falou mas ele ta cada vez pior, nem em pé fica mais, muito fraco, hj eh o segundo dia que passo a noite em claro cuidando dele, ele geme (grit8a) de dor o tempo todo, nao sei como q ele ainda tem forças pra gritar.
    Da uns ataques (tipo epilético) quando ele vai defecar, ai sai só uma agua amarela com um pouco de fezes, depois que da o ataque nele e ele defeca, fica mais de meia hora uivando (gemendo ou até gritando) não sei mais oque fazer , isso é normal no tratamento?
    Tbm a veterinaria disse pra manter ele bem aquecido e estou fazendo isso ... mas pq ele nao da melhoras?

    ResponderExcluir
  72. Meu gato estava vomitando, e não comia nada, pensei que era algo que tinha comido, não achei que era grave. Ao segundo dia ele nada de comer , levei ao veterinário, era calculo renal, fez a sonda e deram soro e antibiótico para infecção ele voltou a urinar novamente, porem não comia nada comprei as raçoes que ele gostava e wiskas sache e nada de comer gastei mais de 700 reais com veterinário, sem condições financeiras pra gastar mais, e desesperado pra salvar meu gato vi em alguns blogs de dar agua de coco e plasil, quando fui dar ele mal ingeriu e começou vomitar sem para ate morrer agonizando na minha frente, chorei como uma criança... Deixo esse depoimento e que o adm. Do blog avise o perigo de dar plasil para os animais, meu gato era alérgico

    ResponderExcluir
  73. Oi Tenho um labrador de quatro meses ele ta cm vomito e diarreia oque pode ser?

    ResponderExcluir
  74. Minha cadela esta com a barriga inchada nao come nada e de vez em quando ela fica num tremor so me disseram que pode ser infeccao no estomago pode ser isso mesmo

    ResponderExcluir
  75. Minha cachorrinha tambem teve gastroenterite, ficou internada e graças a Deus melhorou com a ajuda de antibióticos, soro e um remedinho muito bom chamado PETPRAZOL. As vezes ela tem crise temos que nos atentar à alimentação do animal. Boa sorte a todos fiquem com Deus voces e seus bichinhos!

    ResponderExcluir
  76. mnha cachorra e pinscher pesa dois quilos e meio.
    algum tempo grita muito ao defecar fez todos exames e nenhuma alteraçao .levei na unesp fac de botucatu queriam fazer biopsia abrindo ela nem pensar .
    gostaria de tentar um tratamento alternativo pode me ajudar com alguma sugestao? muito obrigada .a minha ioio tb agradece.

    ResponderExcluir
  77. ola, estou com um cachorrinho n esta comendo e esta vomitando.
    o que devo fazer?

    ResponderExcluir