terça-feira, 27 de maio de 2014

Doenças comuns em cães seniores



Em cães com mais idade os sinais de envelhecimento são inevitáveis, o que pode predispô-los a certas doenças. Dai que seja importante estar atento e preparado para identificar os problemas de envelhecimento do seu companheiro. Nesta fase é particularmente importante que o seu animal tenha acesso a cuidados veterinários, no mínimo uma vez por ano, visto que algumas doenças (resumidas abaixo) são as que mais comumente atingem os cães mais velhos.

1. Nutrição: é um factor muito importante no cuidado de um cão geriátrico. A obesidade é um problema comum e sério porque diminui a longevidade e contribui para uma série de doenças. Assim, um maneio nutricional adequado é uma parte muito importante do seu cão geriátrico.

2. Doenças dentárias: Doença dentária e gengivite (inflamação das gengivas) são alterações frequentes num animal idoso. Se a doença dentária não for controlada e tratada pode levar à perda de dentes e serve como um reservatório de infecção para o organismo, colocando em riscos outras partes do corpo. 

3. Artrose: A doença degenerativa articular, também conhecida como artrite, é outro problema frequente em animais idosos. Os sinais de artrite incluem a dificuldade em andar, subir e descer escadas. Existe medicação que o seu veterinário lhe pode prescrever de forma a diminuir a dor e a aumentar a qualidade de vida dele nesta fase tão importante.

4. Problemas oculares: Como o aumento da idade a visão tende a ficar cada vez pior. Como nas pessoas, as cataratas podem aparecer levando a uma visão turva. Por vezes, a produção de lágrima deixa de ser suficiente e a superfície do olho não é bem lubrificada. O olho seco resultante (queratoconjuntivite seca) é um problema comum em animais mais velhos, especialmente em animais de pequeno porte como o Shih-Tzu, Pequinois e o Pug.

5. Doença renal: A doença renal é a patologia metabólica mais comum em cães geriátricos. Quando detectada e tratada atempadamente, alguns animais conseguem manter a qualidade de vida com uma dieta e medicação apropriada. A chave para a resolução da doença é ser diagnosticada o mais cedo possível, sendo necessário fazer análises ao sangue de rotina em cães mais velhos.

6. Cálculos na bexiga: Com a idade estes cálculos na bexiga tendem a aparecer, que pode mesmo levar à obstrução da uretra impossibilitando o seu animal de urinar. Para controlar pode ser necessário fazer uma análise de urina e por vezes outros exames complementares, de forma a instituir o tratamento adequado.

7. Doenças endócrinas: Em animais com mais idade as doenças hormonais mais frequentemente diagnosticadas são a diabetes, o hiperadrenocorticismo (sindrome de Cushing) e hipotiroidismo. Estas doenças são tratáveis, e o tratamento instituído pode melhorar drasticamente a saúde do seu cão.

8. Doenças do Coração. A doença cardíaca mais comum no cão sênior é a doença cardíaca valvular crônica. Espessamento e irregularidades das válvulas do coração pode levar a fluxo sanguíneo anormal dentro das câmaras cardíacas, eventualmente causando aumento do coração e insuficiência cardíaca. A detecção precoce da doença e tratamento adequado pode retardar a progressão da doença cardíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário