quarta-feira, 21 de maio de 2014

Como exercitar o seu cão idoso


Apesar da idade todos os animais devem continuar a fazer exercício para manter a boa forma física e mental. Por vezes podem existir algumas limitações que devem ser contornadas adaptando os exercícios de acordo com as capacidades do seu animal.



Condições que limitam a mobilidade:

- Osteoartrite: é uma doença degenerativa das articulações que pode ocorrer naturalmente e é mais grave em animais com excesso de peso. Problemas congénitos como a displasia da anca e displasia do cotovelo, que em animais jovens tem sintomatologia ligeira, ao longo do tempo tendem a piorar. Outras doenças como a artrite reumatóide e a febre da carraça podem causar problemas articulares se não forem diagnosticadas e tratadas atempadamente.



- Ruptura do ligamento cruzado do joelho: pode ocorrer quando o seu animal escorrega/desliza sobre uma estrutura ou se vira demasiado rápido. A ruptura destes ligamentos origina muita dor e tende a acontecer mais frequentemente em animais com excesso de peso.



- Doença cardíaca: a função cardíaca pode estar diminuída num animal com doença cardíaca, o que conduz à perda da tolerância ao exercício. Doenças das válvulas cardíacas são mais frequentes em cães de raças pequenas, enquanto que doenças do músculo cardíaco tendem a ser mais prevalentes em raças de grande porte. Se notar que o seu cão se cansa mais rápido do que o normal e não passeia como habitualmente, procure um médico veterinário.



Exercícios que pode fazer em casa:

-  Enriquecimento ambiental: permite estimular física e mentalmente o seu animal, levando-o a estar mais activo. Para isso, pode comprar brinquedos que permitam a colocação de pequenas quantidades de comida no seu interior, de forma a promover a actividade, assim como a perda de peso em animais mais pesados.

- Subir e descer escadas: (caso o seu cão consiga) favorece o movimento das articulações e músculos. Se não consegue, invista em algumas rampas para que ele possa deslocar-se em casa sem ter tantas dores. 



Exercícios que pode fazer fora de casa:

- Caminhadas: os animais idosos devem continuar a fazer as suas caminhadas habituais que podem ser mais curtas devido a limitações físicas que possam ter. Se tiver dúvidas sobre quanto tempo e qual a distância mais confortável para o passeio do seu cão fale com o seu médico veterinário.

- Natação: também é uma actividade excelente que ajudará a exercitar os músculos sem provocar dor nas articulações e ossos.



Quando levar o seu animal a passear fora de casa esteja atento à sensibilidade que ele possa ter para temperaturas altas e/ou baixas, mantenha-o hidratado e em alturas de maior calor proteja-o do sol, especialmente se têm excesso de peso ou se pertence a raças do tipo braquicéfalas, como o Bulldog ou o Pug.



Para manter o seu cão idoso saudável deve ter alguns cuidados como:

- Controlo do peso: certifique-se que tem a condição corporal ideal, de forma a que seja capaz de se movimentar confortavelmente.

- Cuidados de higiene: verifique a tem as unhas devidamente aparadas para não dificultar o movimento.

- Cama. Deve ser cómoda para ajuda a diminuir as dores quando estão a dormir ou a descansar.



Fale com o seu médico veterinário sobre exames ortopédicos, radiografias (se necessário) e medicamentos ou suplementos que possam ser recomendados para manter o seu animal activo e saudável. Para além disso, pode definir com ele um programa de reabilitação, que inclui exercícios, natação, entre outros.

A detecção precoce do problema é essencial para estabelecer e manter um bom plano de reabilitação.



Adaptado de: http://www.petmd.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário