quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Espirro Invertido

O Espirro Invertido (reverse sneezing) é um evento desconcertante em que um cão faz sons respiratórios desagradáveis. Aos donos pode parecer-lhes que o cão está com sérias dificuldades respiratórias e que pode morrer em poucos minutos.
Nesta situação o cão faz sons semelhantes aos feitos por um cão com colapso da traqueia, mas trata-se de uma condição muito mais simples que normalmente não necessita de qualquer tratamento. É chamado espirro invertido porque soa como se o cão espirrasse durante a inalação e caracteriza-se por um som respiratório acentuado, como se o cão estivesse a inalar ar de forma violenta.
No espirro normal, o percurso do ar faz-se no sentido oposto - o ar sai violentamente pelo nariz do cão. Durante o espirro invertido, o cão faz inspirações pronunciadas e rápidas, estica o pescoço e abre as patas dianteiras como se tentasse respirar melhor.
A causa mais comum de espirros invertidos é uma irritação do palato mole e da garganta que resulta num espasmo. Qualquer coisa que irrita a garganta pode causar esse espasmo e espirros subsequentes. As causas incluem:
- Excitação,
- Comer ou beber,
- Intolerância ao exercício,
- Puxar a coleira,
- Ácaros, pólen ou outras poeiras
- Corpos estranhos na garganta,
- Perfumes,
- Vírus,
-produtos químicos domésticos,
- Alergias
Alguns cães têm episódios a vida inteira, outros têm episódios muito esporádicos.
Cães braquicéfalos (como Pequinois, Pugs, Buldogs e Boxers), com palato mole alongado, são mais propensos a espirros invertidos tal como cães de pequeno porte.
Esta situação raramente requer tratamento. O dono pode massajar a garganta do cão para parar o espasmo. Se a causa subjacente for determinada (alergias, etc) o seu veterinário pode prescrever medicação.
Lembre-se que o espirro invertido não é um problema grave, não se preocupe em deixar o seu cão sozinho em casa.
Se o espirro invertido se tornar um problema crónico e frequente em vez de uma ocorrência ocasional, pode ser necessária uma rinoscopia e outros exames complementares. Porém muitas vezes nenhuma causa consegue ser identificada.
Os gatos são menos propensos a espirro invertido do que os cães.









Um comentário:

  1. Tenho uma Chyuaua com este problema (espirro invertido) e a Veterinária dela aconselhou-me a massajar "a cana do nariz", para fazer com que o espirro saia normalmente.

    ResponderExcluir