segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Luxação coxofemoral

A luxação coxofemoral é uma lesão que ocorre devido a um traumatismo forte (atropelamento, pancada, queda, luta, etc) que faz com que a cabeça do fémur se desloque para fora da articulação da anca (acetábulo). Pode ocorrer tanto em cães como em gatos de qualquer idade e normalmente é unilateral.

Os animais geralmente coxeiam da pata afectada, não pousam a pata no chão, sentem dor quando se tenta mexer a articulação e podem ter a pata mais comprida ou mais curta que a outra, dependendo do tipo de luxação.

O diagnóstico de luxação coxofemoral é feito com base na história de traumatismo, nos sintomas e através de radiografias da zona.

O animal deve ser tratado o mais rapidamente possível pois quanto mais tempo passar maior será a contracção muscular e a fibrose local que tornam mais difícil a resolução da luxação e reduzem as hipóteses de o animal recuperar totalmente. O tratamento pode ser feito com redução fechada da luxação (recolocação manual do fémur no acetábulo) nas primeiras 24 ou 48 horas após o traumatismo e se não houver mais nenhuma lesão ortopédica. Caso a luxação já seja mais antiga ou se a técnica de redução fechada não for eficaz é necessária uma cirurgia para recolocar o fémur.

Para evitar que o seu animal sofra este tipo de lesão não deve deixá-lo ir à rua sozinho ou sem trela.

Em caso de traumatismo deve consultar o médico veterinário o mais rapidamente possível.

4 comentários:

  1. Somente nas 48 horas mesmo??? Meu animal com 58 horas o veterinário tentou recolocar, sem êxito, após mais 58 horas, totalizando 106 horas, ele conseguiu recolocar, porém agora, está em observação, será q vai parar no lugar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André, o que aconteceu? Meu veterinário não é ortopédico, mas já me disse que o meu deve precisar de cirurgia e provavelmente deve me indicar um amanhã. O meu teve essa lesão hj. Eu mesma consegui colocar no lugar na hora. Ele bateu c muita força na porta. :/

      Excluir
  2. Aconteceu hoje com o meu akita.como faz para colocar no lugar? Ele entrou no antiflamatorio e só fará a radiografia segunda.ele não consegue andar.tem ficado a maior parte do dia deitado.

    ResponderExcluir
  3. Meu gato teve esse tipo de lesão e o veterinário não viu a necessidade de recolocação, apenas prescreveu anti-inflamatório e repouso. Porém meu gato contínua mancando muito.A orientação do veterinário foi correta?

    ResponderExcluir