Os animais geralmente coxeiam da pata afectada, não pousam a pata no chão, sentem dor quando se tenta mexer a articulação e podem ter a pata mais comprida ou mais curta que a outra, dependendo do tipo de luxação.
O diagnóstico de luxação coxofemoral é feito com base na história de traumatismo, nos sintomas e através de radiografias da zona.
O animal deve ser tratado o mais rapidamente possível pois quanto mais tempo passar maior será a contracção muscular e a fibrose local que tornam mais difícil a resolução da luxação e reduzem as hipóteses de o animal recuperar totalmente. O tratamento pode ser feito com redução fechada da luxação (recolocação manual do fémur no acetábulo) nas primeiras 24 ou 48 horas após o traumatismo e se não houver mais nenhuma lesão ortopédica. Caso a luxação já seja mais antiga ou se a técnica de redução fechada não for eficaz é necessária uma cirurgia para recolocar o fémur.
Para evitar que o seu animal sofra este tipo de lesão não deve deixá-lo ir à rua sozinho ou sem trela.
Em caso de traumatismo deve consultar o médico veterinário o mais rapidamente possível.
Somente nas 48 horas mesmo??? Meu animal com 58 horas o veterinário tentou recolocar, sem êxito, após mais 58 horas, totalizando 106 horas, ele conseguiu recolocar, porém agora, está em observação, será q vai parar no lugar???
ResponderExcluirAndré, o que aconteceu? Meu veterinário não é ortopédico, mas já me disse que o meu deve precisar de cirurgia e provavelmente deve me indicar um amanhã. O meu teve essa lesão hj. Eu mesma consegui colocar no lugar na hora. Ele bateu c muita força na porta. :/
ExcluirAconteceu hoje com o meu akita.como faz para colocar no lugar? Ele entrou no antiflamatorio e só fará a radiografia segunda.ele não consegue andar.tem ficado a maior parte do dia deitado.
ResponderExcluirMeu gato teve esse tipo de lesão e o veterinário não viu a necessidade de recolocação, apenas prescreveu anti-inflamatório e repouso. Porém meu gato contínua mancando muito.A orientação do veterinário foi correta?
ResponderExcluir