sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Animais acidentados – Primeiros Socorros (1ª Parte)

Existem muitas situações de emergência em que os donos do animal precisam de lhe prestar os primeiros cuidados, ainda antes de o transportar para o médico veterinário. Alguns exemplos são os acidentes de viação, as lutas entre animais, tiros e as quedas em altura (janelas, varandas, etc) em que muitas vezes os animais ficam gravemente feridos. Nestas situações podem ocorrer fracturas diversas, perdas de sangue significativas quer através de feridas externas quer por hemorragias internas (não visíveis) e o animal pode entrar em choque. A primeira coisa a fazer nestes casos é proteger-se de mordidelas pois um animal com dores pode tornar-se agressivo. Se for necessário deve colocar um açaime ou uma fita na boca do animal antes de o manipular.

Transportar o animal até ao veterinário

É importante que as pessoas tomem alguns cuidados ao transportar um animal ferido para o veterinário pois alguns erros podem piorar o estado do animal.
- Manipular o menos possível e com cuidado: tentar que o animal se deite por si próprio e colocá-lo numa maca improvisada (madeira, lençol), numa caixa transportadora ou mesmo numa caixa de cartão (o caso de animais de pequeno porte).
- Tentar que o animal se deite lateralmente ou sobre a barriga, de acordo com a posição em que se sinta mais confortável.

- Minimizar os movimentos do animal: animais inconscientes ou com suspeita de lesão na coluna (não se levantam) devem ser deitados sobre uma superfície rígida e atados para que se mexam o menos possível. Evitar movimentos bruscos que podem piorar as hemorragias internas e as fracturas existentes.
- Não pressionar o estômago principalmente quando há dificuldade respiratória, vómitos ou dor abdominal.
- Posicionar a cabeça alinhada com o corpo se o animal estiver inconsciente (não colocar a um nível muito superior nem muito inferior porque pode interferir com a circulação sanguínea).
- Se o animal quiser vomitar por a cabeça inclinada para baixo de forma a que o vómito não entre no canal respiratório. Deve-se ter em atenção que animais com lesões na cabeça podem vomitar mesmo estando inconscientes.

- Cobrir o animal com um cobertor pois impede perca calor, acalma-o e pode ser usado para o transportar.

- Conduzir com cuidado e ter calma para evitar acidentes e multas indesejadas.

- Contactar o veterinário mais próximo para saber qual o melhor caminho para o local e para que na clínica estejam à espera do seu animal quando lá chegar.

Um comentário:

  1. Olá, adorei o blog. Tenho um blog tb do meu projeto junto à faculdade destinado aos animais e estava postando sobre primeiros socorros e achei seu blog.
    coloquei o endereço com um link do seu blog no meu para as pessoas interessadas no assunto leiam aki pois está super legal e explicativo.
    Espero que não se incomode
    abraços

    ResponderExcluir