sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Animais acidentados – Primeiros Socorros (2ª Parte)

Hemorragias

No caso de uma hemorragia grave (perda de mais de 4 colheres de chá de sangue por kg de peso) é necessário que o dono tome medidas para a parar durante o transporte para a clínica. Para isso existem vários métodos:
- Compressão directa: colocar uma compressa, um pano limpo ou até a mão sobre a zona que está a sangrar e aplicar pressão. Em caso da compressa ensopar com sangue deve-se colocar mais compressas por cima e nunca retirar a compressa para não retirar o sangue coagulado. Se possível colocar uma ligadura pouco apertada sobre as compressas para poder ficar com as mãos livres.
- Elevação do membro ou cauda: em hemorragias das patas ou cauda deve-se tentar colocar a zona que sangra acima do nível do coração para que pare. Pode ser feito em conjunto com a compressão.
- Pressão nas artérias da zona: pode ser aplicada na artéria femoral (lado de dentro da coxa) caso haja feridas numa das patas traseiras, na artéria braquial (lado de dentro do braço) caso a ferida seja numa pata da frente ou na artéria caudal (base da causa) se houver feridas na cauda.
- Torniquete: só deve ser feito em caso de hemorragias que ponham em causa a sobrevivência do animal e caso possa ser necessária amputação do membro pois este procedimento pode incapacitar o membro permanentemente. Faz-se usando um pedaço de tecido largo pa
ra dar duas voltas ao membro e atando. Colocar um pequeno pau no nó e rodar até que a hemorragia pare. O torniquete deve ser solto de 20 em 20 minutos durante 20 segundos.
Nas hemorragias internas geralmente há acumulação de sangue no est
ômago ou no tórax. Normalmente não são visíveis do exterior mas existem sintomas indicativos:
- Mucosas pálidas (gengiva)

- Temperatura baixa (patas, orelhas)
- Tosse com san
gue
- Prostração extrema

Nenhum comentário:

Postar um comentário