terça-feira, 25 de maio de 2010

Queratoconjuntivite seca - "Olho Seco"

A Queratoconjuntivite seca ou “Olho Seco“ é uma doença inflamatória crónica e progressiva da córnea e conjuntiva causada pela falta de lágrimas. A diminuição na produção do componente aquoso da lágrima torna-a menos eficaz na lubrificação do olho.

Na origem desta doença pode estar um processo auto-imune do animal, que reage contra as células das glândulas lacrimais como se fossem estranhas ao organismo destruindo-as. A toxicidade por drogas, remoção cirúrgica da glândula da terceira pálpebra, lesões nos nervos da face e defeitos congénitos, também podem ser causas de queratoconjuntivite seca.

Sintomas:

- Secreção ocular mucoide

- O animal esfrega e pisca os olhos constantemente.

- Conjuntivite

- Perda de brilho da córnea

- Neovascularização e pigmentação da córnea

- Ulceras na córnea

- Cegeira

Inicialmente o corrimento é mucoso, porque a mucina não é espalhada pela parte aquosa das lágrimas e fica então agarrada aos olhos. A queratoconjuntivite seca no inicio é dolorosa e por isso o animal pisca e esfrega os olhos, com o evoluir da situação a dor diminui. Quando surge infecção, o corrimento torna-se mucopurulento. A córnea fica seca e perde o brilho habitual e a superfície parece irregular. A seguir a córnea é invadida por vasos e torna-se pigmentada. À medida que a doença progride a pigmentação pode-se tornar tão intensa, que a córnea fica completamente opaca tornando o cão cego. Podem também aparecer úlceras da córnea, que se não forem tratadas podem acabar por perfurar.

No caso do gato os sintomas são mais subtis. Normalmente aparece conjuntivite, corrimento ocular e úlceras da córnea de difícil cicatrização.

O diagnóstico é feito pelos sinais clínicos característicos e pela medição da quantidade de lágrimas, pelo teste de Schirmer,

Como a maior parte são consequência dum processo imuno-mediado a ciclosporina é o tratamento de eleição. A apresentação é em gel oftálmico e tem que ser colocado durante toda a vida do animal. Podem ainda ser usadas lágrimas artificiais e medicações tópicas que dissolvem o muco, mas, para serem eficazes, a sua aplicação tem de ser muito regular

Existe ainda a possibilidade de resolução cirúrgica por transposição do ducto parotídeo. Mas a cirurgia só está indicada caso o tratamento médico falhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário