segunda-feira, 17 de maio de 2010

INTOXICAÇÃO POR PARACETAMOL

O paracetamol é um fármaco analgésico e antipirético muito utilizado em Medicina Humana (Bem-U-ron, Panasorbe, Panadol, Tylenol, etc). É um fármaco considerado inofensivo e seguro, muito utilizado em crianças, dada a sua elevada margem de segurança no ser humano. Mas este fármaco é extremamente tóxico para os animais de companhia, principalmente para os gatos mas também para os cães.

Este medicamento é metabolizado (eliminado) por certas enzimas no fígado. Mas a actividade destas enzimas nos gatos é bastante reduzida levando a uma acumulação de produtos intermédios muito tóxicos. Metade de um comprimido de 500 mg pode ser fatal para um gato de tamanho médio.

Os sintomas são:

-cianose (coloração azulada das mucosas)

-edema da face e dos membros

-dificuldades respiratórias

-prostração

-temperatura corporal baixa

-vómitos.

- A situação pode evoluir para coma e morte.

Existe um antídoto para esta intoxicação, mas pode requer tratamento por alguns dias com internamento, fluidoterapia e oxigenoterapia. O sucesso do tratamento depende do intervalo de tempo entre a intoxicação e o início do tratamento.

Uma suposta febre, um traumatismo ligeiro podem transformar-se numa doença grave, pela administração incorrecta de medicamentos de medicina humana. Existem medicamentos específicos para os animais com as concentrações mais indicadas para o seu peso e para cada espécie.

Apenas o seu médico veterinário está qualificado para o aconselhar no tratamento do seu animal de companhia. Um telefonema pode fazer a diferença entre a vida e a morte do seu animal.

2 comentários:

  1. Olá pessoal!

    estou com minha badelinha de 5 meses de vida internada devido uma intoxicação por paracetamol. Ela é muito danada e subiu na mesa e ingeriu uma tabela de 4 comprimidos de 750 mg cada! levei para uma emergência e hoje é o terceiro dia de internamento. Ligo três, quatro vezes por dia para saber como ela está reagindo com o tratamento. Hoje ela urinou sangue! estou muito preocupada com ela! Não posso visitá-la porque os médicos dizem que não é bom para ela. Sinto tanto! sei que ela sente falta também porque nunca ficou tanto tempo longe da gente, de casa. Está doendo saber que ela está sofrendo tanto! tão pequenina!

    ResponderExcluir
  2. Ela continua firme. A pequenina Frida (a cadelinha de 5 meses/5kg/3g de paracetamol) continua lutando. Transferimos de clínica e ela melhorou bastante, mas continua com os olhinhos inchados, fraquinha. Tenta brincar mas não tem forças. Se apóia nos objetos para caminhar. Liguei há pouco para a clínica e ela estava chorando, dengosa, pedindo para ficar perto da veterinária. Cativou todo mundo na clínica. Passeia livre e recebe carinho de todos, mas continua em observação. Por favor, torçam por ela. Faz muita falta em casa, sentimos muita saudade, nos preocupamos, mas sabemos que tudo que nos resta é torcer para que seu organismo reaja bem ao tratamento.

    ResponderExcluir