segunda-feira, 5 de abril de 2010

Desparasitantes externos - quais as diferenças

Hoje em dia existe no mercado uma grande variedade de desparasitantes externos com formas diferentes de actuação sobre todos os tipos de parasitas externos. Encontram-se champôs, pós, coleiras, pipetas e comprimidos que ajudam a matar e/ou a repelir pulgas, carraças, moscas, mosquitos e ácaros.
Para decidir qual a melhor opção para o seu animal de estimação tem de ter em conta se ele se encontra mais dentro de casa ou no quintal, quem convive com ele (crianças, outros animais, etc) e se ele já tem parasitas ou se o desparasitante é usado preventivamente.

Champôs e pós: geralmente matam as pulgas adultas mas não têm qualquer efeito residual, ou seja matam apenas as pulgas que estão sobre o animal naquele momento. São compostos por carbamatos (propoxur, carbaril) que são insecticidas muito tóxicos para os animais, especialmente gatos e cachorros ou são à base de piretrinas que são menos tóxicas para os animais mas estão contraindicadas em gatos. Os champôs à base de produtos naturais compostos por limoneno também não devem ser usados em gatos pois podem causar alergias.

Pipetas (spot-on): são aplicadas na pele do animal e depois de absorvidos têm acção em todo o corpo.


- Fipronil (Frontline ou Effipro): é eficaz em pulgas durante 3 meses e contra carraças e piolhos durante 1 mês. Já existem alguns tipos de pulgas resistentes ao produto. Quando se usa este produto não se pode dar banho ao animal 2 dias antes nem depois da aplicação do produto.

- Fipronil + S-Metoprene (Frontline combo): elimina pulgas, carraças e piolhos do animal e previne o desenvolvimento de larvas e ovos de pulga no ambiente durante 6 semanas. Não é indicado para cães e gatos com menos de 2 meses nem gatos com menos de 1kg. Quando se usa este produto não se pode dar banho ao animal 2 dias antes nem depois da aplicação do produto.

- Piriprole (Prac-Tic): é eficaz contra pulgas e carraças durante 1 mês e permite que o animal se molhe com frequência sem perder o efeito.

- Permetrina e associações (Pulvex e Advantix): Não pode ser colocado em gatos pois é muito tóxico para esta espécie. Previne e trata infestações por pulgas, piolhos e carraças e tem efeito repelente de mosquitos (transmissores da Leishmaniose e Dirofilariose) e moscas durante 4 semanas. Se o animal tomar banho 2 dias antes ou depois da aplicação destes produtos estes deixam de ser eficazes.

- Metaflumizone + amitraz (Pro-meris duo): eficaz em pulgas e carraças durante 1 mês. Pode ser usado em alguns tratamentos de sarna (Demodex) em cães mas é contra-indicado em gatos.

- Imidaclopride + moxidectina (Advocate): actua sobre as pulgas, carraças, piolhos, ácaros da sarna, além de matar alguns parasitas intestinais e do coração (dirofilaria). Existem várias apresentações para cães e gatos mas não pode ser usado em animais com menos de 7 semanas de idade. Se o animal tomar banho 2 dias antes ou depois da aplicação deste produto estes deixa de ser eficaz.

Coleiras: colocam-se em torno do pescoço mas actuam sobre todo o animal. Geralmente são cobertas por produtos em pó que se vão libertando aos poucos e exercendo a sua acção. Algumas agem em todo o tipo de parasitas externos, outras só contra pulgas ou carraças. Nem todas têm a mesma eficácia sendo que as que contêm organofosforados (diazinão) devem ser evitadas porque são muito tóxicas para os animais jovens e gatos. As coleiras contendo deltametrina (Scalibor) são mais eficazes contra pulgas, carraças, mosquitos e moscas podendo ser usadas em cachorros a partir dos 2 meses mas sendo contra-indicadas em gatos.

Comprimidos e injecções:
- Lufeneron (Program): pode ser dado em por via oral ou injectável. Apenas esteriliza as pulgas fazendo com que os seus ovos nãos e desenvolvam, não mata pulgas adultas.

- Nitempiran (Capstar): é dado por via oral e mata as pulgas adultas rapidamente sendo bom para eliminar uma grande infestação por pulgas.

Deve aconselhar-se junto do seu médico veterinário sobre qual o produto mais adequado para o seu animal tendo em conta a região onde mora, a estação do ano e a situação do seu animal.

12 comentários:

  1. Olá!
    Vim aqui porque encontrei este blog numa pesquisa q fiz sobre Effipro. Andava à procura a partir de que idade é que se pode administrar no pescoço de um gatinho o esse medicamento de 50 mg.
    Ronrons do Eros e do Laranjinha
    Margarida de Almeida Tavares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. todo remédio tanto injetável quanto superficial pode-se aplicar a partir de 1 ano de vida do animal domestico pois ele já atingiu a fase adulta

      Excluir
  2. Oi eu tinha dado banho na minha cachorrinha e meu esposo aplicou no mesmo dia o pulvex ,será q pode fazer algum mal p/ ela ?Posso dar banho quanto tempo depois?Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá! Maneiríssimo esse blog!
    Minha cachorrinha tem 7 meses e apenas 1,600kg. Comprei o Effipro pipeta para cães com até 10 kg,mas li na bula que não deve ser aplicado em cães com menos de 2 kg. O que fazer???
    Agradeço a atenção.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente o Effipro (pelo menos para gatos) não funciona!!!! Tive um prejuízo danado, deixei de comprar frontline e apostei no novo, estou muito decepcionada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O princípio ativo do effipro é o mesmo que o frontline por isso não teve sucesso. Este princípio ativo (fipronil) ainda funciona ms já vão havendo resistências. Experimente advantage. Mas atenção ao peso dos animais. Muitas vezes o problema está aí. Cumprimentos

      Excluir
  5. eu queria dar advocate ou stronghold aos meus gatos porque têm ácaros nas orelhas mas não encontro para compra em lado nenhum, alguém sabe onde encontro na zona de vila franca de xira/Lisboa ou por encomenda pela internet?
    Obrigado
    Cumprimentos
    Daniela Raimundo

    ResponderExcluir
  6. Ola, minha porquinha da índia esta com piolhos, me mandaram comprar amitraz para passar na gaiola mais não sei se é seguro , ela tem 3 meses só , oque acham ?

    ResponderExcluir
  7. Ola, minha porquinha da índia esta com piolhos, me mandaram comprar amitraz para passar na gaiola mais não sei se é seguro , ela tem 3 meses só , oque acham ?

    ResponderExcluir
  8. A minha cadelinha esta com carraças, mas antes disso perto da anca pata trazeira perto rabo caiu lhe um bocafo de pelo, é uma podenga pequena, que lhe devo dar?

    ResponderExcluir
  9. A minha cadela tinha perto da anca trazeira perto do rabo uma falta de pelo em redondo e é uma podenga, agora apanhou carracas, que lhe devo dar?

    ResponderExcluir