segunda-feira, 26 de abril de 2010

Babesiose ou Piroplasmose

A Babesiose ou Piroplasmose é uma das doenças a que vulgarmente se dá o nome de febre da carraça sendo causada por um parasita dos glóbulos vermelhos, a Babesia canis que é igualmente um parasita da carraça. As carraças (Rhipicephalus sanguineus e Dermacentor reticulatus) transmitem a doença quando ingerem sangue do hospedeiro durante mais de 48h e quanto maior a quantidade de carraças presentes no cão, maior o risco de infecção. Os animais mais jovens também têm maior probabilidade de serem infectados do que os adultos.
A maior parte dos animais infectados não apresenta sinais clínicos podendo só os manifestar quando é sujeito a stress ou tem outras doenças associadas. Como o sistema imunitário não elimina totalmente as Babesias do animal, mesmo os que recuperam são geralmente veículos crónicos de transmissão do parasita.
Os sintomas geralmente são:
- Cansaço
- Febre
- Perda de apetite
- Vómitos
- Sangue na urina
- Manchas vermelhas na pele (petéquias)
- Gânglios aumentados
- Alterações respiratórias ou neurológicas
- Anemia

O diagnóstico é feito por observação de um esfregaço de sangue ao microscópio ou testes específicos para detectar o parasita. Em animais que não apresentam sintomas o parasita pode não ser observado no sangue embora esteja presente.
O tratamento é simples e eficaz mas é sempre melhor prevenir a doença uma vez que pode também transmitir-se aos seres humanos.
A prevenção deve ser feita quer colocando no cão produtos que evitem a fixação de carraças, quer através da vacina que tem uma eficácia que varia entre 70% a 100%. O animal para poder ser vacinado contra a babesiose deve estar de perfeita saúde, e ter mais de 5 meses. A primeira vacinação requer duas injecções e a protecção só ocorre passado uns dias depois da segunda injecção. As seguintes revacinações são anuais.
Aconselhe-se junto do seu médico veterinário quais os produtos mais adequados para proteger o seu animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário