segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Queda de pêlo nos animais

Entra em casa e vê pêlos do seu animal por todo o lado? Tem de aspirar vezes sem conta os locais onde o seu animal está?
Os pêlos dos cães e dos gatos caem durante todo o ano, mas aumenta drasticamente nas alturas da muda fisiológica do pêlo. Por vezes a queda exagerada de pêlo pode estar ainda relacionada com problemas de saúde generalizados ou da pele propriamente dita. Caso a queda de pêlo seja realmente muito grande ou restrita a um só local (alopécia localizada) leve o seu animal ao médico veterinário para verificar se está subjacente algum problema de saúde.

Os cuidados a ter para que o seu animal tenha um pêlo saudável e bonito são a alimentação, suplementos de ácidos gordos essenciais e a escovagem.
Como todos sabemos uma alimentação equilibrada é muito importante para manter a saúde dos nossos animais de estimação. As gorduras, nomeadamente os ácidos gordos, são necessárias para a realização de diversas funções metabólicas (hormonas, manutenção da saúde da pele e pelo) e existem algumas que os animais não conseguem sintetizar, tendo de ser fornecidos na alimentação. Apesar de actualmente as deficiências nutricionais serem cada vez menos comuns devido ao uso generalizado de rações comerciais equilibradas, nem todos os tipos de alimentação fornecem a dose necessária de ácidos gordos essenciais (ómega 3 e ómega 6).

Os ácidos gordos ómega 3, também conhecidos por ácido linolénico existem em grandes quantidades no óleo de peixes de água fria (salmão e cavala) mas são muito instáveis e ganham rapidamente ranço quando expostos ao ar ou à luz. Os ácidos gordos ómega 6 ou ácido linoleico encontram-se no girassol ou milho e são muito importantes para a acção das vitaminas lipossólúveis (vitamina A e E) necessárias para a pele e pêlo.

Quando estes nutrientes estão em falta desenvolvem-se lesões cutâneas, desidratação excessiva da pele, pêlo baço, distúrbios do crescimento e do equilíbrio hormonal. Como estes alimentos contendo grande quantidade de ómegas não são fáceis de arranjar e estragam-se facilmente perdendo as suas propriedades pode ser necessário optar por uma dieta mais rica em ácidos gordos essenciais ou mesmo suplementar a dieta com produtos ricos nestes nutrientes.
Em qualquer caso os ácidos gordos devem ser fornecidos em conjunto com vitaminas antioxidantes (C e E) e zinco para maior eficácia porque geralmente há um défice de vitamina E associado. Em termos gerais a suplementação com ácidos gordos essenciais tem-se revelado benéfica em doenças pele (diminui a comichão, promove a cicatrização e o crescimento do pêlo), na manutenção da visão, nas doenças renais, articulares, cardíacas e oncológicas. Aconselhe-se com o seu médico veterinário.

A escovagem deve ser diária ou no mínimo 2 vezes por semana. Deverá escolher uma boa escova e cortar quando necessário as riças do pêlo para evitar que seja dolorosa a escovagem. Se não dispõe de tempo necessário para estes cuidados recorra a um profissional para o fazer.

Um comentário: