quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PROLAPSO DA GLÂNDULA DA TERCEIRA PALPEBRA

O prolapso da glândula da terceira pálpebra surge como uma massa rosada no canto interno do olho, do tamanho de um caroço de azeitona. Esta massa pode surgir em ambos os olhos, apesar de não aparecerem simultaneamente. É comum o prolapso regredir espontaneamente e recidivar algumas vezes, até que a glândula acaba por ficar definitivamente prolapsada. Esta condição é mais frequente em cães jovens, com menos de dois anos de idade, e é muito rara em gatos.

A terceira pálpebra é uma membrana localizada no canto interno dos olhos. Na sua base e por detrás da membrana existe uma glândula lacrimal, responsável pela produção de cerca de 30% das lágrimas produzidas no olho.

O prolapso da glândula da terceira pálpebra ocorre quando a glândula, que normalmente está situada por detrás da membrana, se exterioriza devido a uma laxidão do ligamento, passando a estar situada à frente e ficando assim exposta. Esta exposição provoca a sua inflamação e aumento de tamanho.

O prolapso da glândula da 3ª palpebra ocorre mais frequentemente em animais jovens de determinadas raças: Boston Terriers, Bulldogs, Boxers, Lhasa Apso, Shi Tzu, Cocker Spaniels, Beagles, Grand Danois e Mastiffs, Shar Pei.

É uma anomalia que deve ser corrigida cirurgicamente. Para além da parte estética, se a glândula não for recolocada irá haver fibrose com consequente atrofia e paragem de produção de lágrimas.

Existem várias técnicas cirúrgicas para solucionar esta situação. O tratamento cirúrgico ideal consiste em suturar a glândula na sua posição correcta. Em todo o caso, pode haver recorrências. É desaconselhada a remoção cirúrgica da glândula, uma vez que estes pacientes ficam bastante mais predispostos a numa idade avançada desenvolverem queratoconjuntivite seca (olho seco). O “olho seco” é uma patologia grave, de difícil tratamento e a longo prazo dispendioso.

37 comentários:

  1. Meu Lhasa esta com essa doença no olho, fiquei muito assustada quando apareceu. Muito bom esse artigo, esclarece bem o que acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Fernanda meu Lhasa tbm esta, o que vc fez?

      Excluir
  2. Meu Boxer de 5 anos de idade desenvolveu essa doença no olho, que na minha opinião foi em decorrência de uma obra que estamos executando em casa ha quase 1 ano e penso que ele pode ter desenvolvido isso por conta de alguma alergia, pq ele espirra sem parar. Pode ocorrer por conta disso?
    Sofreu uma cirurgia mas a glândula voltou a crescer. O que seria mais aconselhado? Operar novamente? O veterinário diz que por estar muito colada à córnea, pode ser que ele perca a visão. Se alguém souber de algum especialista nesta área, por favor, entre em contato: andreia_ramalho1978@hotmail.com.

    Obrigada, Andréia Ramalho - RJ.

    ResponderExcluir
  3. Os prolapsos da 3ª palpebra não aderem à córnea, por isso pode haver algum outro problema que não seja prolapso da 3ª palpebra. Às vezes diferentes patologias têm aspectos parecidos mas são muito diferentes no tipo de tratamento.
    Por isso deveria consultar mesmo um veterinário especialista em ofaltomologia. Talvez nalguma faculdade de medicina veterinária perto da sua residência.
    Boa sorte para o seu cão.

    ResponderExcluir
  4. Estou preocupada, o meu cachorro vai ser operado dia 3 á terceira palpebra mas vão retirar e eu sinceramente estou cheia de medo que ele fique com o olho seco

    ResponderExcluir
  5. Minha lhasa esta com esse prolapso na glândula da terceira palpebra , gostaria de saber se na cirurgia tem que raspa os pelos do focinho e se tem algum problema ?????

    ResponderExcluir
  6. Na cirurgia de resolução do prolapso da glândula da terceira pálpebra não é obrigatório rapar os pelos do focinho. Mas deverá colocar a questão ao médico veterinário que vai fazer essa cirurgia porque pode ter um procedimento diferente. Todas as cirurgias tem o risco associado à anestesia, e podem haver complicações, como por exemplo a situação não ficar resolvida na primeira cirurgia.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o artigo!
    Esta de parabéns o blog!

    ResponderExcluir
  8. ola tenho um lhasa apso que esta com esse problema a 28 dias e a veterinaria receitou diverssos colirios ,still,tobrex ,lacrima plus e tobradex mais esse não deu muito certo,op que devo fazer ja que ela diz que não é comum nessa raça ,mais eu estou vendo que não é bem assim me de uma ajuda por favor

    ResponderExcluir
  9. O prolapso da glândula da 3ª pálpebra geralmente requer cirurgia. Não sei se esse é o problema da sua cadela, mas se tem dúvidas consulte outro médico veterinário e peça uma segunda opinião.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma lhasa e ela já teve essa inflamação 3 vezes.. nas 2 primeiras consegui com uma pomada chamada keravit só q a terceira vez não melhorava de forma alguma ficou mais de 1 mes.. esses dias desapareceu.. fiquei mto feliz pois n precisou de cirurgia.

    ResponderExcluir
  11. A minha Lhasa apresentou 3 vezes o prolapso da glandula da terceira pálpebra, nas duas primeiras vezes usei Tobradex e depois a pomada Epitezan, mas na terceira vez nada adiantou e não estou passando nada, já está há 2 meses a glandula pra fora do olhinho. Será que dá pra esperar mais 5 meses pra operar? Eu gostaria de estar com ela e só terei férias em abril de 2012, ou devo operar antes? Estou tão angustiada, me ajudem!
    Nilce Curitiba

    ResponderExcluir
  12. A cirurgia é relativamente simples e o pós operatório também. Não precisa esperar entrar em férias para a operar.
    Esperar alguns meses pode levar a uma maior inflamação da glândula.
    Consulte o seu médico veterinário e coloque-lhe as suas questões.

    ResponderExcluir
  13. Minha lhasa tem 2 meses e meio, e apareceu esse prolapso qdo ela tinha 1 mês. Ainda ñ fui no veterinário, pois estava esperando para ver se regredia. Também não usei medicamento nenhum. Ja me disseram para ir empurrando para dentro do olhinho a glândula, para ver se volta, mas fico receosa de fazer isso... Mas tb não queria ter que fazer cirurgia... Oq fazer?! Tem algum tratamento paliativo?!?!?!
    E se eu não fizer a cirurgia, ela corre o risco de ficar cega?!!?!?

    ResponderExcluir
  14. Ola tenho uma Shi-tzu, e ela foi oprada do prolapso da glandula da terceira pálpebra à vinte dias, o problema é que voltou a aprece de novo, estou preocupada sera que a cirugia foi mau feita e tem que opera de novo.Me respanda por favor?
    rullicleciaeduardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. OII EU TENHO UMA LHASA E NAO AGUENTO VER ELA ASSIM LI TUOD SOBRE A DOENÇA VOU TORCER POR ELA ELA SE CHAMA VICTORIA SEI QUE ELA VENCER ISSO....QUEM PODE ME DIZER QUANTO VOU PAGAR NESTA CIRURGIA!!!! OBRIGADA

    ResponderExcluir
  16. Tenho um Lhasa com 3 meses e também apreceu este problema,ele está em tratamento, mas não estou satisfeita com o resultado, o texto acima me ajudou muito a entender o problema e os riscos e opções cirurgicas.

    ResponderExcluir
  17. Tenho um lhasa de 1 ano e 4 meses com o problema do prolapso. Sempre aparecia e sumia...um mes atras apareceu e sumiu uma semana atras agora está perfeito, não vou fazer cirurgia pois mesmo com a cirurgia o problema pode voltar.. aqui em Florianopolis ela custa 1.200 reais acho muito caro. Usei por conta um colirio com antiinflamatorio e pingava uma gota no olho do problema. No outro olho apareceu uma vez so, fiz uma manobra e consegui colocar de volta assim que saiu.Voce consegue colocar no lugar assim que ela sai... so nao pode esperar muito. existem artigos na internet que explicam como fazer isso, esse papo de cirurgia obrigatoria é coisa de veterinario que quer lucrar com uma cirurgia que dura 30 min e coloca seu amiguinho numa anestesia geral e em 5 a 10%dos casos o problema volta. Prefiro ficar de olho e penso que a cirurgia será minha ultima opção. Abs

    ResponderExcluir
  18. Tenho um lhasa que esta com 2 meses,ela chama Jully e esta com esse problema,começou ontem não levei no veterinario pque minha sobrinha que me deu ela tem uma, ela disse que a dela voltou ao normal sozinha.Estou muito preocupada com a Jully ela mexe muito no olhinho acho que doei.Achei muito útil os comentarios fiquei mais tranquila entendendo o que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não dói, somente coça, meu lhasa tbm tem, faz uns dois meses que saiu nele, usei uns remédios e colírio que o veterinário receitou, e ontem para minha surpresa sumiu... eu tbém empurrei com o dedo, pesquise na net sobre como empurrar...

      Excluir
  19. Olá.

    Tenho uma gata de 02 anos. Ela come normalmente, brinca um pouco, interage. Mas nos últimos dez dias notei que a terceira pálpebra dela está mais protuberante. Bem pouco ainda...Ela brinca, mas acho que ela está bem menos ativa do que ela era.

    Levei ao veterinário, mas ele disse que está normal. Apesar disso, estou bastante preocupada. Ele disse que ela fica com a membrana levantada de propósito, porque quer dormir etc. Mas quando eu olho pra ela, eu vejo que não é por vontade própria. Continuo achando que tem alguma coisa errada. Será que pode ser o prolapso da terceira membrana? Será que é cirúrgico?

    Obs: a membrana não está nem avermelhada, nem irritada...nem nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso da sua gatinha não parece que haja prolapso da 3ª palpebra. Nos gatos por vezes ficam com ela visivel. Pode ser normal quando tomam algum tipo de medicação, quando estão ensonados ou quando estão ligeiramente adoentados. Vigie o estado de saúde dela e lembre-se não dê medicação sem consultar o seu veterinário.

      Excluir
  20. Olá !!!
    Tenho um mastim napolitano de 5 meses, ele desenvolveu esse problema de glândula da terceira pálpebra nos dois olhos. Foi feita a remoção dessa glândula porque estavam muito grandes só que depois de alguns dias a situação piorou porque meu cão apresentou a chamada (úlcera) nas pálpebras. Uma nova cirurgia foi feita e agora ele está com pontos e as pálpebras bastante inchadas. Estou seguindo as orientações do veterinário, mas confesso que estou muito preocupado.

    ResponderExcluir
  21. Tenho um Lhasa de 7 meses e a dois meses ele está com esse problema, a bolinha do olho dele aumenta e diminui, e hoje cedo, pela primeira vez, sumiu. Mas agora a tarde já saiu de novo pra fora. Até pensamos em procurar a cirurgia, mas confesso q tenho medo, já usei diversos colírios tb, e fiquei mto contente qdo sumiu, mas agora q voltou fiquei confusa...

    ResponderExcluir
  22. A minha rottweiler de 1 ano está com essa glândula aumentada e vai ter que operar, isto é vão empurrar a glândula pra dentro e costurar...não se deve tirar, pois o olho fica muito seco, com riscos maiores no futuro. Espero que de tudo certo.Essa operação custa R$800,00.... bem carinha, mas necessária.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  24. Ola, tenho uma lhasa de 75 dias e apareceu esse probleminha nela,levei ao veterinario e ele disse q tem q opera- la porem ela só pode passar pela operacao com 5 a 6 meses pois agora ela esta muito filhote ainda,'ele nao receitou pomada nenhuma nem colirio, como devo proceder? li em alguns comentarios q pessoas passaram pomadas, outras empurrarao de volta fiquei meio confusa agora, obrigada desde ja!!

    ResponderExcluir
  25. MEU CACHORRO TEM MAIS DE 7 ANOS E ESTÁ COM ESSA PELE ESTRANHA EM UM DOS OLHOS, ELA É UMA PELE ESCURA, PARECE UMA CAPA DE GORDURA...MAIS ELE NAO COSSA E NEM SENTIR DOR APARENTEMENTE... OQ PODE SER ISSO???

    ResponderExcluir
  26. Ola tenho uma lhasa de 5 meses e ela esta com esse probleminha nos dois olhos,estou muito preocupada sem saber o que fazer, na 1º vez que apareceu sumiu logo em seguida mas hj para minha surpresa apareceu nos dois olhos e nao sumiu,oque devo fazer nao encontro veterinario para atende-la..alguem pode me indicar algum tipo de colorio?? ou alguma coisa que faça desaparecer?

    ResponderExcluir
  27. Tenho um bulldog com 5 meses que operou o olho de cereja, porem apos a cirurgia a aparencia eh ainda pior que antes... A veterinaria disse que eh normal, mas tenho duvidas se realmente o olhinho dele ficara bom. Gostaria de saber, se eh comum os olhos ficarem assim apos a cirurgia.

    ResponderExcluir
  28. minha ilhasa tem 4 meses e faz 1 mes que saiu esse olho de cereja no cantinho do olho dela. o que eu faço? estou preocupada.elanão deixa eu pingar colirio still mexe muito o rosto.

    ResponderExcluir
  29. por incrivel que possa ser minha rotweiler esta com esse problema.

    ResponderExcluir
  30. tenho um machinho Lhasa Apso de 2 meses e meio, e faz um mês que saiu essa bolinha no olho esquerdo dele,as vezes fica pequenina e depois volta a crescer novamente. não tenho condiçoes de pagar um veterinário .alguém pode me indicar uma pomada ou um colírio..Obrigado Elaine Cristina.

    ResponderExcluir
  31. olá, tenho um lhasa de 2anos, e já a pouco mais de um ano apresentou este problema em um dos olhinhos, quando ia ao veterinário de costume ele nunca me disse que isso poderia ser um problema por isso não me preocupei, mais recentemente o levei em outro profissional e o mesmo me orientou sobre esse problema e me disse que deveria procurar tratamento cirurgico para meu cão. Mais desde que apareceu ela não mudou de tamanho e aparentemente não o encomoda e não cosa, gostária de saber se essa doença pode trazer complicações futuras a visão do meu animal caso não seja realizado a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma anomalia que deve ser corrigida cirurgicamente. Para além da parte estética, se a glândula não for recolocada irá haver fibrose com consequente atrofia e paragem de produção de lágrimas.

      Excluir
  32. Meu nome eh leticia e tenho um filhote de shar pei de 4 meses e surgiu a terceira palpebra, operamos ele, mas acho estranho ele só fica com o olho fechado, as vezes ele abre, mais a maioria fica com os olhos fechados e tromba bas xoisas queria saber se é normal pós operatorio ficar assim.leticia.sturaro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Olá, minha Lhasa apareceu tem uns 5 dias com a carne de um olho exposta, levei no veterinário e fui informada de que seria prolapso de terceira pálpebra e que era indicado cirurgia. Mas eu não quero fazer cirurgia tenho medo, tem como eu usar alguma medicação para melhorar???

    ResponderExcluir