quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PROLAPSO DA GLÂNDULA DA TERCEIRA PALPEBRA

O prolapso da glândula da terceira pálpebra surge como uma massa rosada no canto interno do olho, do tamanho de um caroço de azeitona. Esta massa pode surgir em ambos os olhos, apesar de não aparecerem simultaneamente. É comum o prolapso regredir espontaneamente e recidivar algumas vezes, até que a glândula acaba por ficar definitivamente prolapsada. Esta condição é mais frequente em cães jovens, com menos de dois anos de idade, e é muito rara em gatos.

A terceira pálpebra é uma membrana localizada no canto interno dos olhos. Na sua base e por detrás da membrana existe uma glândula lacrimal, responsável pela produção de cerca de 30% das lágrimas produzidas no olho.

O prolapso da glândula da terceira pálpebra ocorre quando a glândula, que normalmente está situada por detrás da membrana, se exterioriza devido a uma laxidão do ligamento, passando a estar situada à frente e ficando assim exposta. Esta exposição provoca a sua inflamação e aumento de tamanho.

O prolapso da glândula da 3ª palpebra ocorre mais frequentemente em animais jovens de determinadas raças: Boston Terriers, Bulldogs, Boxers, Lhasa Apso, Shi Tzu, Cocker Spaniels, Beagles, Grand Danois e Mastiffs, Shar Pei.

É uma anomalia que deve ser corrigida cirurgicamente. Para além da parte estética, se a glândula não for recolocada irá haver fibrose com consequente atrofia e paragem de produção de lágrimas.

Existem várias técnicas cirúrgicas para solucionar esta situação. O tratamento cirúrgico ideal consiste em suturar a glândula na sua posição correcta. Em todo o caso, pode haver recorrências. É desaconselhada a remoção cirúrgica da glândula, uma vez que estes pacientes ficam bastante mais predispostos a numa idade avançada desenvolverem queratoconjuntivite seca (olho seco). O “olho seco” é uma patologia grave, de difícil tratamento e a longo prazo dispendioso.

67 comentários:

  1. Meu Lhasa esta com essa doença no olho, fiquei muito assustada quando apareceu. Muito bom esse artigo, esclarece bem o que acontece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Fernanda meu Lhasa tbm esta, o que vc fez?

      Excluir
    2. Fernanda e Thamyres o nosso Lhasa passou por isso... A sorte que notamos assim que aconteceu...pesquisamos rapidamente fizemos uma pequena massagem puxando a palpebra inferior para baixo e colocamos o prolapso pra baixo... Na primeira vez ficamos receossos e fomos extremamente cautelosos.Logo em seguida voltou em questões de segundos. Rapidamente executamos o procedimento novamente com um pouco mais de firmeza e obtivemos êxito, apenas um pouco mais. Boa sorte aos futuros pais zelosos...

      Excluir
    3. Olá Cadu, depois que vocês executaram este procedimento e colocaram a glândula pra dentro ela voltou a sair?
      A da minha filhotinha saiu no último sábado e voltou ao lugar sozinha não saindo até hoje.
      Mas o veterinário está insistindo que mesmo assim devemos operar pois a glândula voltará a sair.
      Estou com receio de fazer a cirurgia.

      Excluir
  2. Meu Boxer de 5 anos de idade desenvolveu essa doença no olho, que na minha opinião foi em decorrência de uma obra que estamos executando em casa ha quase 1 ano e penso que ele pode ter desenvolvido isso por conta de alguma alergia, pq ele espirra sem parar. Pode ocorrer por conta disso?
    Sofreu uma cirurgia mas a glândula voltou a crescer. O que seria mais aconselhado? Operar novamente? O veterinário diz que por estar muito colada à córnea, pode ser que ele perca a visão. Se alguém souber de algum especialista nesta área, por favor, entre em contato: andreia_ramalho1978@hotmail.com.

    Obrigada, Andréia Ramalho - RJ.

    ResponderExcluir
  3. Os prolapsos da 3ª palpebra não aderem à córnea, por isso pode haver algum outro problema que não seja prolapso da 3ª palpebra. Às vezes diferentes patologias têm aspectos parecidos mas são muito diferentes no tipo de tratamento.
    Por isso deveria consultar mesmo um veterinário especialista em ofaltomologia. Talvez nalguma faculdade de medicina veterinária perto da sua residência.
    Boa sorte para o seu cão.

    ResponderExcluir
  4. Estou preocupada, o meu cachorro vai ser operado dia 3 á terceira palpebra mas vão retirar e eu sinceramente estou cheia de medo que ele fique com o olho seco

    ResponderExcluir
  5. Minha lhasa esta com esse prolapso na glândula da terceira palpebra , gostaria de saber se na cirurgia tem que raspa os pelos do focinho e se tem algum problema ?????

    ResponderExcluir
  6. Na cirurgia de resolução do prolapso da glândula da terceira pálpebra não é obrigatório rapar os pelos do focinho. Mas deverá colocar a questão ao médico veterinário que vai fazer essa cirurgia porque pode ter um procedimento diferente. Todas as cirurgias tem o risco associado à anestesia, e podem haver complicações, como por exemplo a situação não ficar resolvida na primeira cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dizem que tem uma tal de compressa que faz que não precisa de cirurgia queria saber como faz

      Excluir
    2. Meu shih tzu tem 8 mêses e naseu essa bolinha nele oque devo passar? 😔

      Excluir
    3. Vc sabe quanto custa a cirurgia

      Excluir
  7. Muito bom o artigo!
    Esta de parabéns o blog!

    ResponderExcluir
  8. ola tenho um lhasa apso que esta com esse problema a 28 dias e a veterinaria receitou diverssos colirios ,still,tobrex ,lacrima plus e tobradex mais esse não deu muito certo,op que devo fazer ja que ela diz que não é comum nessa raça ,mais eu estou vendo que não é bem assim me de uma ajuda por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ser comum da raça não quer dizer que não precise ser corrigido. O meu tem isso e esta com dois meses, por isso não operou até agora. Vou tentar segurar um pouco mais, mas, vou fazer a cirurgia em 3 meses. Se der para segurar com o teu, tenta. Minha vet deu uma injeção de corticóide. Agora to colocando de dexametasona 3x ao dia, duas gotas no olho da glândula exposta. Tem de limpar com gaze e siri fisiológico. Sorte aí!

      Excluir
    2. boanoite, vc fez a cirurgia no seu pet? deu certo?

      Excluir
  9. O prolapso da glândula da 3ª pálpebra geralmente requer cirurgia. Não sei se esse é o problema da sua cadela, mas se tem dúvidas consulte outro médico veterinário e peça uma segunda opinião.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma lhasa e ela já teve essa inflamação 3 vezes.. nas 2 primeiras consegui com uma pomada chamada keravit só q a terceira vez não melhorava de forma alguma ficou mais de 1 mes.. esses dias desapareceu.. fiquei mto feliz pois n precisou de cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua resposta vou comprar esta pomada então !

      Excluir
  11. A minha Lhasa apresentou 3 vezes o prolapso da glandula da terceira pálpebra, nas duas primeiras vezes usei Tobradex e depois a pomada Epitezan, mas na terceira vez nada adiantou e não estou passando nada, já está há 2 meses a glandula pra fora do olhinho. Será que dá pra esperar mais 5 meses pra operar? Eu gostaria de estar com ela e só terei férias em abril de 2012, ou devo operar antes? Estou tão angustiada, me ajudem!
    Nilce Curitiba

    ResponderExcluir
  12. A cirurgia é relativamente simples e o pós operatório também. Não precisa esperar entrar em férias para a operar.
    Esperar alguns meses pode levar a uma maior inflamação da glândula.
    Consulte o seu médico veterinário e coloque-lhe as suas questões.

    ResponderExcluir
  13. Minha lhasa tem 2 meses e meio, e apareceu esse prolapso qdo ela tinha 1 mês. Ainda ñ fui no veterinário, pois estava esperando para ver se regredia. Também não usei medicamento nenhum. Ja me disseram para ir empurrando para dentro do olhinho a glândula, para ver se volta, mas fico receosa de fazer isso... Mas tb não queria ter que fazer cirurgia... Oq fazer?! Tem algum tratamento paliativo?!?!?!
    E se eu não fizer a cirurgia, ela corre o risco de ficar cega?!!?!?

    ResponderExcluir
  14. Ola tenho uma Shi-tzu, e ela foi oprada do prolapso da glandula da terceira pálpebra à vinte dias, o problema é que voltou a aprece de novo, estou preocupada sera que a cirugia foi mau feita e tem que opera de novo.Me respanda por favor?
    rullicleciaeduardo@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde tenho uma lhasa apso de 4 meses e apareceu o olho de cereja fiz a cirurgia tem uns 5 dias quando fez percebi que não tinha ficado nenhum pedacinho da glândula , mais hj ao ele fazer um movimento maior para os lados vi que tem um pedacinho ainda será que é normal ou está saindo pra fora ? Oq vc fez com a sua ?

      Excluir
  15. OII EU TENHO UMA LHASA E NAO AGUENTO VER ELA ASSIM LI TUOD SOBRE A DOENÇA VOU TORCER POR ELA ELA SE CHAMA VICTORIA SEI QUE ELA VENCER ISSO....QUEM PODE ME DIZER QUANTO VOU PAGAR NESTA CIRURGIA!!!! OBRIGADA

    ResponderExcluir
  16. Tenho um Lhasa com 3 meses e também apreceu este problema,ele está em tratamento, mas não estou satisfeita com o resultado, o texto acima me ajudou muito a entender o problema e os riscos e opções cirurgicas.

    ResponderExcluir
  17. Tenho um lhasa de 1 ano e 4 meses com o problema do prolapso. Sempre aparecia e sumia...um mes atras apareceu e sumiu uma semana atras agora está perfeito, não vou fazer cirurgia pois mesmo com a cirurgia o problema pode voltar.. aqui em Florianopolis ela custa 1.200 reais acho muito caro. Usei por conta um colirio com antiinflamatorio e pingava uma gota no olho do problema. No outro olho apareceu uma vez so, fiz uma manobra e consegui colocar de volta assim que saiu.Voce consegue colocar no lugar assim que ela sai... so nao pode esperar muito. existem artigos na internet que explicam como fazer isso, esse papo de cirurgia obrigatoria é coisa de veterinario que quer lucrar com uma cirurgia que dura 30 min e coloca seu amiguinho numa anestesia geral e em 5 a 10%dos casos o problema volta. Prefiro ficar de olho e penso que a cirurgia será minha ultima opção. Abs

    ResponderExcluir
  18. Tenho um lhasa que esta com 2 meses,ela chama Jully e esta com esse problema,começou ontem não levei no veterinario pque minha sobrinha que me deu ela tem uma, ela disse que a dela voltou ao normal sozinha.Estou muito preocupada com a Jully ela mexe muito no olhinho acho que doei.Achei muito útil os comentarios fiquei mais tranquila entendendo o que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade não dói, somente coça, meu lhasa tbm tem, faz uns dois meses que saiu nele, usei uns remédios e colírio que o veterinário receitou, e ontem para minha surpresa sumiu... eu tbém empurrei com o dedo, pesquise na net sobre como empurrar...

      Excluir
  19. Olá.

    Tenho uma gata de 02 anos. Ela come normalmente, brinca um pouco, interage. Mas nos últimos dez dias notei que a terceira pálpebra dela está mais protuberante. Bem pouco ainda...Ela brinca, mas acho que ela está bem menos ativa do que ela era.

    Levei ao veterinário, mas ele disse que está normal. Apesar disso, estou bastante preocupada. Ele disse que ela fica com a membrana levantada de propósito, porque quer dormir etc. Mas quando eu olho pra ela, eu vejo que não é por vontade própria. Continuo achando que tem alguma coisa errada. Será que pode ser o prolapso da terceira membrana? Será que é cirúrgico?

    Obs: a membrana não está nem avermelhada, nem irritada...nem nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso da sua gatinha não parece que haja prolapso da 3ª palpebra. Nos gatos por vezes ficam com ela visivel. Pode ser normal quando tomam algum tipo de medicação, quando estão ensonados ou quando estão ligeiramente adoentados. Vigie o estado de saúde dela e lembre-se não dê medicação sem consultar o seu veterinário.

      Excluir
  20. Olá !!!
    Tenho um mastim napolitano de 5 meses, ele desenvolveu esse problema de glândula da terceira pálpebra nos dois olhos. Foi feita a remoção dessa glândula porque estavam muito grandes só que depois de alguns dias a situação piorou porque meu cão apresentou a chamada (úlcera) nas pálpebras. Uma nova cirurgia foi feita e agora ele está com pontos e as pálpebras bastante inchadas. Estou seguindo as orientações do veterinário, mas confesso que estou muito preocupado.

    ResponderExcluir
  21. Tenho um Lhasa de 7 meses e a dois meses ele está com esse problema, a bolinha do olho dele aumenta e diminui, e hoje cedo, pela primeira vez, sumiu. Mas agora a tarde já saiu de novo pra fora. Até pensamos em procurar a cirurgia, mas confesso q tenho medo, já usei diversos colírios tb, e fiquei mto contente qdo sumiu, mas agora q voltou fiquei confusa...

    ResponderExcluir
  22. A minha rottweiler de 1 ano está com essa glândula aumentada e vai ter que operar, isto é vão empurrar a glândula pra dentro e costurar...não se deve tirar, pois o olho fica muito seco, com riscos maiores no futuro. Espero que de tudo certo.Essa operação custa R$800,00.... bem carinha, mas necessária.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  24. Ola, tenho uma lhasa de 75 dias e apareceu esse probleminha nela,levei ao veterinario e ele disse q tem q opera- la porem ela só pode passar pela operacao com 5 a 6 meses pois agora ela esta muito filhote ainda,'ele nao receitou pomada nenhuma nem colirio, como devo proceder? li em alguns comentarios q pessoas passaram pomadas, outras empurrarao de volta fiquei meio confusa agora, obrigada desde ja!!

    ResponderExcluir
  25. MEU CACHORRO TEM MAIS DE 7 ANOS E ESTÁ COM ESSA PELE ESTRANHA EM UM DOS OLHOS, ELA É UMA PELE ESCURA, PARECE UMA CAPA DE GORDURA...MAIS ELE NAO COSSA E NEM SENTIR DOR APARENTEMENTE... OQ PODE SER ISSO???

    ResponderExcluir
  26. Ola tenho uma lhasa de 5 meses e ela esta com esse probleminha nos dois olhos,estou muito preocupada sem saber o que fazer, na 1º vez que apareceu sumiu logo em seguida mas hj para minha surpresa apareceu nos dois olhos e nao sumiu,oque devo fazer nao encontro veterinario para atende-la..alguem pode me indicar algum tipo de colorio?? ou alguma coisa que faça desaparecer?

    ResponderExcluir
  27. Tenho um bulldog com 5 meses que operou o olho de cereja, porem apos a cirurgia a aparencia eh ainda pior que antes... A veterinaria disse que eh normal, mas tenho duvidas se realmente o olhinho dele ficara bom. Gostaria de saber, se eh comum os olhos ficarem assim apos a cirurgia.

    ResponderExcluir
  28. minha ilhasa tem 4 meses e faz 1 mes que saiu esse olho de cereja no cantinho do olho dela. o que eu faço? estou preocupada.elanão deixa eu pingar colirio still mexe muito o rosto.

    ResponderExcluir
  29. por incrivel que possa ser minha rotweiler esta com esse problema.

    ResponderExcluir
  30. tenho um machinho Lhasa Apso de 2 meses e meio, e faz um mês que saiu essa bolinha no olho esquerdo dele,as vezes fica pequenina e depois volta a crescer novamente. não tenho condiçoes de pagar um veterinário .alguém pode me indicar uma pomada ou um colírio..Obrigado Elaine Cristina.

    ResponderExcluir
  31. olá, tenho um lhasa de 2anos, e já a pouco mais de um ano apresentou este problema em um dos olhinhos, quando ia ao veterinário de costume ele nunca me disse que isso poderia ser um problema por isso não me preocupei, mais recentemente o levei em outro profissional e o mesmo me orientou sobre esse problema e me disse que deveria procurar tratamento cirurgico para meu cão. Mais desde que apareceu ela não mudou de tamanho e aparentemente não o encomoda e não cosa, gostária de saber se essa doença pode trazer complicações futuras a visão do meu animal caso não seja realizado a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma anomalia que deve ser corrigida cirurgicamente. Para além da parte estética, se a glândula não for recolocada irá haver fibrose com consequente atrofia e paragem de produção de lágrimas.

      Excluir
  32. Meu nome eh leticia e tenho um filhote de shar pei de 4 meses e surgiu a terceira palpebra, operamos ele, mas acho estranho ele só fica com o olho fechado, as vezes ele abre, mais a maioria fica com os olhos fechados e tromba bas xoisas queria saber se é normal pós operatorio ficar assim.leticia.sturaro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Olá, minha Lhasa apareceu tem uns 5 dias com a carne de um olho exposta, levei no veterinário e fui informada de que seria prolapso de terceira pálpebra e que era indicado cirurgia. Mas eu não quero fazer cirurgia tenho medo, tem como eu usar alguma medicação para melhorar???

    ResponderExcluir
  34. soro fisiologico gelado funcionou com meu lhasa apso, ele ja teve 4 vezes. sempre deu certo com soro gelado e massagem . boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, a minha lhasa tem isso... Como eu faço essa massagem ? E você pingou o soro ou passou com algodão ?

      Excluir
    2. Soro fisiólogico essa que encontramos na farmácia ou tem q ser próprio pra cães

      Excluir
  35. Eu tenho um beagle de 2meses e hoje ele apareceu com essa doença, tenho medo que algo acontece com ele por que ele é muito pequeno.
    O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu tbm acordou hoje com essa isso,ele tbm tem 2 meses. Vi aqui que o seu hoje tem dois meses, gostaria de saber como ele está hoje.

      Excluir
  36. Oi meu cachorro shitz tem uma bola d luz igual a essa o que Fasso e perigoso estou preocupada

    ResponderExcluir
  37. Meu bullgog francês acabou de ser operado e está com o olho muito vermelho é normal?ele tem 4meses e fez a cirurgia ontem

    ResponderExcluir
  38. Meu bullgog francês acabou de ser operado e está com o olho muito vermelho é normal?ele tem 4meses e fez a cirurgia ontem

    ResponderExcluir
  39. Olá !!!
    Tenho um poodle de 5 meses, ela desenvolveu esse problema de glândula da terceira pálpebra nos dois olhos. Eu estou com medo �� mais está pequenas ainda oque fazer

    ResponderExcluir
  40. Oi bom dia o meu ele tá com essa bolinha rosa no palpebra de cima será que é a mesma coisa.

    ResponderExcluir
  41. Oi o meu ele tá com uma bolinha rosa na palpebra de cima será que é a mesma coisa.?

    ResponderExcluir
  42. Eu tenho um labrador fêmea de 3 meses e ela está com esse prolapso da glândula, mas o rapaz do pet shop falou que não é necessário a cirurgia, que eu posso fazer compressa nos olhos e que eles podem voltar ao normal, mas ele nao soube me explicar como fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu poodle teve nos dois olhos lavei com soro fisiológico geladinho e após secar cm fadinha apliquei pomada keravit... acabou o problema quase nos dois primeiros dias... deve continuar o tratamento durante dez dias duas veze ao dia. Se não resolvesse a veterinária havia dito pra procurar clínica para procedimento que não retirasse a glândula por isso sectária o olho e comprometeria a saúde oftálmica do meu caozinho

      Excluir
  43. Tenho um labrador fêmea de 03 meses, ela também começou a ter esse prolapso ontem 10/02/2016 fiquei até assustada porque em labradores são raros, o veterinário falou que não é necessário cirurgia, que eu posso está fazendo compressa e massagem nos olhos. Quero saber de quanto em quanto tempo posso está a compressa se é com bolsa morna ou fria se passo algum tipo de colírio?

    ResponderExcluir
  44. Tenho um shih tizu de dois meses com esse problema, usei keravite mas não desapareceu, empurrei a glândula p dentro, mas as vezes ela volta, acho q o jeito é operar

    ResponderExcluir
  45. Qual o valor dessa cirurgia minha cachorra tá assim

    ResponderExcluir
  46. Oi eu queria saber quanto e esa cirurgia e queria saber ce tem como cuida em casa miajudem porfavo

    ResponderExcluir
  47. Pra quem fez tratamento com colírios espero fisiológico, quanto tempo demorou para voltar ao normal??

    ResponderExcluir
  48. Pra quem fez os tratamentos em casa com colírio espero fisiológico, depois de quanto tempo que voltou ao normal o olho??

    ResponderExcluir
  49. tenho uma mestiça ,husky com fila brasileiro de 6 anos, que tem sindrome do olho seco, devido a problemas na tireoide e é atopico .Ela estava bem controlada com os hormonios e a cerca de 1 mes principalmente o olho esquerdo está com uma pele muito vermelha subindo em direçao da bolinha dos olhos , com alguns lugares querendo lesionar. Ja estou usando corticoides que uso ha como sos e o colirio com condroitina para umidificação, mas estou sem resultado. Estou atrás de um oftalmo e não encontro um que eu possa pagar. alguém pode ajudar?

    ResponderExcluir