quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Dicas para viajar em segurança com o seu animal de estimação

Para algumas pessoas as férias não são a mesma coisa se não puderem levar o seu amigo de 4 patas. Apesar disso, as viagens podem ser muito stressantes, tanto para o dono, como para o animal, por isso deve ser feita alguma preparação prévia para assegurar que a viagem é segura e confortável para todos.
Viajar com um animal envolve mais do que metê-lo na traseira do carro e ir vigiando, principalmente se a viagem for longa ou estiver fora por uma longa temporada. Aqui ficam algumas dicas para o ajudar a preparar uma viagem segura e sem imprevistos:

- Mantenha o seu animal seguro numa caixa de transporte bem ventilada: há uma enorme variedade de transportadoras feitas de metal, plástico ou tecido. Seja qual for a sua escolha assegure-se que o seu animal pode manter-se de pé, sentar-se, deitar-se e virar-se dentro dela. É aconselhável habituar o seu animal à transportadora ainda no conforto da sua casa com a devida antecedência.

- Prepare o seu animal para a viagem, levando-o para uma série de pequenas viagens de carro e aumentando o tempo da viagem gradualmente. Certifique-se que a transportadora está segura ao banco ou ao carro para não se virar em caso de uma travagem brusca.

- O esquema de alimentação do seu animal no dia da viagem deve começar com uma refeição ligeira 3 a 4 horas antes da viagem (se o animal enjoar aconselha-se não dar de comer nas 6 horas anteriores). Se a viagem for longa deve fazer diversas paragens para lhe dar água e comida, nunca o alimente com o carro em movimento.

- Nunca deixe o animal sozinho dentro do carro. Num dia de calor, mesmo com as janelas abertas, um veículo pode tornar-se um forno em pouco tempo e o animal pode fazer um golpe de calor. Quando o tempo está muito frio, o carro pode funcionar como um frigorífico, mantendo o frio lá dentro e provocando hipotermia.

- O que deve incluir no kit de viagem do seu animal de estimação? Além dos documentos do seu animal, taça da comida, ração, trela, escova/pente, sacos para os dejectos, kit de primeiros socorros e medicação, deve levar também brinquedos e uma manta/cama a que o cão esteja habituado.

- Certifique-se que o seu animal tem um microchip e uma chapa na coleira com os contactos do dono.

- Não permita ao seu animal andar com a cabeça fora da janela pois pode ser magoado por algum objecto exterior. Mantenha-o no banco traseiro, recorrendo a uma transportadora ou um cinto de segurança para animais e um peitoral.

- Se vai viajar para o estrangeiro tenha em conta muito provavelmente será necessário pelo menos o passaporte e a vacina da raiva em dia para poder viajar. Informe-se com o seu médico veterinário sobre todos os requisitos do país de destino.

- Se as viagens forem muito frequentes pode valer a pena investir em coberturas impermeáveis para os estofos do carro.

Adaptado de ASPCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário