segunda-feira, 24 de novembro de 2014

As raças de cães mais populares e os problemas de saúde mais frequentes



Husky Siberiano 
Doenças auto-imunes: O Husky tem predisposição para doenças auto-imunes. Isto é, o sistema de defesa ataca e destrói tecidos saudáveis do próprio corpo. Estas condições causam normalmente feridas cutâneas e perda de pêlo, principalmente na face e conduz a problemas oculares, como glaucoma e cataratas.

Pug 
Problemas oculares: Devido à conformação da cabeça e aos olhos esbugalhados, o Pug tem tendência a ter problemas oculares. Um dos problemas mais sérios é a saída do olho da órbita ocular, após um acidente ou luta entre cães. Se isso acontecer, proteja o olho com um pano húmido e procure o seu médico veterinário. Ele consegue recolocar o olho do seu animal, contudo a capacidade visual do olho vai depender da gravidade do problema.

Pastor Alemão 
Displasia da anca: Nesta doença os ossos da anca não encaixam de forma adequada, o que causa dor, artrite e problemas de locomoção. Quando procurar um cachorro desta raça, garanta que o criador já fez o despiste de displasia da anca dos seus progenitores, uma vez que parentes com ancas saudáveis estão mais propensos a ter cachorros sem problemas.

Labrador Retriever 
Obesidade: Qualquer cão pode ter excesso de peso, mas o Labrador parece estar mais predisposto. Como nas pessoas a obesidade causa problemas de saúde, e como a prevenção é mais fácil do que perder peso, procure o seu médico veterinário e defina um plano dietético a seguir. Os Labradores necessitam de exercício diariamente e se o seu cão está sempre a pedir-lhe comida, pode experimentar dar-lhe cenouras cruas, feijão-verde e maça.



Beagle 
Epilepsia: A epilepsia é uma doença neurológica que causa convulsões e parece ser mais comum em Beagles do que em outras raças de cães. Cães com epilepsia usualmente têm a primeira convulsão entre os 6 meses e os 3 anos de idade. Apesar das convulsões não terem cura, quando as convulsões se tornam frequentes (mais de 1 vez por mês), estas podem ser controladas com medicação anticonvulsiva.

Boxer 
Cancro: Esta raça tem maior risco de desenvolver certos tipos de tumor como, linfoma (tumor dos gânglios linfáticos) e mastocitomas (tipo de tumor da pele). Em ambos os casos, os tumores são normalmente detectados como uma protuberância anormal ou inchaço no corpo do seu animal. Têm tratamento, mas é importante serem diagnosticados o quanto antes. Se tem um Boxer seja cauteloso e esteja atento a qualquer protuberância que apareça no seu corpo.

Pinscher 
Problemas cardíacos: A cardiomiopatia dilatada (CMD) é um problema cardíaco sério, em que as paredes das câmaras cardíacas estão mais finas do que o normal e o coração não consegue bombear o sangue de forma adequada. Os donos muitas vezes não se apercebem do problema até que o cão desmaie. Como este problema é muito frequente nestas raças é aconselhável fazer uma revisão anual da condição cardíaca do seu animal. A medicação pode regular o ritmo e melhora a capacidade do coração bombear o sangue, mas não existe cura.

Cocker Spaniel 
Infecções dos ouvidos: Como tem orelhas pendentes e peludas é frequente desenvolverem otites. A melhor forma de prevenir é com limpeza dos ouvidos de duas em duas semanas e ocasionalmente virá as orelhas para cima de forma a que o ouvido consiga respirar. Para além disso, os pêlos que crescem no seu interior devem ser arrancados ou aparados com tesoura, de forma a deixar o canal limpo e mais seco possível.

Yorkshire Terrier 
Shunt porto-sistémico: É um defeito congénito vascular comum em raças pequenas como o Yorkshire. A veia porta transporta toxinas do intestino para o fígado que as elimina da circulação sanguínea. Com este defeito o sangue não passa no fígado e as toxinas não são eliminadas. É comum observar-se um fraco crescimento do animal, vómito e convulsões. Muitas vezes, o shunt porto-sistémico pode ser corrigido com cirurgia e o animal poderá ter uma vida normal e saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário