segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ossos – NÃO SÃO BOA IDEIA

Existe uma crença popular de que é natural os cães roerem ossos. Mas dar ossos aos cães é prejudicial para a sua saúde. Para além do mal que podem fazer, os ossos não servem de alimento, pois os ossos não são digeridos, não tendo qualquer valor nutritivo.


As 10 principais razões para não dar ossos ao seu cão:

  1. Dentes partidos: ficam mais sensíveis a abcessos e implicam a realização de cirurgias para retirar ou tratar o dente.
  2. Lesões da boca ou da língua que sangram bastante e causam dores e infecções que impedem o animal de comer.
  3. Ossos presos nos dentes ou na garganta causam dores e pânico ao animal obrigam muitas vezes à sedação do cão pelo veterinário para poder retirar o osso.
  4. Ossos presos no esófago (tubo que leva a comida da boca até ao estômago) fazem com que o cão se engasgue, salive em excesso e não permitem que ele coma ou beba. O osso tem de ser retirado o mais rapidamente possível para evitar que haja perfuração do esófago e infecções associadas, recorrendo a endoscopia ou cirurgia.
  5. Entrada de ossos na traqueia (aparelho respiratório) podem acontecer se um pequeno fragmento for aspirado e provocam dificuldade respiratória grave. Trata-se de uma urgência pois o animal corre risco de sufocar.
  6. Ossos encravados no estômago porque apesar de entrarem bem no estômago podem ser demasiado grandes para sair. Pode ser necessário retirá-lo através de uma endoscopia ou cirurgia ao estômago.
  7. Ossos no intestino delgado podem causar bloqueios intestinais associados a dores abdominais e vómitos. Podem causar morte do animal e só se resolvem com cirurgias dispendiosas.
  8. Obstipação devido a fragmentos de ossos, ou seja, dificuldade ou impossibilidade de defecar. Isto ocorre porque as pontas afiadas dos ossos fazem feridas no intestino e recto à medida que se vão movimentando e provocam dores ao cão. As fezes ficam demasiado duras e não moldadas e podem não conseguir sair. Estas situações necessitam de tratamento veterinário imediato para permitir que o cão volte a defecar.
  9. Sangue nas fezes ou sangramento pelo recto devido a lesões causadas pelos ossos são situações muito graves e que podem causar bastante transtorno em casa devido à sujidade.
  10. Peritonite que é uma infecção abdominal generalizada grave que causa a morte do animal. Pode ser originada pela perfuração do intestino ou estômago por um osso que faz com que o conteúdo saia para o abdómen.

Todas estas situações são motivo para uma consulta veterinária para identificar o problema e tratá-lo da melhor forma o mais rapidamente possível. A falta de tratamento adequado pode levar à morte do seu cão.

Qualquer tipo de osso, seja de que animal for e de que tamanho for, desde que possa ser roído e engolido pode causar sérios danos ao animal pelo que é desaconselhado. Por isso deve sempre manter os ossos que sobram das refeições fora do alcance do seu cão e dar-lhe apenas ossos de brincar, apropriados para serem roídos sem causar problemas de saúde.

Lembre-se sempre que ao dar um osso ao seu cão pode causar-lhe problemas sérios que vão levar a tratamentos e gastos que facilmente poderiam ser evitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário