terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Maneio de Porquinhos-da-índia


Os porquinhos-da-índia (Cavia porcellus) são uma espécie de roedores que teve origem na América do Sul e que actualmente muitas pessoas têm nas suas casas como animal de estimação. Existem diversas raças com pelagens muito variadas mas quase todos são bastante resistentes e adaptam-se a diferentes habitats. São animais sociais pois na natureza vivem em grupos que podem chegar aos 10 indivíduos mas não é aconselhável juntar dois machos para não haver lutas entre eles.
Em cativeiro podem viver até 6 anos no máximo, quando mantidos com as condições adequadas. São animais de hábitos nocturnos por isso é normal serem mais activos durante a noite e dormirem durante o dia.
O seu peso varia entre as 800 gramas e os 1.5 kg, sendo os machos maiores do que as fêmeas.

Alimentação
Uma vez que são animais herbívoros devem ser alimentados com ração própria para porquinhos-da-índia, feno e podem também ser dadas frutas e legumes frescos (excepto alface que pode causa problemas intestinais).
O comedouro deve ser feito de material resistente que não possa ser roído e o bebedouro deve estar suspenso para que não sujem a água.
O feno é essencial para assegurar que os dentes de crescimento permanente (como os dos coelhos) se gastem de forma adequada e deve ser fornecido diariamente. Também podem ser colocadas pedras minerais que eles podem roer para ajudar a desgastar os dentes incisivos.
Como esta espécie tem a particularidade de não conseguir sintetizar vitamina C a sua alimentação deve ser suplementada com frutas e verduras ricas neste componente como os brócolos, salsa, couve-flor e kiwi.

Alojamento
Os porquinhos-da-índia devem ser mantidos em gaiolas com pelo menos 2 metros quadrados por animal, com uma parede de pelo menos 30 cm de altura e bem ventiladas. A gaiola pode ter vários andares para que o porquinho possa escalar e exercitar-se.
O fundo da gaiola deve ser revestido com serradura, jornal ou outros substratos apropriados para estes animais. Seja qual for o revestimento utilizado deve ser todo retirado pelo menos uma vez por semana e a gaiola completamente lavada com água e sabão neutro. Estes animais normalmente escolhem uma zona da gaiola para urinar e defecar que deve ser limpa diariamente.
Os porquinhos-da-índia não devem ser alojados em locais quentes, húmidos ou onde haja luz solar directa. A temperatura ambiente ideal é cerca de 21ºC pois a temperaturas superiores a 28ºC podem sofrer golpes de calor que são fatais.
É aconselhável dar ao animal um local onde se possa esconder podendo usar-se um objecto de madeira, plástico ou cerâmica colocado dentro da gaiola.

Reprodução
A puberdade começa por volta dos 3 meses, altura a partir da qual as fêmeas fazem cios de 15 em 15 dias. Se não pretender fazer criação de porquinhos-da-índia deve separar os machos das fêmeas antes desta idade.
O período de gestação desta espécie é de cerca de 2 meses e as ninhadas têm normalmente entre 2 a 4 porquinhos mas podem ser maiores. No período de gestação a alimentação deve ser reforçada e deve-se evitar manusear as fêmeas pois são muito sensíveis e podem ter partos prematuros.
A fêmea pode ter novo cio 6 a 8 horas após o parto e por isso deve ser separada dos machos para não acasalar novamente.
Os bebés nascem já com os olhos abertos e começam a comer alimentos sólidos na 1ª semana de vida. O seu desmame é feito aos 21 dias, altura a partir da qual devem ser separados da mãe.

Desparasitação e problemas médicos mais comuns
Os porquinhos-da-índia não necessitam de ser vacinados, apenas precisam de ser desparasitados pelo menos de 6 em 6 meses. Deve aconselhar-se com o seu médico veterinário para saber quais os produtos mais indicados para cada caso.

Alterações cutâneas: as doenças de pele são dos problemas mais comuns nesta espécie. Tal como a maioria dos outros animais podem ter infestações por pulgas, carraças ou piolhos que se alimentam do seu sangue e lhes causam muita comichão. A desparasitação periódica evita e elimina estes parasitas.
Podem ainda ter infestações por ácaros ou fungos que causam descamação e zonas sem pêlo.
Se o alojamento não for feito numa gaiola adequada ou se a limpeza dos alojamentos não for feita de forma adequada podem desenvolver infecções nas patas que se apresentam inchadas e sem pêlos.

Alterações gastrointestinais: podem ser causadas por alimentos aos quais o animal é intolerante, por alterações da flora intestinal ou por obstrução por objectos que roam. Se houver falta de apetite ou diarreia o animal deve ser levado ao médico veterinário.

20 comentários:

  1. Boas,alguem me pode dizer quantas vezes se da o zelden para desparatizar uma porquinha da india?? Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bom dia

    Para serem desparasitados os porquinhos-da-índia devem ser pesados e observados por um médico veterinário de forma a que possa ser dada a dosagem e o medicamento mais adequado a cada caso.

    ResponderExcluir
  3. eu tenho um porquinho da india parecido ao de cima

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber onde posso adquirir essa gaiola .... è tuddo que estou procurando para meu queridinho

    ResponderExcluir
  5. patyrayssa@hotmail.com5 de maio de 2011 às 17:16

    ola, gostei muito do site, mas uma coisa que me chamou a atenção é a gaiola. onde posso achar essa mesma gaiola? adorei. queria uma da mesma. onde posso achar, pq o meus preás estão solto no quintal e eu tenho um gato e ele fica so de olho. tenho medo dele acabar pegando eles. por favor gostei muito dessa gaiola me diz onde posso ter uma da mesma???????? obrigada

    ResponderExcluir
  6. adoooooooooorrrooooo eu ja tive porquinho da india ele falheceu mais amavaaaa ele....

    ResponderExcluir
  7. eu tenho uma criação enorme ,e gosto muito dos meus amiguinhos

    ResponderExcluir
  8. Eu tinha uma porquinha chamada GABI ELA ERA MUITO CARINHOSA E ADORAVA VER TV COMIGO DEITADINHA NO MEU COLO, MAS ELA INFELIZMENTE FALECEU!!1SAUDADES VOU SENTIR MUITAS DE TI MINHA AMIGA E QUERIDA PORQUINHA DA ÍNDIA GABI... EDUARDO

    ResponderExcluir
  9. tenho 8 porquinhos,adoro eles,minha femea pariu recentemente 5 filhotes.

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal, mt bom esse post, algum de v6 sabem me orientar sobre onde encontrar porquinhos da india de pelos longos, ou se há uma forna de tratamento para que os pelos cresçam um pouco mais????

    arielguimaraes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  11. os porquinhos-da-india transmitem auguma doença??????

    ResponderExcluir
  12. eu tinha uma porquinha da india chamada roqueyra ela erra lida pelo logo ea sua irmã doli as duas erram as minhas favoritas do meu quintau...Mas um dia eu ouvi elas gritando quamdo sai dois cachorros as pegarao as doas au mesmo tempo quado comçegi pegalas nao tinha soluçao . doli morrel primeirro nas minhas mao a roqueyra logo em segida . hoje tenho so 5 na familia,obrigado por ler

    ResponderExcluir
  13. ONDE ACHAR UM BEBEDOURO PACOTE DE RAÇAO E UMA CASINHA EM TANGARRA DA SERRA MATO GROSSO PERTO DE CUIABA

    ResponderExcluir
  14. Como trato de um porquinho com depressão?

    ResponderExcluir
  15. qual os preços para colocar um micro chip num animal destes?

    ResponderExcluir
  16. Existem 15 porquinhos da Índia para doação na faculdade da Usp, senão conseguirem, todos serão sacrificados. Alguém conhece quem poderia ficar com um deles? Obrigada

    ResponderExcluir
  17. Existem 15 porquinhos da Índia para doação na faculdade da Usp, senão conseguirem, todos serão sacrificados. Alguém conhece quem poderia ficar com um deles? Obrigada

    ResponderExcluir