sábado, 28 de agosto de 2010

Intoxicação por rodenticidas anticoagulantes - VENENO PARA RATOS

O uso de raticidas ou rodenticidas é muito comum no dia-a-dia para eliminar ratos e outros roedores indesejados. Por isso são uma forma habitual de envenenamento em cães e gatos quer por ingestão directa do produto ou por caçarem roedores envenenados.

Os cumarínicos (warfarina, brodifacoun, difenacoun, bromadiolona, entre outros) são as substâncias mais usadas para matar ratos e outros roedores. Todos eles actuam como antagonistas da vitamina K impedindo a formação de factores de coagulação do sangue no fígado e provocando hemorragias graves por todo o organismo. Isto causa uma morte lenta e assim os ratos não associam a ingestão do produto à morte, tornando-se mais eficaz do que outros raticidas que causam morte imediata. Normalmente são vendidos na forma de pós sem cheiro nem sabor ou como iscos com cores e cheiros apelativos para os animas.

Devido à sua acção lenta é necessária a ingestão de grandes quantidades ou de doses repetidas do produto para causar a morte de qualquer animal. Algumas doenças e medicamentos que provoquem deficiência nos factores de coagulação podem fazer com que os animais fiquem envenenados com menos quantidade de rodenticidas.

Os sintomas apresentados são:

- Fraqueza

- Depressão

- Mucosas pálidas

- Vómito com ou sem sangue

- Diarreia com sangue

- Hemorragias na pele e mucosas (petéquias)

- Sangramento pelo nariz

- Anemia

-Taquicardia

- Dificuldade respiratória devido a hemorragia pulmonar

- Choque

- Morte devido a hemorragia cerebral ou generalizada

O diagnóstico é feito com base na história de uso de raticidas cumarínicos na zona frequentada pelo animal, através de análises sanguíneas e também de radiografia e/ou ecografia.

O tratamento é feito tentando que o animal elimine o produto ingerido através de lavagens gástricas e carvão activado, administração de fluidos (soro) e pela administração do antídoto, a vitamina K1 por períodos mais ou menos prolongados. Em casos mais graves pode ser necessária uma transfusão de sangue.

Para prevenir este tipo de intoxicações deve evitar-se o uso destes raticidas em zonas frequentadas por animais e não deixar as embalagens ao seu alcance. No caso dos gatos deve evitar-se que apanhem ratos uma vez que além de transmitirem doenças podem estar envenenados.

6 comentários:

  1. Perdi dois cachorros que morreram desta maneira, um semana passada e outro hoje. Lamento que os veterinários não identificaram esta infecção uma vez que é tida como comum.

    ResponderExcluir
  2. Meu caozinho está nesse quadro, nao sei mais o que fazer. Fico revoltada por isso ter acontecido por pura imprudencia do veterinario, agora ele esta entoxicado com o veneno que o veterinario receitou para carrapato. Ele esta com a lingua toda enrolada e para ele nao cortar mais a lingua tivemos que colocar um pedaço de madeira pra ele poder respirar e ver se ele consegue sobreviver, mais cada vez que o vejo desse geito debilitado perco a esperança. Boby tem 7 meses e mesmo quase em como reconhece minha voz e fica com a respiração mais rapida quando ouve minha voz. Meu Deus que dor, o que devo fazer? Sera que ele ainda tem chance de sobreviver?

    ResponderExcluir
  3. Se poder responder estou no email: ericabiol@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Comum mas difícil de diagnosticar, muitas vezes não tem sinal clínico algum e o proprietário não percebeu a ingesta do tóxico.

    ResponderExcluir
  5. Mesmo com o diagnostico é muito difícil tirar o animal desse quadro .. Vocês não estudam para isso então não julgue o trabalho do profissional.
    É muito mais difícil e complexo do que imaginam..
    atenciosamente, estudante de Medicina Veterinária.

    ResponderExcluir
  6. O meu gatinho está com esse problema e eu e minha familia estamos desesperadas, já compramos o carvao activado e demos metade mas por ele estar fraco ainda nao demos tudo, eu nao sei se o que ele tem eh envenenamento por chumbinho ou por esse de rato, só espero que ele melhore logo pois doi em mim ver ele sofrendo

    ResponderExcluir