segunda-feira, 8 de março de 2010

Redução de despesas com animais domésticos (IVA e IRS)

Os animais domésticos são cada vez mais vistos como elementos integrantes da família. Somos confrontados diariamente com a questão: Porque não é possível deduzir as despesas médicas com animais em IRS?

A esperança de vida dos animais é cada vez maior e os seus proprietários vêem-se por vezes com despesas que trazem constrangimentos no orçamento familiar. Muitas vezes um valor elevado para uma despesa de saúde do animal de estimação implica a difícil decisão de eutanásia. Medidas, como a esterilização e castração, importantes para evitar a sobre população animal e diminuir o abandono e maus tratos a animais, são caras e existem poucos apoios financeiros. Os animais não possuem sistema nacional de saúde e os seguros de saúde para animais ainda não estão muito generalizados.

No nosso país os animais e as despesas com eles são vistos como um luxo. Mas como disse Mahatma Ghandi, a grandeza de um povo vê-se pela forma como trata os seus animais.

Um grupo de cidadãos reuniu-se e fez uma petição à Assembleia da República solicitando a redução do IVA e a dedução de despesas com animais no IRS.

Se concorda, assine a petição on line: http://www.peticaopublica.com/?pi=Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário