terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cuidados a ter no Inverno

Quando o Inverno chega e as temperaturas começam a baixar há cuidados especiais que se devem ter com os animais de estimação para que eles se mantenham saudáveis. O pêlo que alguns animais possuem pode ser suficiente para os proteger do frio mas há mais perigos a ter em conta.- Hipotermia: se estiverem temperaturas negativas ou mau tempo (chuva por ex.) os animais não devem ser deixados na rua ou fechados dentro de carros durante muito tempo, principalmente os jovens e idosos que são mais susceptíveis ao frio. Se o animal não puder ou não quiser entrar em casa deve-lhe ser dado um local onde se possa abrigar (casota, garagem, arrecadação) para evitar que ele fique doente ou que procure abrigos perigosos. Caso opte por uma casota, esta não deve ser demasiado grande para o animal, deve ser isoladas do vento e da chuva e deve ter a porta abrigada do vento. Dentro da casota ou da garagem deve ser posta uma cama, um cobertor seco, palha ou um estrado onde dormir para que não esteja em contacto com o frio e a humidade do chão. Em cães de pêlo curto pode ser necessário vestir roupa apropriada para os proteger do frio quando saem à rua.

- Problemas articulares: ocorrem sobretudo em animais idosos e devem ser vigiados pois muitas vezes agravam-se com o frio. Se esse for o caso do seu cão/gato deve consultar o médico veterinário para que este lhe indique quais as medidas a tomar.

- Banhos: se der banho ao seu cão/gato seque-o muito bem de seguida e não o deixe sair à rua se não tiver a certeza de que ele está completamente seco.

- Bebedouro: em dias mais frios deve ser verificado várias vezes por dia para se certificar que a água não gelou impedido o seu animal de beber.

- Anti-congelante para automóveis: é um produto químico muito tóxico para os animais de estimação mas que eles lambem por ser doce. Quando o colocar no seu automóvel deve fazê-lo em locais em que o animal não tenha acesso ou limpar bem os locais onde possa ter sido entornado. Quando passear o cão deve ter cuidado de não o deixar lamber poças de água na rua nem as patas pois podem conter este químico. Os sintomas em caso de ingestão são vómitos e andar cambaleante.

- Neve/gelo: podem provocar queimaduras nas patas, orelhas e nariz se o animal permanecer muito tempo em contacto com uma superfície gelada. Evite passear o seu animal em zonas onde é espalhado sal e químicos para derreter a neve que são prejudiciais para a saúde. Quando o seu cão/gato regressar da rua deve lavar-lhe as patas.

- Carros: nos dias frios deve-se ter cuidado pois os gatos muitas vezes procuram abrigo dentro do motor o que pode tornar-se fatal. Para evitar que isso aconteça é aconselhável bater no capot ou buzinar antes de arrancar para os tentar assustar.


Aproveite esta época de frio e venha visitar a cidade mais alta de Portugal mas venha agasalhado.

Um comentário:

  1. Oi pessoal vou compartilhar a dor que estou nesse momento resgatei duas gatinhas mais ou menos com dois meses e as duas entraram no cio, fui até uma loja de produtos agrícolas e de ração e comprei e apliquei a injeção anticoncepcional e dias depois observei que as mamas estava todas enormes e quando as levei ao veterinário foi dito que elas estava com hiperplasia mamária ontem fiz a cirurgia das duas e nem uma das duas sobreviveram. Peço a todos que divulgue e façam campanhas que seja PROIBIDA à venda dessas injeções as autoridades do conselho de veterinária devem se manifestar e pedir ajuda até ao Ministério Público.O meu sofrimento é enorme "AJUDE".

    ResponderExcluir