segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Dentição dos cães

O cão adulto possui 42 dentes (20 na mandíbula superior e 22 na mandíbula inferior) e o cachorro tem 32. Ao nascer os cachorros não têm dentes. Os dentes de leite surgem a partir do 20º dia até à 5ª semana. Em seguida todos os dentes de leite são substituídos pelos definitivos entre o 4º mês e o 7º mês. As datas de erupção e muda podem variar em função da raça.

A formula dentária dos dentes definitivos do cão é: 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 4 molares em cima e 6 incisivos, 2 caninos, 8 pré-molares e 6 molares em baixo.


Os cuidados com os dentes devem começar desde a mais tenra idade.

Verifique se os dentes de leite caíram. A permanência dos dentes de leite pode trazer vários problemas na saúde oral do seu animal.

Habitue o seu cachorro à escovagem dos dentes e à manipulação da boca.

Forneça uma alimentação correcta, evitando sempre os doces.

57 comentários:

  1. esta pagina deu jeito para o trabalho de CN

    ResponderExcluir
  2. Tenho um cãozinho de SRN de tamanho pequeno, já fez três anos e agora estão aparecendo na arcada dentária inferior duas pontinhas afiadas e duras com aspecto de dentes, seriam dentes de nascimento tardio??? Ou será alguma má formação osséa do maxilar???

    ResponderExcluir
  3. Com 3 anos não deveriam estar a nascer dentes. Tem a certeza que só surgiram agora? O ideal era leva-lo ao seu médico veterinário porque sem ver é difícil dizer o que será.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Meu cão tem 15 meses e os dentes pre-molares ainda não nasceram. Será que esses dentes não irão nascer mais?

    ResponderExcluir
  5. Aos 15 meses a dentição já deveria estar completa. Alguns animais podem ter menos dentes do que a fórmula normal (anodontia) ou podem ter ficado com alguns dentes inclusos.
    Faltam-lhe todos os pre-molares ou só alguns?
    Se quiser ter a certeza do que se passa com o seu animal consulte o seu médico veterinário.

    ResponderExcluir
  6. Minha cadela de 7 meses e meio fez uma cirurgia para retirar dentes de leite que estavam juntos com os permanentes. Durante a cirugia foram retirados dois incisivos de baixo que tambem eram de leite no entanto nao havia aparecido ainda os permanentes para evitar futura cirurgia e anestesia geral. No entanto ando preocupada, estes dentes vão nascer? O que posso fazer para auxiliar no seu surgimento?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde tenho uam cadela com 1 ano e 7 meses da raça Bull Terrier ,ela já mudou todos os seus dentes, só estar faltando 4 dentes, que são os 2 pré-molares superior e 2 pré-molares inferio , eu gostaria de saber se isso e uma falha em sua dentiçao ou ainda tem alguma oportunidade de nascer seus dentes ainda ?
    Existe uma iadade certa para que os caes mudem seus dentes permanentes ?
    aguardo resposta abração todos ...

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, minha cachorrinha tem 2 pra 3 anos, o dentinho dela está mole, é normal? O que devo fazer?? Beijos..

    ResponderExcluir
  9. Dentes moles não é normal. Consulte o seu médico veterinário.

    ResponderExcluir
  10. ola tarde tenho uma cadela pastor belga de 4 meses e ele esta a ser treinada para morder, para praticar um desporto chamado de mondioring.
    e ontem num treino a morder uma manga perdeu 3 dentes incisivos superiores. o que axa?
    será melhor parar com o treino durante algum tempo?

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu ganhei um filhote de poodle, me disseram que é toy, e que está com 2 meses, ele é bem espertinho e está comendo ração Fino Trato super premium para filhotes, como posso saber se está mesmo com 2 meses de idade? Ele tem os dentes incisivos, caninos, e alguns no fundo que não sei dizer se são pre-molares ou molares superiores e inferiores, parece que tem uma falha de dentes depois dos caninos e depois começa uns dentes maiores.
    Alguem pode me responder?
    Obrigada pela atenção!
    Magda

    ResponderExcluir
  12. Olá tenho um bull terrier filhote e a denticão dele não se encaixa. Os dentes inferiores são um poucos afastados e o canino de baixo fica alojado na gengiva. Tem tratamento ? Isso é normal em cães novos ?

    ResponderExcluir
  13. Ola!!
    Achei um cão na rua, não consigo indentificar a raça, acho que é misturado. Ele tem a fisionomia de um pinche so que com um porte maior, pelo rasteiro preto com partes do pescoço, patas, fucinho e sombrancelhas marrom e com machas branca no pescoço e nas duas patas traseiras, ja estou com ele desde o dia 13 de fevereiro de 2012, quando o peguei notei que ele ja havia dentição até os pre-molares, já o vermifuguei e hoje apliquei a segunda dose da vacina. Com esses dados da para saber mais ou menos a idade dele?

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde
    Tenho um cão muito velho, que já não tem os incisivos.Gostaria saber que idade pode ter?
    C.S.C

    ResponderExcluir
  15. Ola minha cachorrinha tem 9 anos , os dentes dela ja cairão e naseceram d novo , ai cairão os dentes dela a uns 6 meses atraz e ela ficou sem dente , e agora estão nascendo novos dentes! oq sera q esta acontecendo?

    ResponderExcluir
  16. Olá, minha cadela possui apenas 4 incisivos na arcada inferior, isso e normal? ela e da raça poodle... obrigada

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, estávamos preocupados, pois temos um Lhasa Apso, nosso bebê, rsss, fez 4 meses e os dentes começaram a cair, mas não sabia que os cães também trocavam os dentes, cheguei do serviço e o veterinário já estava fechado,procurando informações encontrei aqui, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  18. meu cachorrinho é srd , e tem 42 dias de nascido e percebi q a mandibula inferior é maior q a superior , sera se qd ele crescer vai ficar assim?

    ResponderExcluir
  19. Minha bulldog francêsa tem 3 meses e caíram quase todos os dentes da frente. Um está mole. É normal com essa idade? Ela acabou de fazer 3 meses.

    ResponderExcluir
  20. Meu cachorro tem 8 meses , percebi que ele tem duas fileiras de incisivos superior, ele é raça não definida, isso é normal? obrigada!

    ResponderExcluir
  21. meu cachorro tem 3 anos e o primeiro dente dele caiu ontem isso é normal ?

    ResponderExcluir
  22. boa tarde, adotei u cachorro e não sei quanto tempo ele tem .. pelos dentes acho que mais de 3 meses... até que idade um cachorro cresce?

    ResponderExcluir
  23. Ola meu cachorrinho tem 4 meses e já tem dentes de leita mais agora eu fui notar que está nascendo dentes atras dos de leite uma fileira como os dentes no ramal mais um atriz do outro e não sei o q fazer é normal isso acontece ? Logo apos vai cair os de leite e ficar somente os definitivos ??? Me ajudem por favor rápido por favorrr :-( ???? !!!!

    ResponderExcluir
  24. Olá bom dia
    meu cão perdeu os dentes incisivos posteriores.Isto é normal?

    ResponderExcluir
  25. ola o meu cao tem 8 caninos , 4 por cima e por baixo . È normal?

    ResponderExcluir
  26. eu tenho um filhotinho de puldol com 45 dias e nao tem nenhum dente, isso e normal ?sera que ainda vai nascer, ou pode nao nascer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá os dentes dela já nasceram? Tenho 2 yorks com 45 dias e um é completamente sem dente e a outra tem somente alguns de trás...

      Excluir
    2. Meu filhote tbm não tem nenhum dente e tem dois meses...

      Excluir
    3. Eu tenho dois filhotes de poodle com 1 mês e 18 dias. Uma não tem nenhum dente, e o outro já morde tudo. É normal??

      Excluir
  27. olá.
    Tenho uma feminha de lhasa apso, ela está com 70 dias, os dentes inferiores dela, não são desenvolvidos, ela não tem os caninos nem os incisivos... estão começando a se forma agora... isso é normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eo mesmo caso da minha a sua ainda n nasceram os dentes ?

      Excluir
  28. oi eu tenho um casal de vira latas,ambos tem 45 dias,sao irmaos,o macho ja tem dentes mas a femea ainda nao,isso e normal?to preocupada!

    ResponderExcluir
  29. Li um comentário a cima de uma moça q disse q a cachorrinha dela tem 9 anos já fez a troca dos dentes de leite quando filhote e na idade q se encontra estava trocando novamente...a minha é a mesma função, ela tem 8 anos, já fez a troca quando filhote e esta caindo novemente e nascendo de novo? Isso tem alguma chance de acontecer???

    ResponderExcluir
  30. Ola, tenho um filhote de Lhasa, esta com 2 meses e não possui nenhum dente. Ele se alimenta de papinha para cães. Será que ainda vai nascer algum dentinho??

    ResponderExcluir
  31. Ola boa tarde
    eu tenho um Lulu da Pumerânia e ele tem 3 anos de idade e ainda tem ainda um dente de leite na parte inferior e é um canino, eu não sei se tiro ou deixo pois ja devia ter caido juntamente com os outros dentes de leite para poder nascer o definitivo, ja levei ao veterinario e ele diz que o dente pode cair por si só, mas o meu cão em vez de lamber corretamente ele sempre coloca a lingua para o lado direito e vejo o dente do lado direito ficando deformado ou seja inclinando para o lado direito cada vez mais. Alguem aqui no forum tem um caso parecido com o do meu cão ? Alguem pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
  32. tenho um dauchund com quase 4 anos ontem vi um dente q caiu parece um molar ...achei estranho encontrei em cima da caminha dele...isso é normal?

    ResponderExcluir
  33. Olá tenho um cachorro de 6 anos e os dentes dele estão caindo oq pd se??

    ResponderExcluir
  34. Olá tenho um cachorro de 6 anos e os dentes dele estão caindo oq pd se??

    ResponderExcluir
  35. Olá tenho um cachorro de 6 anos e os dentes dele estão caindo oq pd se??

    ResponderExcluir
  36. Oi bom dia
    minha cadela teve uma ninhada om 7 filhotes
    Eles estão com 41 dias
    6 deles já tem dentes e um está completamente banguela
    os dentes dele ainda nasceram?
    Qual será o motivo de não ter nascido ainda?
    Posso dar alguma coisa pra auxiliar o nascimento dos dentes?

    ResponderExcluir
  37. Boa Tarde,
    Vi uma reportagem falando sobre barra mastigavel odontológica, que ajuda a diminuir e retardar o tártaro no cão, porém não encontrei em lugar algum. O que são elas e funcionam realmente?

    ResponderExcluir
  38. Olá minha cadela tem 2anos e meio e hoje a peguei mastigando um dente dela. É possível que ela ainda está trocando o dente de leite?

    ResponderExcluir
  39. Boa noite!
    Tem um filhote macho da raça pinscher número 0, ele tem 7 meses.. reparei que alguns dentes inferiores caíram e não estam surgindo outros no lugar. E em compensação, na arcada superior os dentes não caíram e já nasceram os definitivos por trás dos de leite. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leve ele no seu veterinario , ele sabera oque fazer.

      Excluir
  40. Boa noite, hoje meu filhote de labrador de 5 meses, quebrou um canino inferior, ficando um pedaço na arcada. Este pedaço sai sozinho, na troca de dentição? deve tomar alguma providencia? ha algum risco?

    ResponderExcluir
  41. Tenho uma pastor alemão de 4 meses, e está na muda de dentes, mas alguns deles estão a partir se e não percebo a razao. Ela gosta de comer pedras, mas ja com 2 meses partiu um canino. Agora twm o 2 canino do mesmo lado pendurado na gengive. Assim como os cachais. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  42. Tenho uma pastor alemão de 4 meses, e está na muda de dentes, mas alguns deles estão a partir se e não percebo a razao. Ela gosta de comer pedras, mas ja com 2 meses partiu um canino. Agora twm o 2 canino do mesmo lado pendurado na gengive. Assim como os cachais. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  43. Bom dia tenho um shitzu de 1 ano e 6 meses percebi q ele está sem os caninos inferiores, pode ser troca ou será algo duro que ele comeu ???

    ResponderExcluir
  44. Olá tem um poodle em que comprei o cara disse que era micro toy,acabei por leva-lo ao veterinário e o veterinário disse que não é, inclusive ele ainda não tem nenhum dente direito os dentes estão começando a querer sair, o que eu faço?

    ResponderExcluir
  45. olá, tenho uma shitzu de 1 ano e 3 meses, ela tem a dentição completa porem os dentes de baixo são muito na frete e não se encaixa isso é normal pra essa raça, quando ela come a ração sempre escapole da boca, devo comprar algum tipo de ração diferente, mais mole algo assim

    ResponderExcluir
  46. Boa tarde, eu tenho um cachorro chow chow de 5 meses e ele está com dois dentes moles. Eu posso tira esses dentes que já está quase caindo ou leva ele no veterinário?

    ResponderExcluir
  47. Oi minha shihtzul tem 1 ano e 7 dias e está faltando duas presas na parte inferior será q ainda nessa idade está trocando os dentes

    ResponderExcluir
  48. Oi bom dia tenho um Yorkshire e a pessoa que me vendeu disse que ele está com 50 dias e tá nascendo ainda os caninos somente não tem mais nenhum dente isso é normal?

    ResponderExcluir
  49. Oi bom dia tenho um Yorkshire e a pessoa que me vendeu disse que ele está com 50 dias e tá nascendo ainda os caninos somente não tem mais nenhum dente isso é normal?

    ResponderExcluir
  50. Meu cachorro tem Três anos, uns dias atrás eu percebi q ele estava sempre um dente da frente... hoje fui ver os dentinhos dele, e o dente ao lado do q caiu está mole... o q pode ser?

    ResponderExcluir
  51. Boa noite
    Tenho uma pitbull de 07 meses,um dente pré molar inferior caiu a um meses e até agora nem sinal de nascer o dente permanente.
    Será que ele não vai nascer?

    ResponderExcluir
  52. Boa noita !
    Tenho um cachorrinho de raça pincher.
    Tem 33 dias e ainda não tem dentes. É normal?

    ResponderExcluir