quarta-feira, 24 de julho de 2013

A raiva e as lendas



Devido à vacinação anti-rábica dos cães, obrigatória no nosso país e em muitos outros, a Raiva é, hoje em dia, uma doença pouco comum.


Contudo nem sempre foi assim, a raiva foi em tempos uma doença frequente. Desde a Antiguidade, a raiva era temida pelo quadro clínico e sua evolução. Acreditavam que era causada por motivos sobrenaturais, pois cães e lobos pareciam estar possuídos por entidades malignas. Assim várias lendas e personagens, que surgiram em tempos remotos e que perduram até aos dias de hoje, poderão ter como origem a raiva. 


Lobisomem

Na Idade Média era comum as pessoas serem mordidas por lobos que lhes transmitiam raiva. Com a evolução da doença as pessoas mostravam sinais de agressividade e intolerância à luz o que fez com que se criasse a lenda de que essas pessoas se tornavam metade homem, metade lobo e só saiam durante a noite.


Vampiros

Os morcegos são também susceptíveis de contrair e transmitir raiva. A lenda dos vampiros é muito antiga tendo evoluído ao longo do tempo mas mostra ligações com os sintomas da raiva nomeadamente:

- Fotossensibilidade: é um dos sintomas que se observam em casos de raiva, o qual justifica que quando os padres eram chamados para tentar curar os doentes reagissem ao reflexo da luz nos crucifixos, tal como os vampiros. Segundo a lenda, os vampiros também só saem durante a noite pois não toleram a luz.

- Agressividade: em certa fase da doença as pessoas tentam morder e podem espumar sangue pela boca. A mordedura é a forma de transmissão da doença por isso ficou associado ao mito dos vampiros que ao morder outras pessoas as transformavam em vampiros.

- Reação de euforia quando vê água: as pessoas com raiva sofrem de paralisia e não conseguem beber água mas reagem quando a vêem, confundida por vezes com aversão à água (hidrofobia). Assim criou-se a ideia dos vampiros reagirem mal à presença de água benta.

Zumbi / Mortos-vivos

O vírus da raiva parece ter algumas semelhanças com os vírus retratados nos filmes de zumbi, onde uma epidemia viral incontrolável devasta a humanidade, transformando as pessoas em monstros sem consciência e com tendências canibais. A raiva afecta o sistema nervoso central e pode fazer com que os doentes tenham comportamentos violentos.

 Para manter afastados os lobisomens, vampiros e zumbis vacine o seu animal. Mais fácil que água benta …

Nenhum comentário:

Postar um comentário