terça-feira, 20 de março de 2012

10 mitos sobre o comportamento dos cães (6º)

Mito 6
Ele deve estar zangado comigo. Ele sabe que o que fez está errado.
Muitos cães manifestam comportamento de submissão quando os seus donos chegam a casa. Estes comportamentos de enrolar a causa sob o corpo, baixar as orelhas e afastar-se não significam "peço desculpa" em linguagem canina. Significam sim "deixa de te zangar comigo". Significam que o cão aprendeu a associar o regresso das pessoas a casa com a presença de fezes, lixo ou objectos destruídos espalhados pelo chão. O cão não está zangado, tem medo devido a situações passadas quando as pessoas chegavam a casa, estava tudo espalhado pelo chão e lhe batiam ou se zangavam. Mesmo quando não se tenha gritado ou batido no cão, a linguagem corporal humana é clara e o cão aprende a ter medo quando alguém chega a casa. Nestas circunstâncias, a repreensão não ensina nada ao cão (excepto a ter medo da chegada das pessoas a casa). O cão é completamente incapaz de associar qualquer repreensão com o comportamento que teve minutos ou horas antes.

Facto: Os cães não sujam o chão ou destroem objectos por despeito. A causa mais provável deste comportamento é ansiedade ou falta de formação e estimulação adequada (ou treino incompleto). Em vez de se zangar com o seu cão, procure ajuda de um profissional pois o animal pode estar em sofrimento.

In: revista Veterinary Medicine Janeiro/Fevereiro 2012, Valerie V. Tynes, DVM, DACVB, Premier Veterinary Behavior Counseling, P.O. Box 1413, Sweetwater, TX79556

Nenhum comentário:

Postar um comentário