sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

10 mitos sobre o comportamento dos cães (2º)

Mito 2
Os cachorros só devem frequentar sessões de treino depois de terem completado o programa de vacinação, caso contrário ficarão doentes.
O período crítico para a socialização dos cães decorre entre a quarta e a décima quarta semanas de vida. Durante este período, o cão faz a sua aprendizagem sobre o ambiente envolvente, os outros cães e as pessoas. Quando a socialização não é bem feita, é mais provável que os cães manifestem comportamentos indesejáveis, o que resulta, muitas vezes, no seu abandono ou sacrifício. Assim, a probabilidade de morte devido a uma má socialização é mais elevada do que a probabilidade de doença ou morte devido a uma doença contagiosa, desde que o grupo seja submetido a um maneio adequado. Todos os programas de treino para cães devem:
- Ser realizados com grupos de cachorros de idades aproximadas;
- Exigir que todos os cachorros tenham sido vacinados pela primeira vez vários dias antes do início do programa de treino;
- Ser realizados num local fechado que possa ser desinfectado;
- Os dejectos dos cachorros devem ser limpos imediatamente e a área do solo desinfectada:
- Não permitir que os cães com sinais de doença frequentem as sessões de treino.



Facto: Uma socialização precoce e adequada pode poupar a vida de um cão e é a melhor forma de assegurar que o seu animal viverá de uma forma ajustada e alegre durante muitos anos.



In: revista Veterinary Medicine Janeiro/Fevereiro 2012, Valerie V. Tynes, DVM, DACVB, Premier Veterinary Behavior Counseling, P.O. Box 1413, Sweetwater, TX79556

2 comentários:

  1. Gostaria de saber qual a raça desse cão que está na foto.
    Obrigada
    Gisa

    ResponderExcluir
  2. A raça desse cão é Sharpei...Amanda Gusttavete

    ResponderExcluir