segunda-feira, 17 de outubro de 2011

URETROSTOMIA PERINEAL FELINA

A uretrostomia perineal felina é um procedimento cirúrgico para felinos machos que sofrem de obstrução uretral recorrente como resultado de doença do trato urinário inferior que não melhora com tratamento médico.

A cirurgia só deve ser realizada depois de o animal estar estabilizado. E quando feita correctamente, esta cirurgia evita novos casos de obstrução uretral em felinos machos. O número de felinos que necessitam desta cirurgia tem vindo a diminuir, possivelmente devido ao correcto tratamento médico e nutricional das doenças do trato urinário inferior desses animais.

Esta cirurgia consiste no desvio urinário permanente em que a uretra peniana é excisada e a uretra pélvica suturada à pele perineal. O gato inteiro é castrado na mesma cirurgia, o pénis é removido e fica a urinar por um orifício mais largo abaixo do ânus.

Depois da cirurgia o paciente deve usar colar de isabelino durante uns dias para evitar auto-traumatismos e utilizar papel picado na caixa de areia durante este período até a retirada dos pontos. Durante o resto da vida, o gato deverá ser levado ao médico veterinário para consultas de monitorização todos os 6 meses, para descartar possíveis infecções urinárias e formação de cálculos urinários.

Um comentário:

  1. Minha gata foi operada pela Dra Samantha Gonçalves da Costa em uma URETROSTOMIA muito bem scedida e eata em plena recuperaçao.

    ResponderExcluir