segunda-feira, 11 de julho de 2011

GESTAÇÃO NA GATA

As gatas são mamíferos vivíparos, cujos embriões se desenvolvem dentro do útero da mãe.

O período de gestação na gata doméstica varia de 60 a 68 dias. Os partos antes de 60 dias de gestação devem ser considerados prematuros e com frequência são acompanhados de maior mortalidade dos recém-nascidos. Em condições naturais, as gatas podem produzir duas a três ninhadas por ano, com uma média entre três a cinco gatinhos por ninhada.

ALTERAÇÕES

Na gata o ganho de peso é constante na gestação e a fêmea aumenta cerca de 40% do seu peso.

O aumento de volume abdominal da fêmea gestante só se torna externamente visível após a segunda metade da gestação.

Gatas prenhes podem mostrar-se mais dóceis e menos activas.

No decurso da gestação, o útero aumentado pressiona o estômago, levando a fêmea a comer menos de cada vez, mas com maior frequência. Tenha sempre alimento de alta qualidade à sua disposição.

Gatas prenhes começam a exibir comportamento de ninho cerca de uma semana antes do parto, procurando uma área isolada escura e seca onde possa estar relativamente tranquila. Esse local deve possuir elementos de protecção e material de cama macia.

A maior parte das gatas recusa-se a alimentar-se 24 a 48 horas antes do parto.

DIAGNÓSTICO

A palpação abdominal é considerada o método de diagnóstico gestacional mais simples e rápido. O período recomendado para realização é entre os 21º-25º dias de gestação. Em gestações mais avançadas (de 58 dias até termo) as cabeças e corpos fetais podem ser distinguidos à palpação e o movimento fetal detectado. A palpação deve ser suave e feita sem brusquidão para não causar danos à gestação. A taxa de sucesso do diagnóstico gestacional por meio da palpação está depende de alguns factores tais como a condição corporal do animal, tamanho do animal, temperamento do animal e tamanho da ninhada.

O exame radiológico é o método de escolha para contagem precisa do número de fetos. Na gata, a calcificação do esqueleto do feto torna-se visível na radiografia entre o 36º ao 45º dia de gestação. Mas devido aos riscos da exposição à radiação ao desenvolvimento fetal, o exame radiográfico do abdómen de gatas gestantes não deve ser realizado antes do 40° dia de gestação.

A ecografia possibilita detectar a viabilidade fetal, a qual não é detectada através da palpação e radiografia. A morfologia fetal pode ser detectável após o 26° dia de gestação. É um exame seguro para os fetos. A ecografia não permite uma estimativa certa do número de fetos.

A auscultação dos ruídos cardíacos fetais pode ser efectuada nos 15 últimos dias de gestação e são caracterizados por uma frequência elevada: 180 a 240 batimentos por minuto.

CONSELHOS

Deverá evitar reproduções indesejadas esterilizando os seus animais.

Durante a gestação deverá alimentar a gata com alimento completo e apropriado para essa fase. A fêmea gestante deverá ser desparasitada consoante as recomendações do seu médico veterinário.

Não administre medicação à sua gata prenhe sem indicação do seu médico veterinário.

Normalmente as gatas não apresentam dificuldades em parir. Caso note alguma dificuldade ou um trabalho de parto muito prolongado deverá contactar de imediato o seu médico veterinário.


2 comentários:

  1. meu gato cruzou com minha gata a força sem ela esta nu cio agora a barriga dela esta grande a possibilidade dela esta prenha

    ResponderExcluir
  2. minha gata esta com a barriga imensa e só fica urinando e ela cruzou sem esta no cio ela pode esta prenha

    ResponderExcluir