terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Fotos vencedoras do passatempo fotográfico - HUSSE GUARDA

Cães: 1º Lugar - Foto "Cachorros - Filhos da Kline (2)"


2º Lugar - Foto"simplesmente eu"

3º Lugar - Foto "P8130136"


Gatos:

1º Lugar - Foto "Frankie_Clarinha"


2º Lugar - Foto "Surya"


3º Lugar exequo - Foto "Lara"


3º Lugar exequo - Foto "IMG_0087"

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

VI Congresso Hospital Veterinário Montenegro


Nos dias 23 e 24 de Janeiro de 2010 o Hospital Veterinário Montenegro irá realizar no Europarque de Santa Maria da Feira o seu VI Congresso, o qual terá como tema as Emergências Veterinárias.
Os congressos do Hospital Veterinário Montenegro tiveram início em 2004 com o objectivo de apostar na formação, inovação e fomento do convívio entre os médicos veterinários.
A formação e a troca de experiências entre colegas contribui para a formação de melhores médicos veterinários.
Já na sexta edição e cada vez com mais adesão pelos veterinários de todo o país.
O Hospital Veterinário Montenegro está de parabéns por esta iniciativa.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

CONCURSO FOTOGRÁFICO HUSSE GUARDA



A Husse Guarda está a fazer um concurso fotográfico. Envie-lhes uma fotografia do seu cão e/ou gato.
Os autores das melhores fotos serão recompensados com fabulosos produtos Husse. Todos o participantes residentes no Concelho da Guarda receberão um brinde.
As fotografias deverão ser enviadas até ao dia 22-01-2009 por:
- carta, acompanhada por este cupão preenchido para a seguinte morada: Passatempo Husse, Jornal Nova Guarda, Rua António Sérgio, Edifício Liberal, Loja Q, 6300-665 Guarda.
- e-mail, guarda@husse.pt, mencionando os dados solicitados neste cupão.
Os vencedores serão informados por telefone e carta até ao dia 26-01-2010. O regulamento completo poderá ser consultado no Jornal “Nova Guarda” ou solicitado via e-mail.

Ofertas:
Cão:
1ª Lugar: Saco 15 Kg;
2ª Lugar: Saco 7 Kg;
3ª Lugar: 3 Snacks Husse.
Gato:
1ª Lugar: Saco 2 Kg + Cx. Areão + Lata Paté;
2ª Lugar: Saco 3 Kg + Cx. Areão;
3ª Lugar: Cx. Areão
Todos os participantes residentes no Concelho da Guarda: Brinde Husse

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tosse do Canil

A tosse do canil (traqueobronquite infecciosa canina) é uma doença respiratória que afecta os cães provocada por uma associação de bactérias (Bordetella bronchiseptica) e vírus (vírus da parainfluenza canina e adenovírus canino tipo 2). Geralmente a infecção começa na traqueia e pode alastrar até aos brônquios e pulmões. Muitas vezes os vírus são os primeiros a atacar e as bactérias aproveitam-se da debilidade do organismo para alastrar.
A doença existe durante todo o ano mas quando as temperaturas são mais baixas há maior propensão para a contaminação. A transmissão faz-se através de espirros ou tosse, objectos contaminados (comedouros/bebedouros, jaulas, calçado ou roupa) de forma muito rápida. Os animais mais predispostos a contrair a doença são os que estão em locais de concentração de muitos cães. Estando este facto na origem do nome da doença: Tosse do Canil. Assim os mais expostos à contaminação são cães que estejam em canis de criação, hotéis caninos, em exposições, cães de caça, ou mesmo parques onde seja habitual passearem cães. Os animais jovens, debilitados ou com alergias são mais susceptíveis a esta doença.

Os sintomas aparecem 3 a 10 dias após a infecção sendo os mais comuns:

-Tosse seca durante períodos prolongados muitas vezes após exercício ou pressão da coleira

- Vómito provocado pela tosse

- Febre

- Apatia

- Corrimento nasal e/ou ocular

- Diminuição do apetite

- Dificuldade respiratória

Se houver infecção bacteriana pode haver agravamento da doença para broncopneumonia o que pode por a vida do animal em risco.

Em muitos casos o estado geral de saúde do cão não está muito alterado e a doença resolve-se rapidamente com medicação.

Para evitar a propagação da doença, quando um animal está infectado deve ser isolado dos restantes e o espaço onde ele esteve deve ser desinfectado e mantido vazio por algumas semanas. Enquanto todos os animais não estiverem completamente curados não deve ser introduzido nenhum animal novo em casa.

A prevenção é a melhor solução por isso deve evitar:

- Dar banho ao seu cão nos dias mais frios e se for mesmo necessário secá-lo muito bem

- Expô-lo a variações de bruscas de temperatura

-Levá-lo para locais de grande concentração de cães.

Caso ele vá para locais de risco como hotéis deverá vacina-lo para esta doença. A vacina não é completamente eficaz na prevenção da doença mas caso ele a apanhe terá sintomas muito mais leves que na maior parte das vezes desaparecem sem necessitar de medicação.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Cuidados a ter no Inverno

Quando o Inverno chega e as temperaturas começam a baixar há cuidados especiais que se devem ter com os animais de estimação para que eles se mantenham saudáveis. O pêlo que alguns animais possuem pode ser suficiente para os proteger do frio mas há mais perigos a ter em conta.- Hipotermia: se estiverem temperaturas negativas ou mau tempo (chuva por ex.) os animais não devem ser deixados na rua ou fechados dentro de carros durante muito tempo, principalmente os jovens e idosos que são mais susceptíveis ao frio. Se o animal não puder ou não quiser entrar em casa deve-lhe ser dado um local onde se possa abrigar (casota, garagem, arrecadação) para evitar que ele fique doente ou que procure abrigos perigosos. Caso opte por uma casota, esta não deve ser demasiado grande para o animal, deve ser isoladas do vento e da chuva e deve ter a porta abrigada do vento. Dentro da casota ou da garagem deve ser posta uma cama, um cobertor seco, palha ou um estrado onde dormir para que não esteja em contacto com o frio e a humidade do chão. Em cães de pêlo curto pode ser necessário vestir roupa apropriada para os proteger do frio quando saem à rua.

- Problemas articulares: ocorrem sobretudo em animais idosos e devem ser vigiados pois muitas vezes agravam-se com o frio. Se esse for o caso do seu cão/gato deve consultar o médico veterinário para que este lhe indique quais as medidas a tomar.

- Banhos: se der banho ao seu cão/gato seque-o muito bem de seguida e não o deixe sair à rua se não tiver a certeza de que ele está completamente seco.

- Bebedouro: em dias mais frios deve ser verificado várias vezes por dia para se certificar que a água não gelou impedido o seu animal de beber.

- Anti-congelante para automóveis: é um produto químico muito tóxico para os animais de estimação mas que eles lambem por ser doce. Quando o colocar no seu automóvel deve fazê-lo em locais em que o animal não tenha acesso ou limpar bem os locais onde possa ter sido entornado. Quando passear o cão deve ter cuidado de não o deixar lamber poças de água na rua nem as patas pois podem conter este químico. Os sintomas em caso de ingestão são vómitos e andar cambaleante.

- Neve/gelo: podem provocar queimaduras nas patas, orelhas e nariz se o animal permanecer muito tempo em contacto com uma superfície gelada. Evite passear o seu animal em zonas onde é espalhado sal e químicos para derreter a neve que são prejudiciais para a saúde. Quando o seu cão/gato regressar da rua deve lavar-lhe as patas.

- Carros: nos dias frios deve-se ter cuidado pois os gatos muitas vezes procuram abrigo dentro do motor o que pode tornar-se fatal. Para evitar que isso aconteça é aconselhável bater no capot ou buzinar antes de arrancar para os tentar assustar.


Aproveite esta época de frio e venha visitar a cidade mais alta de Portugal mas venha agasalhado.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Hiperplasia mamária felina

O que é?
A hiperplasia mamária felina (ou hiperplasia fibroepitelial) é uma doença benigna que resulta de um crescimento exagerado e rápido do tecido mamário (mama).


Qual a causa?
Esta doença é causada por aumento de uma hormona (progesterona) ou resposta exagerada a esta hormona. Este aumento pode ser provocado por administração de contraceptivos (pílula) ou por produção exagerada no organismo.

Quem afecta?
Na maior parte dos casos ocorre em gatas jovens logo após o primeiro cio, em gatas que estão a tomar contraceptivos ou em início de gravidez. Muito raramente pode acontecer em machos que estejam a fazer terapêutica hormonal.

Como se manifesta?
Este aumento do volume pode suceder numa ou em ambas as cadeias mamárias e pode não ser igual em todas as mamas. A maioria das gatas apresenta desconforto devido à esta situação, chegando em alguns casos a haver dificuldades de locomoção e úlceras infectadas na pele quando o aumento do volume é muito acentuado.

Como se diagnostica?
Muitas vezes o diagnóstico é feito através dos sintomas e exame físico, podendo ser realizada uma biopsia. Esta situação é benigna e deve ser diferenciada de outras doenças inflamatórias, infecciosas ou tumorais.

Qual o tratamento?
O tratamento é hormonal (medicamentos antiprogesterona).
Nas gatas sujeitas a tratamento anticoncepcional este deve ser parado imediatamente pois é muitas vezes a causa desta doença. Quando o volume mamário regride é recomendada a esterilização pois retira o estímulo das hormonas endógenas e evita o uso de contraceptivos que têm contra-indicações devido à grande concentração de hormonas que possuem. Em casos em que já existem úlceras pode ser necessário retirar o tecido afectado.

Qual o prognóstico?
Quanto mais cedo for identificada a doença melhor é o seu prognóstico e mais simples se torna o seu tratamento por isso, caso veja algum dos sintomas no seu animal deve levá-lo ao veterinário.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano Novo, Vida Nova


Ano Novo… Vida Nova…
Este novo ano, eu prometo tentar: não roer a mobília, ladrar só aos ladrões, deixar-me escovar, não perseguir gatos, fazer só 2 buracos no jardim, … Prometo correr.
Prometo tentar não te lamber a cara se não gostares. Prometo saltar-te em cima mas vou tentar não te deitar a baixo. Prometo solenemente que te vou adorar mesmo que me ralhes.
Juro que prometo.
E tu dono que prometes?
Au! Au!