sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Coriza em gatos

A coriza é uma doença do aparelho respiratório dos gatos que afecta principalmente gatos não vacinados, bebés, idosos e gatos com o sistema imunitário debilitado como os portadores de leucemia felina (FeLV) e imunodeficiência felina (FIV).

É causada por um ou vários vírus (Herpesvírus e Calicivírus) e bactérias (Chlamydia psittaci) e em alguns casos existem outras bactérias oportunistas como a Bordetella bronchiseptica que podem piorar os sinais clínicos.

A doença mantêm-se activa principalmente em gatis, gatos de rua ou casas onde haja muitos gatos uma vez que os vírus se mantêm no ambiente durante uma semana. A doença é transmitida por contacto directo através de secreções oculares, nasais e saliva (espirros, limpeza) ou por contacto indirecto através de partilha de comedouros e bebedouros, jaulas infectadas e roupa infectada.


A doença demora entre 3 dias a 2 semanas a incubar e os sintomas mais comuns são:

- Febre

- Diminuição do apetite

- Espirros/tosse

- Corrimento ocular e/ou nasal

- Úlceras na boca

- Úlceras da córnea e/ou queratite

- Apatia

- Pneumonia

Se o gato não for tratado a tempo, principalmente se o herpesvírus estiver envolvido, há risco de morte e mesmo que ainda recupere pode ficar cego ou com outras sequelas.

O diagnóstico da doença faz-se através do exame clínico e da história de possível exposição aos vírus. Em casos mais graves pode ser necessário fazer também raio x para avaliar o aparelho respiratório.

O tratamento é feito com medicação oral e local dependendo dos sintomas e na maioria dos casos não é necessária mais do que uma semana de medicação. Deve-se sempre tentar manter o nariz desobstruído e os olhos limpos de secreções para que se sintam mais confortáveis e consigam alimentar-se. Se o gato estiver muito debilitado pode ser necessária fluidoterapia (soro) e alimentação forçada através de uma sonda.


Durante o tratamento os animais devem ficar num local arejado mas sem correntes de ar e ser isolados de outros gatos, não partilhando comedouros/bebedouros e tabuleiros de areia. Uma pessoa que esteja a cuidar gatos doentes e tenha contacto com gatos saudáveis deve mudar de roupa e calçado após contactar com os gatos doentes. No final do tratamento toda a zona onde esteve o animal doente deve ser desinfectada.

Os gatos que recuperam desta doença tornam-se portadores podendo voltar a manifestar sintomas e eliminando o herpesvírus para toda a vida e o calicivírus durante algumas semanas através das lágrimas, secreções nasais e saliva.

Para prevenir a doença deve-se vacinar os animais contra estes vírus e manter as ninhadas isoladas até à idade da 1ª vacina. A vacinação contra a coriza pode ser feita a partir dos 2 meses de idade necessitando de um reforço passado um mês. A partir daí os animais devem ser vacinados anualmente para continuarem protegidos contra a doença.

4 comentários:

  1. Pelos sintomas acima acho que um gatuito aqui da rua tem Coriza. Já está doente há para aí 2 semanas, os olhos já não estão chorosos, mas ainda está debilitado. Come bem! Ele vem aqui ao meu jardim, comer e dormir. Tenho alguns locais bons e ele leva o dia intero aninhado num sitio abrigado e eu vou lá pondo água e comida. No entanto não foi medicado porque ele não se deixa apanhar. Há mais gatos po aqui.....vão ser contagiados... posso fazer algo. Há algum medicamento que eu posso comprar e misturar na comida?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Minha gatinha mais nova foi diagnosticada com rinotraqueite e os outros três gatos pegaram a doença. Após um sério tratamento à base de antibiótico e anti-inflamatório, segundo o veterinário, a mais nova teve que ser internada pois estava sem comer e ficou muito fraquinha. Os outros estão se sutentando, mas se alimentam mal e às vezes nem se alimentam. O veterinário mandou seguir o tratamento com vitamina c, que é o que estou fazendo agora; porém eles estão corizando muito e com dificuldade de respirar. Sabe dizer quanto tempo mais ou menos isso dura? O veterinário diz que vai passar, mas estou muito angustiada. Se puder me responder eu agradeço!
    santanacybelle@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. minha gata está com coriza e espirro há mais de um ano ... não é contante ... mas derrepente ela começa coçar o nariz que quase se machuca ae em seguida espirra, quando levei ao veterinário me receitou vitamina c porém remédio de humano. fico agoniada quando ela começa a coçar então começei a coçãr o nariz dela no momento até sentir que ela vai espirrar que faço pra ela se curar ... gostaria de um meio alternativo existe algum tipo de planta que poderia dar a ela? grata!

    ResponderExcluir
  4. Meus 6 gatos tiveram essa doença a ponto de quase morrerem. Ficaram bom, mas os sintomas voltaram depois de um mês. Estou com medo de ter de passar por todo o sofrimento de novo. Vacinei uma das gatas, a veterinária examinou e aplicou a vacina. Vou levar os outros para vacinar também. Gostaria de saber se devo esperar os sintomas passar durante o tratamento ou seria melhor dar logo aos outros 5?

    ResponderExcluir