quinta-feira, 30 de abril de 2009

Os resultados do nosso primeiro inquerito!

Que tipo de animal possui?
Os resultados foram claros a maioria possui cão!
Obrigado por terem participado.
Faremos outros inqueritos!

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Seguro de saúde para animais de estimação

Uma boa novidade é que recentemente uma seguradora decidiu criar um seguro de saúde para os animais domésticos, no nosso país. Os preços não são exagerados e permitirão sem grandes despesas garantir ao seu animal uma assistência clínica mais minuciosa ou cobrir as despesas de uma cirurgia inesperada. No fundo, trata-se de um seguro de saúde idêntico ao existente para os humanos. Como cada vez mais os animais são elementos da família, os seus proprietários vêem-se por vezes a braço de despesas de saúde inesperadas (uma cirurgia de urgência, uma patologia mais complicada, etc) que trazem grandes constrangimentos orçamentais familiares. Muitas vezes um orçamento elevado para uma despesa de saúde do animal de estimação acarreta uma difícil decisão de eutanásia sentimentalmente dolorosa. Como os animais não possuem sistema nacional de saúde, a questão de um seguro de saúde no nosso entender não é luxo, uma mais valia, uma segurança de conforto, mas sim a certeza que poderá abarcar com as despesas necessária para manter a vida ao seu animal. Assim por uma quantia fixa por ano os custos possíveis com problemas de saúde do seu animal ficam assegurados.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Comportamento de arranhar em felinos

Arranhar objectos é um comportamento normal dos gatos de todas as idades. Esta actividade permite-lhes afiar as garras, remover material solto ou morto das unhas e ao mesmo tempo deixar marcas visuais e de odor devido às glândulas existentes nas suas patas. Os gatos tendem a arranhar com mais frequência quando acordam e têm predilecção por superfícies como extremidades de sofás, tapetes, cadeiras e ainda por objectos que sejam novos em casa.
Estes comportamentos devem ser prevenidos e/ou alterados o mais cedo possível fornecendo ao gato brinquedos e superfícies apropriadas para arranhar e ainda tornando os seus alvos preferidos pouco atraentes.
Colar fita-cola de dupla face ou cobrir os móveis novos com um material que não permita arranhar (lençol por exemplo) desencoraja-os de arranhar em locais indesejados. Ao mesmo tempo devemos escolher um poste para arranhar adequado às preferências do gato, tanto em termos de orientação (horizontal/ vertical), como de material e de localização.

É importante saber se o gato prefere arranhar na horizontal ou na vertical e que tipo de superfícies arranha (tecidos mais ou menos flexíveis como sofás ou tapetes ou superfícies mais rígidas como madeiras) para que se possa fornecer um poste de arranhar adequado. Por outro lado deve evitar-se que o poste possua uma superfície demasiado semelhante à do objecto que pretendemos substituir para não haver confusão. Pode-se colocar erva-dos-gatos sobre o poste ou encorajar brincadeiras com o mesmo para que o gato se habitue a utilizá-lo.
Alguns gatos preferem superfícies naturais como um ramo de uma árvore, mas caso se escolha este material devemos usar uma árvore que não tenha sido tratada com químicos recentemente.
O poste escolhido deve permitir ao gato esticar-se e não deve cair quando for utilizado.
Os locais favoritos para a utilização do poste de arranhar costumam ser o local onde o gato dorme, onde passa mais tempo ou uma localização próxima do objecto que arranha frequentemente. Em casas com maior número de gatos deve ser fornecida uma quantidade adequada de postes para arranhar, espalhados pela casa.
Tendo isto em conta será mais fácil tentar agradar aos seus gatos e evitar os indesejáveis estragos na mobília!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Para adoptar no canil municipal da guarda

Rufino! É um macho adulto de pequeno porte, muito calminho, muito meigo, muito limpinho, muito pacato. Ideal para ter em casa. Muito sociável com outros cães,machos ou fêmeas.
Amélio. É um macho de grande porte e já idoso, mas saudável; tinha sinais evidentesde usar coleira, anda bem à trela, é obediente, sociável e não tem qualquer receio dos humanos.

Estes 2 meninos foram a nossa selecção desta semana. Mas no canil municipal há lá muitos mais!
Vão ver: http://canilguarda.hi5.com

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Boa Páscoa!





A eterna questão: é o coelho da Páscoa que põe os ovos de chocolate?



No Antigo Egipto, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.

Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Leishmaniose

A Leishmaniose é uma doença que afecta principalmente os cães mas que pode igualmente ser transmitida ao homem. O agente da doença é um pequeno parasita transmitido pela picada de um mosquito flebótomo (pequeno mosquito/mosca com cerca de 2-3mm, com hábitos nocturnos e preferência por ambientes húmidos encontrados próximos de águas paradas, entre Março e Outubro). NUNCA é transmitida directamente do cão ao homem, a sua transmissão apenas é possível através da picada de um mosquito infectado.

Um cão infectado tem que ser obrigatoriamente tratado, sem isso, ele caminhará progressivamente para a morte. O tratamento é dispendioso, não é 100% eficaz, e por vezes existem recaídas.A Leishmaniose é caracterizada por vários de sintomas que podem aparecer isoladamente ou em conjunto:
- apatia do animal, menos brincalhão, triste
- perda de apetite
- emagrecimento a nível da cabeça (cabeça de velho) evoluindo depois para o resto do corpo
- crescimento exagerado das unhas
- descamação cutânea persistente (“caspa”)
- falta de pelo (principalmente à volta dos olhos, mas também noutras zonas) e feridas na pele.

O ponto-chave para prevenção da doença é o mosquito infectado. Como se torna impossível eliminar por completo o mosquito, foram desenvolvidos produtos que repelem o insecto picador e evitam assim que ele pique o cão e o contagie. Esses produtos existem em duas formas, spot-on (as chamadas pipetas de aplicação na pele) e coleira. O grau de protecção conferido não é de 100% mas é a única protecção conseguida até agora. E como diz o ditado, mais vale prevenir…A Leishmaniose é uma doença cuja prevalência tem vindo a aumentar na nossa região. Se o seu cão reside no exterior (quintal, jardim, quinta, etc), ou passa grandes períodos na rua depois do entardecer, nos períodos de Março a Outubro, protega-o!