segunda-feira, 20 de abril de 2009

Comportamento de arranhar em felinos

Arranhar objectos é um comportamento normal dos gatos de todas as idades. Esta actividade permite-lhes afiar as garras, remover material solto ou morto das unhas e ao mesmo tempo deixar marcas visuais e de odor devido às glândulas existentes nas suas patas. Os gatos tendem a arranhar com mais frequência quando acordam e têm predilecção por superfícies como extremidades de sofás, tapetes, cadeiras e ainda por objectos que sejam novos em casa.
Estes comportamentos devem ser prevenidos e/ou alterados o mais cedo possível fornecendo ao gato brinquedos e superfícies apropriadas para arranhar e ainda tornando os seus alvos preferidos pouco atraentes.
Colar fita-cola de dupla face ou cobrir os móveis novos com um material que não permita arranhar (lençol por exemplo) desencoraja-os de arranhar em locais indesejados. Ao mesmo tempo devemos escolher um poste para arranhar adequado às preferências do gato, tanto em termos de orientação (horizontal/ vertical), como de material e de localização.

É importante saber se o gato prefere arranhar na horizontal ou na vertical e que tipo de superfícies arranha (tecidos mais ou menos flexíveis como sofás ou tapetes ou superfícies mais rígidas como madeiras) para que se possa fornecer um poste de arranhar adequado. Por outro lado deve evitar-se que o poste possua uma superfície demasiado semelhante à do objecto que pretendemos substituir para não haver confusão. Pode-se colocar erva-dos-gatos sobre o poste ou encorajar brincadeiras com o mesmo para que o gato se habitue a utilizá-lo.
Alguns gatos preferem superfícies naturais como um ramo de uma árvore, mas caso se escolha este material devemos usar uma árvore que não tenha sido tratada com químicos recentemente.
O poste escolhido deve permitir ao gato esticar-se e não deve cair quando for utilizado.
Os locais favoritos para a utilização do poste de arranhar costumam ser o local onde o gato dorme, onde passa mais tempo ou uma localização próxima do objecto que arranha frequentemente. Em casas com maior número de gatos deve ser fornecida uma quantidade adequada de postes para arranhar, espalhados pela casa.
Tendo isto em conta será mais fácil tentar agradar aos seus gatos e evitar os indesejáveis estragos na mobília!

Nenhum comentário:

Postar um comentário