quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Gravidez e gatos - A toxoplasmose

Uma gravidez desejada é motivo de festejo, mas é uma altura particularmente sensível. Problemas na saúde da mulher grávida que possam afectar o desenvolvimento do feto tornam-se fonte de preocupação. Alguns destes receios estão relacionados com os animais de companhia. É o caso da toxoplasmose.

A toxoplasmose é uma parasitose dos felídeos (gato), causada pelo Toxoplasma gondii, afectando praticamente todos os animais homeotérmicos, em todo o mundo, inclusive o homem. O gato e outros felídeos são os hospedeiros definitivos. Eles são infectados por ingestão de carne de outros animais, principalmente dos ratos e pássaros. Os gatos infectados pela primeira vez começam a eliminar o parasita (oocistos) nas fezes entre três e dez dias após a ingestão de carne contaminada e continuam a eliminação por dez a 14 dias, produzindo vários milhões de oocistos. Após o estabelecimento da resposta imune, a reexcreção de oocistos é extremamente rara, podendo ocorrer novamente em situações de imunodepressão. Os outros animais são hospedeiros intermediários não eliminando o parasita nas fezes. Os animais herbívoros (ovinos, caprinos, bovinos, equídeos) são contaminados por ingestão de prados contaminados com fezes de gato. Os carnívoros com ingestão de carne infectada. O ser humano e os suínos (omnívoros) infectam-se por ingestão de carne infectada (mal cozinhada) e ingestão de verduras ou outros alimentos/bebidas contaminadas com fezes de felídeos com toxoplasmose e na fase de excreção.

No ser humano a infecção só pode trazer problemas em indivíduos imunodeprimidos e grávidas. No caso das grávidas o risco de problemas no desenvolvimento fetal ocorre quando o primeiro contacto com a doença ocorre na gravidez. Mulheres que têm títulos positivos à toxoplasmose antes da gravidez não correm risco.

A prevenção nos animais de companhia passa por cuidados com a alimentação destes animais, não permitindo o consumo de carne crua ou mal-cozida, providenciando alimentação suficiente e limitando as saídas de casa, evitando assim que eles cacem aves e roedores. Os gatos que vivem exclusivamente em apartamentos e comem comida comercial correm pouquíssimos riscos de serem infectados.

A toxoplasmose no homem deve ser prevenida pela não ingestão de carne mal cozinhada, pela lavagem das frutas e verduras, dos instrumentos e superfícies utilizadas na preparação dos mesmos e ainda na correcta lavagem das mãos antes de comer. Devem tomar-se precauções, removendo as fezes dos felinos diariamente, prevenindo a esporulação de possíveis oocistos, tarefa que não deve ser realizada por gestantes e pessoas com imunodepressão. Devem ser utilizadas luvas sempre que sejam manipuladas as fezes dos gatos, assim como nos procedimentos de jardinagem.

As pessoas que vivem com gatos, bem como os veterinários, não possuem um risco significativamente maior de adquirir a toxoplasmose do que a população em geral. O mesmo acontece com os imunodeprimidos e as grávidas, não havendo justificação para serem afastados dos seus animais.

Relembramos que:

- Um gato infectado só liberta, em geral, o parasita nas fezes durante 10 a 14 dias.

- Um gato que viva em apartamento, não cace aves e roedores e não se alimente de carne crua ou mal passada tem mínimas hipóteses de ficar infectado.

- A infecção pode ocorrer por comer salada e frutas mal lavadas, ou carne mal cozinhada, beber água contaminada ou por má higienização das mãos antes de comer.

Uma grávida que não se encontrava previamente imune à toxoplasmose deve tomar as precauções necessárias para evitar a contaminação, mas nunca desfazer-se do seu animal de companhia.

2 comentários:

  1. PARABENS, ASSUNTO BEM ABORDADO E COLOCADO!!! PARA DESMISTIFICAR A POSIÇAO DE MEDICOS HUMANOS QUE GRAVIDEZ É POSIÇAO DE SE TIRAR ANIMAIS DOMESTICOS (GATO) DO MESMO AMBIENTE DA MULHER GRAVIDA....ATENÇAO VAMOS TER BOM SENSO...MARIA AMELIA .MEDICA VETERINARIA

    ResponderExcluir
  2. Não entendo porque os médicos não explicam melhor esta questão. Agora acho que percebi!

    ResponderExcluir