sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Tumores da cavidade oral

Nos animais mais idosos, além dos problemas dentários inerentes a uma higiene oral deficiente, podem aparecer problemas mais graves como os tumores da boca. Estes tipo de tumores é um dos mais comuns nos amimais e é mais frequente em cães do que em gatos.

Os tumores que afectam a boca podem ter origem nas gengivas, nos dentes, no osso da maxila ou mandíbula ou nos vasos sanguíneos e podem ser benignos ou malignos. Alguns aparecem na forma de grandes massas e outros podem ter aspecto de pequenas massas espalhadas por vários locais da boca.

Há vários sinais que podem chamar a atenção para que um destes problemas se esteja a desenvolver na boca como:
- Mau hálito
- Salivação excessiva
- Feridas nas gengivas que não curam
- Inchaços nas gengivas ou focinho
- Sangramento da boca
- Dificuldade em mastigar e/ou engolir
- Dor

Estas alterações passam muitas vezes despercebidos aos donos dos animais pelo que se torna importante que se faça periodicamente um exame à cavidade oral do seu animal. O diagnóstico definitivo é feito através de radiografias e de biopsia do tecido alterado. O tratamento varia conforme o tipo de tumor mas geralmente passa pela remoção da massa existente.
Se o seu animal tem algum desses sintomas ou se é idoso visite o seu veterinário com frequência e peça um exame oral.

Um comentário:

  1. estou com uma das minhas gatinhas (já vai fazer 21 anos) que desenvolveu inicio dezembro um cancer na gengiva. em janeiro após tentarmos medicação optamos por extrair , mas infelizmente 2 semanas depois o tumor começou a crescer novamente. Ela é esperta , anda, toma água na piscina e adora comer. estamos fazendo todos seus caprichos... Ela se chama JULIETA e foi a segunda de uma série de animais que adotei, o filho dela está fazendo 17 anos e é ainda o único que está vivo. Os outros já se foram. A ÚLTIMA - VITORIA - também adotada , estava na rua a ponto de ser atropelada foi uma vitoria em minha vida pois tambem passava por um momento dificil de saude e ela veio me dar esperanças e tudo deu certo. Mas ela teve hemobartonela e na terceira manifestação não conseguiu e se foi. tenho também 2 cadelas lindas e amigas uma golden e uma pinscher. A JULIETA E MAIS 2 GATINHOS ESTAVAM VIVENDO COM MEU PAI E COMO ELE FALECEU ,ELES VIERAM COMPOR OS MEUS OUTROS 6 GATOS. Acho que Julieta sentiu muito a morte de meu querido pai tão de repente e trágica...
    Naquele período apareceu em minha casa um cachorrrinho preto parecia poddle com schauzeer, ele veio , adotei me deu conforto, ensinou o que tinha que ensinar e foi embora seguir o caminho dele. Quantas lições aprendemos com os animais. Quanto a Julieta, ela ficará conosco até eu observar que já não consegue comer mais.
    ABRAÇOS,
    Isabela Piroli

    ResponderExcluir