sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Abcesso do dente carniceiro

Os dentes carniceiros dos cães são o 4º pré-molar superior que tem 3 raízes e o 1º molar inferior com duas raízes. Estes dentes chamam-se assim porque têm como função rasgar a carne de que os cães se alimentam.

Os abcessos nos dentes carniceiros ocorrem quando se acumula pus nas suas raízes e são mais comuns nos carniceiros superiores. Este pus forma-se devido à acumulação de bactérias junto da raiz do dente que acontece de várias maneiras:
- Fractura do dente (por roem objectos duros, traumatismos, etc)
- Doença periodontal (má higiene oral)
- Inflamação da raiz
- Bactérias na corrente sanguínea.

Como as raízes do dente carniceiro superior vão até à zona do olho por vezes a acumulação inicial de pus evolui e origina um inchaço na pálpebra inferior do olho do lado afectado. Este inchaço pode por vezes ver-se no interior da boca na gengiva por cima do dente afectado. Quando este inchaço é muito grande pode formar-se uma fístula (abertura) por baixo do olho por onde o pus vai drenar.

O abcesso do carniceiro causa muita dor e desconforto aos animais apesar de muitos deles não a demonstrarem claramente. Os sinais mais comuns são:
- Inchaço na zona inferior do olho ou na gengiva
- Fístula na zona inferior do olho
- Escurecimento do dente
- Salivação
- Coçar o focinho
- Dificuldade em mastigar

Nestes casos os animais devem ser observados pelo médico veterinário podendo ser necessária uma radiografia para confirmar o diagnóstico.
O tratamento passa geralmente por remover o dente para drenar o pus acumulado na raiz e antibioterapia.

7 comentários:

  1. Olá, meu nome é Rafaela e tenho um cachorro chamado Alfredo que está com um abcesso no dente do lado esquerdo devido a uma fratura. parece um tumor. ele já foi operado, extraiu dois dentes, e mesmo assim continua com a boca inchada. o veterinário acredita que ele esteja com uma bactéria, estou esperando o resultado de uma biópsia. ele está tomando um antibiótico chamado Oral Guard 150 mg. já fez raio-x e não é tumor. queria uma segunda opinião, pois amo meu cachorro, e estou desesperada...
    meu email: rafaelamonbijou@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Pode ser alguma glândula lacrimal, e massagear em sentido ao olho sempre, se não existir demonstração de dor... eu se eu fosse tu trocava de veterinário para ter outro diagnóstico

    ResponderExcluir
  3. ola meu nome é zé,tenho um cão chamado pipolho.
    ele tem um obcesso nos dentes inferior da frente,
    ja esta bastante grande. não tenho condições de paga um veterinario para sirugia.
    tem algum remedio caseiro para mucha o obcesso.
    mandemi uma resposta rapido pois ele sofre muito e sangra quando ele comi.fortaleza-ceara

    ResponderExcluir
  4. ola meu nome é zé,tenho um cão chamado pipolho.
    ele tem um obcesso nos dentes inferior da frente,
    ja esta bastante grande. não tenho condições de paga um veterinario para sirugia.
    tem algum remedio caseiro para mucha o obcesso.
    mandemi uma resposta rapido pois ele sofre muito e sangra quando ele comi.fortaleza-ceara

    ResponderExcluir
  5. BOA TARDE! tenho uma rotweiller chamada hanna , ja a algum tempo apareceu um inchaço no fucinho e hj ja esta bem duro...o veterinario bateu raio x não e nada no osso ou dente,o aconselhamento dele foi compressa ou entao fazer cirurgia ...ela é mtuuu inquieta não ha como fazer compressa , cirurgia não tenho condição no momento ! o que me aconselha?sera q não existe remedio para isso sumir?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde meu cão tem 11 anos está c/ inchaço no dente e só posso levá-lo ao Veterinário na segunda-feira. Qual anti-inflamatório posso dar?

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde a minha cadela tem 11 anos está c/ inchaço no dente e só posso levá-lo ao Veterinário na segunda-feira. Qual anti-inflamatório posso dar?

    ResponderExcluir