terça-feira, 19 de maio de 2009

Patologia dentária em coelhos

Os coelhos são animais que possuem dentes de crescimento permanente, ou seja, que crescem durante toda a sua vida. Por causa desta característica muitas das patologias que se encontram nestes animais estão relacionadas com os dentes.
A sua dentição é composta por 28 dentes, entre molares, pré-molares e incisivos que se desgastam através da mastigação e do contacto entre os dentes superiores e inferiores. Quando o alinhamento entre dentes superiores e inferiores não se faz correctamente o desgaste não ocorre havendo um sobrecrescimento dentário. Esta má oclusão pode dever-se a deformações congénitas, deficiências alimentares (falta de cálcio ou de alimentos fibrosos), traumas, fracturas mandibulares, infecções dos dentes ou tumores afectando a boca.


Os sintomas são geralmente discretos e passam por:
- Diminuição do apetite ou alterações dos hábitos alimentares
- Diminuição da ingestão de água
- Alterações nos seus hábitos de higiene
- Feridas nas bochechas

- Maior abertura do maxilar
- Perda de peso.
Quando as alterações se dão nos incisivos pode ainda haver projecção para fora da boca ou feridas no palato.


Em casos mais graves o crescimento excessivo pode ocorrer ao nível das raízes, como consequência da falta de desgaste. Quando isto acontece pode haver:
- salivação excessiva
- inflamação na zona afectada
- abcessos nas raízes
- sintomas oculares ou nasais.



O tratamento dentário nos coelhos depende das alterações observadas, estando o sucesso do mesmo relacionado com o diagnóstico precoce. Para isso deve ser feito um exame à cavidade oral do animal periodicamente, muitas vezes recorrendo também a radiografias caso se suspeite de envolvimento das raízes dentárias.
Como prevenir é o melhor remédio os animais devem ter a disposição feno, cubos de alfafa, pedras de minerais, madeiras não tratadas para roer e outro tipo de brinquedos próprios para o desgaste dos dentes. Além de os ajudar a manter os dentes saudáveis ajudam-nos a manterem-se activos.

3 comentários:

  1. Qual a solução para esse problema? O vet me indicou extração. Mas estou insegura. Ele não vai sentir falta dos dentes?

    ResponderExcluir
  2. Os dentes podem ser cortados cirurgicamente mas voltam sempre a crescer. Se o problema não for meramente de mau maneio (falta de alimentos e materiais para desgaste dos dentes) a única solução para este problema pode ser a extração dos dentes. Acreditamos que ele sentirá a falta dos dentes e diminuirá a qualidade de vida dele mas não havendo outra solução deve pensar nessa!

    ResponderExcluir
  3. esse tratamento fica muito caro ?

    ResponderExcluir