quarta-feira, 2 de julho de 2014

Hot spots em cães - feridas causadas pela comichão

Os Hot Spots, também designados de Dermatites Húmidas Agudas ou Piodermatites  Caninas Superficiais geralmente aparecem como feridas húmidas avermelhadas, bem localizadas. Quando alguma coisa irrita a pele do seu cão, ele fica com comichão, o que faz com que ele se lamba ou arranhe, contribuindo para o aparecimento de feridas avermelhadas com um aspecto muito feio, que normalmente resultam duma infecção bacteriana.

Factores de risco:
O seu animal de estimação pode ter comichão cutânea devido a alergias a alimentos ou a qualquer alérgeno ambiental e/ou pulgas. Outros factores como a sarna, a doença das glândulas perianais, a presença de carraças ou picada de mosquitos e até as temperaturas mais altas podem predispor o seu animal a iniciar o ciclo repetitivo de arranhadelas e lambeduras do local. Animais com pêlo mais denso e longo estão mais predispostos ao desenvolvimento desta condição. Em algumas situações a lambedura excessiva pode ter por base um problema comportamental.

Sinais clínicos:
Se o seu animal não parar de lamber e/ou arranhar uma zona específica do corpo, se identificar uma zona do corpo sem pêlo e com irritação da pele (pele avermelhada), não hesite em procurar o seu médico veterinário. 

Diagnóstico e tratamento:
O veterinário irá tentar determinar o que o leva o seu cão a lamber-se e/ou arranhar-se através de avaliações microscópicas, testes sanguíneos e eventualmente testes alérgicos. A zona deve ser tosquiada, limpa e desinfectada. O tratamento consiste em medicações que combatam a infecção secundária e que diminuam a comichão. Poderá ainda ser necessário utilizar um colar isabelino para impedir a lambedura excessiva.

Prevenção:
Uma pele saudável é o elemento chave para prevenir estas lesões. Nesse sentido, certifique-se que o seu animal está livre de pulgas e carraças. Os cuidados da pelagem como escovagem e/ou tosquia são importantes, principalmente em animais de pêlo comprido. Em caso de dúvida, fale com o seu médico veterinário de forma a tentar-se encontrar a causa do problema antes que a comichão faça grandes estragos. 

Adaptado de: http://www.pethealthnetwork.com/dog-health/hot-spots-dogs


Nenhum comentário:

Postar um comentário