quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Carcinoma das células escamosas – tumores da pele, nariz e boca



O carcinoma das células escamosas é um tumor maligno da pele que afecta principalmente cães e gatos com pelagem branca. Nos cães é dos tumores que aparece com mais frequência na boca e nos gatos é o tumor de pele mais comum. Afecta tanto machos como fêmeas e é mais frequente em animais idosos, a partir dos 10 anos de idade. Nos cães as raças mais afectadas são Schnauzer, Basset Hound e Collie.

O principal factor que leva ao aparecimento deste tipo de tumor é a exposição ao sol (raios ultravioletas), a falta de pigmentação da pele (animais de cor branca), a falta de pelo, cicatrizes, inflamação crónica da pele e imunossupressão.

Os locais mais comuns nos gatos são o nariz, pálpebras e bordas das orelhas e nos cães podem aparecer em qualquer local da pele. As lesões iniciais podem ser semelhantes a feridas que não cicatrizam, espessas e com descamação. O tumor é muito invasivo no local onde aparece tendo um crescimento relativamente rápido e muitas vezes evolui para úlceras profundas. Não tem tendência a formar metástases (quando ocorrem são nos gânglios mais próximos). 

O diagnóstico é feito por biópsia ou punção da lesão para observar as células tumorais. O tratamento em fases iniciais pode ser feito com terapia fotodinâmica. Em fases mais avançadas deve passar pela cirurgia para retirar o tumor por completo. Se for possível retirar o tumor por completo com alguma margem é pouco provável que volte a aparecer no mesmo local. Nos casos em que já não se consegue retirar todo o tumor pode ser indicado fazer radioterapia ou quimioterapia que têm apenas efeitos paliativos. 
 
A prevenção é a melhor solução para evitar o aparecimento destes tumores. Para isso deve evitar que animais de pelo curto e branco estejam expostos ao sol (permitir a exposição apenas no início da manhã e final de tarde), usar protector solar principalmente nas orelhas e focinho e colocar película com filtros de raios UV nas janelas.