sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Piómetra

Uma piómetra é uma infecção do útero que ocorre em cadelas e gatas não esterilizadas, cerca de 1 a 2 meses após o cio. É mais comum em animais com mais de 7 anos de idade. Com a idade, os sucessivos cios, a administração de medicamentos para controlo do cio ou abortivos criam-se condições propícias no útero para o aparecimento da infecção. A acção das hormonas (progesterona) aumenta a espessura da parede do útero, pode levar à formação de quistos e diminui a capacidade de contracção das paredes permitindo a acumulação de líquido dentro do útero. Esta acumulação de líquido vai ser propícia ao crescimento das bactérias que entram da vagina durante o cio quando o cérvix está aberto permitindo a sua entrada no útero.

No caso do útero permanecer aberto durante a infecção é visível um corrimento uterino com pús e/ou sangue e com mau cheiro a sair pela vaginapiómetra aberta. Quando o útero se fecha após o cio não se observa qualquer corrimento e a infecção acumula-se dentro do útero fazendo com que as toxinas libertadas pelas bactérias entrem em circulação ou mesmo que haja ruptura da parede do útero. A piómetra fechada é por isso bastante mais grave e mais difícil de diagnosticar porque os sinais são inespecíficos.
Nas piómetras os sinais a que se deve estar atento são.
- Corrimento vaginal
- Febre
- Apatia
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Aumento da ingestão de água
- Aumento da produção de urina
- Vómitos e/ou diarreia
- Distensão abdominal

Estes sintomas vão evoluindo com o passar do tempo e caso não haja tratamento causam a morte do animal, por isso estas situações devem ser diagnosticadas e tratadas o mais rapidamente possível.
Para chegar a um diagnóstico, além dos sinais clínicos, devem ser realizadas análises de sangue para avaliar se há outros órgãos afectados e mesmo radiografias ou ecografia para ver se há aumento do volume uterino.
O tratamento recomendado para a piómetra é a esterilização (remoção cirúrgica do útero e ovários) pois é o mais seguro e fiável. Normalmente é necessário estabilizar o animal antes da cirurgia administrando-lhe soro e antibióticos.
É possível fazer tratamento médico caso as cadelas sejam usadas na reprodução mas este acarreta mais riscos para a vida do animal. É um tratamento hormonal que não faz efeito em menos de 48h o que pode ser demasiado tempo em casos de animais severamente doentes e que pode ainda causar ruptura do útero, associada a peritonite.
A prevenção desta situação pode ser feita esterilizando a cadela ou gata antes da doença estar instalada e quando o animal se encontra bem de saúde, tendo muito menos riscos cirúrgicos. Aconselhe-se com o seu médico veterinário sobre os benefícios da esterilização quer na prevenção da piómetra quer de outras doenças reprodutivas.

18 comentários:

  1. E possível minha gata q tem aproximadamente 8 meses ter piometra? Ela eh tão jovem

    ResponderExcluir
  2. Ser possível é. Mas não é provável.
    Deverá consultar o seu médico veterinário e tirar as dúvidas.

    ResponderExcluir
  3. Sim , pois a 03 dias minha gata de 07 meses teve que retirar o utero, eu já havia notado um corrimento pela casa como se fosse um xixi, só q mais oleoso e fedido, nos ultimos dias começou um corrimento grosso e de cor meio bege, levei ao vet e foi constatado, ela está operada e usando cone por causa dos pontos

    ResponderExcluir
  4. é normal ter piometra 10 dias após o cio?

    ResponderExcluir
  5. A minha gata fez esterilização há 2 anos, mas agora está apresentando os sintomas de piometra.
    O que pode ter acontecido? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  6. Sendo esterilizada não é normal que tenha piometra. Consulte o seu médico veterinário, para estabelecer um diagnóstico.

    ResponderExcluir
  7. MINHA GATA ENTROU NO CIO...E PEGOU UMA INFEÇAO UTERINA..ELA EM 3 DIAS ..FICOU BEM DEBILITADA...PEDI PRA MEU MARIDO LEVAR NO VETERINARIO..MAS NÃO ERA PARA AUTORIZAR A REMOÇAO DO UTERO AINDA..PQ ELA ESTAVA MUITO FRACA..MAS O VETERINARIO..OPEROU ELA MESMO ASSIM..E ELA VEIO A FALECER...MESMO ESTANDO COM ESSA INFEÇÃO E DEBILITADA E NORMAL..FAZER ESSE PROCEDIMENTO CIRURGICO?

    ResponderExcluir
  8. Minha gatinha Tina tem 5 anos, come ração própria para ambiente interno, está super fofa, só que ela tem um corrimento de cor acentuada, mal cheiroso. Se for piometra, tem risco de morrer se for operada? Não há tratamento que não seja cirúrgico? Por favor, aguardo uma resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. O tratamento recomendado para a piómetra é a esterilização. Se ela está bem o risco da cirurgia é pequeno.

    ResponderExcluir
  10. Minha cadela foi castrada devido a piometra, os pontos não fecharam e após 20 dias de internação, muito antibiótico e uma infecção crônica, ela volto pra casa, está magra e apática, mas ainda se alimenta e toma água, na lateral ela apresenta dois abcessos que drenam a infecção (peritonite) que ainda persiste e resiste aos antibióticos, gostaria de uma sugestão do que devo fazer.

    ResponderExcluir
  11. Minha gatinha fez cirurgia de piometra há 15 dias, mas de vez em quando sai um pouquinho de secreção na vagina. Isso é normal??? Se for por quanto tempo ainda pode sair secreção? Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Minha gata apresentou esse corrimento, eu procurei um veterinário e ele castrou. Mas ela continuou com o corrimento ( cor bege claro e fedorento). Tomou alguns antibióticos, melhorou mas não acabou o corrimento. Ela tem 1 ano e meses.

    ResponderExcluir
  13. Minha gata é gata de rua, aquando a adotei ela há tinha uns 2 ou 3 anos. ela está comigo faz 11 anos. ontem ela acordou triste sem querer comer. Então a deixei com minha mãe e fui trabalhar , quando voltei Ana hora do almoço ela continuava triste e sem comer e apresentava um corrimento. liguei para a veterinária e agendei uma consulta para o final da tarde.a veterinária passou alguns exames entre eles a ultrassonografia. pela manhã do dia seguinte a fez todos os exames e na ultrassonografia deu que ela tinha metrite+ piometra/hemometra + hepatomegalia e presença de líquido livre cavitário , foi sugerida a cirurgia com urgência, porém a minha gata estava muito apática e com hipotermia e foi colocada no soro que continha antibiótico, analgésico, antiflamatorio. Durante medicação ele teve duas paradas cardíacas e a cirurgia foi suspensa até que o quadro dela melhorasse. no momento ela está sendo medicada e apresentou uma leve melhora. só que estou com medo, porque a minha amiga perdeu uma gata do mesmo jeito, depois de dois dias que ela operou, a gatinha dela sofreu muito com o pós operatório e eu não quero que a minha gata sofra também. E eu não entendo porque a minha gata estava bem e não apresentava nenhum sintoma , nem febre e a cada seis messes ela vai ao veterinário só para fazer consulta de rotina devido a idade, ela faz sempre exame de sangue e nunca deu nada. tudo apareceu de repente.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia. Minha cadela foi operada de piometra recentemente é normal sair secreção após 12 dias da cirurgia?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia.
    Minha cadela foi operada recentemente de piómetra e eu gostaria de saber se é normal sair secreção após 12 dias de operada.

    ResponderExcluir
  16. Minha cadela foi operada de piometra hoje fazem 12 dias. Ela está tomando antibiótico e mesmo assim percebi que ainda está saindo secreção, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como está ela? A minha cadela também, está saindo uma secreção nos pontos. E já faz 12 dias de operada

      Excluir
  17. Minha cadela foi operada de piometra hoje fazem 12 dias. Ela está tomando antibiótico e mesmo assim percebi que ainda está saindo secreção, isso é normal?

    ResponderExcluir