terça-feira, 7 de abril de 2009

Leishmaniose

A Leishmaniose é uma doença que afecta principalmente os cães mas que pode igualmente ser transmitida ao homem. O agente da doença é um pequeno parasita transmitido pela picada de um mosquito flebótomo (pequeno mosquito/mosca com cerca de 2-3mm, com hábitos nocturnos e preferência por ambientes húmidos encontrados próximos de águas paradas, entre Março e Outubro). NUNCA é transmitida directamente do cão ao homem, a sua transmissão apenas é possível através da picada de um mosquito infectado.

Um cão infectado tem que ser obrigatoriamente tratado, sem isso, ele caminhará progressivamente para a morte. O tratamento é dispendioso, não é 100% eficaz, e por vezes existem recaídas.A Leishmaniose é caracterizada por vários de sintomas que podem aparecer isoladamente ou em conjunto:
- apatia do animal, menos brincalhão, triste
- perda de apetite
- emagrecimento a nível da cabeça (cabeça de velho) evoluindo depois para o resto do corpo
- crescimento exagerado das unhas
- descamação cutânea persistente (“caspa”)
- falta de pelo (principalmente à volta dos olhos, mas também noutras zonas) e feridas na pele.

O ponto-chave para prevenção da doença é o mosquito infectado. Como se torna impossível eliminar por completo o mosquito, foram desenvolvidos produtos que repelem o insecto picador e evitam assim que ele pique o cão e o contagie. Esses produtos existem em duas formas, spot-on (as chamadas pipetas de aplicação na pele) e coleira. O grau de protecção conferido não é de 100% mas é a única protecção conseguida até agora. E como diz o ditado, mais vale prevenir…A Leishmaniose é uma doença cuja prevalência tem vindo a aumentar na nossa região. Se o seu cão reside no exterior (quintal, jardim, quinta, etc), ou passa grandes períodos na rua depois do entardecer, nos períodos de Março a Outubro, protega-o!

4 comentários:

  1. Eu já tenho uma coleirinha!
    Assinado: Côco

    ResponderExcluir
  2. Lindo menino Côco...
    Vens me ver na pascoa?

    ResponderExcluir
  3. como curar esta doença

    ResponderExcluir
  4. A Leishmaniose não tem cura. Mas existe tratamento para controlar esta doença. Dirija-se ao médico veterinário para ele avaliar qual o melhor tratamento para o seu animal.

    ResponderExcluir